quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Festival Curta Canoa exibe filmes nacionais e oferece oficinas gratuitas em Aracati e Canoa Quebrada

A praia de Canoa Quebrada, localizada no litoral leste cearense, recebe a 12ª edição do Curta Canoa - Festival Latino Americano de Cinema de Canoa Quebrada. Iniciado nesta quinta-feira (07), o evento segue até o dia 12 de dezembro. A programação abrange Mostra Competitiva, mostras (adulto e infantil) e sessões especiais de interação social através da música, do teatro e da dança, além de oficinas e debate.

O festival distribui as atrações entre o Polo de Lazer de Canoa Quebrada, o Casarão da Cultura e o Cinema Bom Vizinho, esses últimos localizados na sede do município de Aracati. Toda a programação do Curta Canoa é gratuita e livre.

Ao todo, 106 curtas de 19 estados podem ser conferidos nas mostras Competitiva e Competitiva Bons Ventos. Os filmes selecionados concorrem nas categorias melhor curta-metragem de animação, ficção, documentário e "Júri Especial", que participa votando ao fim de cada sessão. Também serão premiados a melhor direção, roteiro, direção de arte, fotografia, trilha original, melhor ator e atriz.

A abertura do Curta Canoa 2017, que acontece na quinta (07) no Polo de Lazer, fica por conta da homenagem em filme ao artesão, compositor, músico e ator Jota Jota, que morreu no último dia 29 de novembro, em Canoa Quebrada. O artista potiguar famoso por seu espírito alegre escolheu o balneário cearense como casa há mais de trinta anos, e pelas ruas do vilarejo espalhou sua arte e conquistou turistas por toda a parte.

Mostras e programação especial
Outras atrações do Curta Canoa 2017 são a Mostra Bons Ventos, exibida pela segunda vez na história do festival, com uma seleção de 56 curtas cearenses durante dois dias, 07 e 08 de dezembro; além das Mostra Infantil, exibida pela primeira vez no Cinema Bom Vizinho para alunos da rede pública de ensino de Aracati; e Mostra Latino-americana, que acontece no tradicional Casarão da Cultura, na sede do município.

Cinema contra o golpe
A barbárie da ditadura militar no Brasil, que durou 21 anos (1964-1985), entra em cena na programação deste ano. Além do tema estar presente na seleção de filmes, o festival acompanhará o julgamento de anistia estadual do ex-preso político Raimundo Nonato dos Santos, acusado de subversão, que acontece em frente à Câmara Municipal de Aracati.

Oficinas e homenagens

O Polo de Lazer de Canoa Quebrada recebe a oficina de formação em cineclubismo ministrada pelo realizador audiovisual, professor e escritor Henrique Dídimo, às 8 horas, de 07 a 11 de dezembro. A capacitação é gratuita e voltada para qualquer pessoa que tenha interesse em conhecer ou aprender mais sobre a atividade e o movimento cineclubistas. No mesmo horário, mas no Casarão da Cultura (Aracati), acontece a oficina de preparação de atores para cinema e TV, com o ator cearense Geovanni Marsallis.

A organização da 12º edição vai também homenagear o cineasta Ugo Giorgetti com o Troféu Curta Canoa, no dia 09 de dezembro. Giorgetti dirigiu, entre outros filmes, Festa (1989), Sábado (1995), Boleiros (1998), O Príncipe (2002) e Cara ou Coroa (2012). O segundo homenageado da noite será o grupo Lua Cheia – Aracati das Artes. O Troféu Curta Canoa é conferido desde a 1º edição do festival.

Lançamento do pré-Carnaval
No domingo (10), a partir das 12h, a Barraca Antônio Coco, recebe o lançamento do Pré-Carnaval de Aracati. Segundo o idealizador do Curta Canoa, Adriano Lima, além de um momento de descontração, o lançamento do pré-Carnaval faz parte de uma política de resgate cultural de Canoa Quebrada.

“O carnaval de rua é uma tradição brasileira desde o século XIX, que sempre foi um espaço de manifestação política, de crítica social e hoje se tornou um cenário de resistência, seja contra a homofobia, o machismo ou o racismo. E por isso que nós abraçamos esse momento na nossa programação”, explica. Quem comanda a festa é a banda de marchinhas Barra de Aço. 

Enviar

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.