sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Icó se prepara para maratona cultural do VII Festival Icozeiro a partir do próximo dia 18

No feriado municipal dedicado à padroeira do Município, Nossa Senhora da Expectação, celebrado na próxima segunda-feira (18), o Icó transforma-se na capital da cultura e das artes integradas: tem início o VII Festival da Cultura Icoense, o Icozeiro 2017, que prossegue até o dia 30 de dezembro.

Um cortejo brincante puxado pela Banda Municipal de Música de Icó Maestro Gonçalo Farias dos Santos irá percorrer o Centro Histórico de Icó e anunciar o início de um dos maiores eventos gratuitos e independentes do interior do Ceará e que já integra o calendário da região Centro-Sul cearense.

Realizado pela Associação Filhos e Amigos de Icó (AMICÓ) desde 2011 no Centro de Arte e Cultura Prefeito Aldo Marcozzi Monteiro, no prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia, o evento espera superar a marca de 22,5 mil pessoas atingidas em 2016.

O Festival Icozeiro 2017 conta com mais de 70 atrações de teatro, dança, música, palestras e audiovisual, 13 exposições, 78 apoios e parcerias, além de espaço fixo destinado à cultura dos animes (Expoanime) e campanha de doação de sangue em parceria com o Hemoce Iguatu.

Estarão presentes no evento, além de artistas icoenses, que em sua maioria compõem o evento, Umari, Cedro, Orós, Iguatu, Fortaleza, Maracanaú, Quixeramobim, Brejo Santo, além da Paraíba.

TRANSMISSÃO AO VIVO, PLANTA ICOZEIRO E MUITAS HOMENAGENS - Novidade deste ano, o festival de artes integradas contará com a transmissão ao vivo, em uma parceria com a empresa Brisanet, e possibilitará ser assistido em qualquer lugar do mundo.

Além disso, será trazido e apresentado no evento a planta Icozeiro, que há séculos atrás fazia parte do espaço icoense e do sertão cearense, e que foi dizimada em virtude de ser tóxica ao gado que a comia, conforme estudos posteriores.

Haverá, ainda, homenagem às instituições SESC Iguatu, UFCA / IESA (Campus Icó) e Hemoce Iguatu, além dos literatos icoenses Antônio Jota e Chico Vitor.


São parceiros do sétimo Festival Icozeiro a unidade do SESC de Iguatu; a Universidade Federal do Cariri (UFCA) e Instituto de Estudos do Semiário (IESA) - Campus Icó; o Hemoce Regional de Iguatu; Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Icó e Instituto Centec; Faculdade Vale do Salgado (FVS), Prefeitura Municipal de Icó, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo; Tiana Noivas; Gráfica e Papelaria Icoense; Ótica Estrela; Super Queiroz Supermercado; Via Medicamentos; Art Fogos; Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Icó (Sindsepmi); Armazém Praíba; Omnilife - Representante Fátima Freire; Sindicato dos Empresários no Comércio e Serviço - Iguatu e região; Peixada Central; Galego da Lanchonete e as Galeguetes; GLessy Turismo; Brisanet Telecomunicações; Sucos Tomix; Icó Music; Pizzaria Paulista 2; Didely Modas e CED Advogados Associados.

Apoiam o sétimo Festival da Cultura Icoense - Icozeiro 2017 a Real Importados, Duda Center, Denise Celulares, Brasil Modas, O Boticário Icó e Lavras da Mangabeira, Max Informática, Panificadora Frei Damião, Art Pizza Delivery, Ateliê do Bolo, Galeria dos Salgados, Nossa Fruta, Mexido Bar Restaurante e Self Service, Portal Icó News, G & C Gravações, Brasil FM, Papagaio FM, Icó FM, Lima Campos FM, site Icó é Notícia, site Icó na Rede, Clínica Cândido Torres, Grupo Imagens de Teatro, Professor Cláudio Pereira, Mercantil São Jorge, Mercantil São Paulo, Icó Peças, Trocão Avant Car, Irmãos GG, Ingryd Vest, Pereira Construções, Salão Belezas Mil, Nova Visual, Mercantil Duarte, Lanchonete China e Brasil, Nig Burg's, Auto Escola Educar, Dona Fátima Confecções, Pizza Nobre, Floricultura Rosa de Saron, Cidinho Batista, Zaffra Calçados, Caio Cell, Mazinha Boutique, Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Ensino de Icó (Sindpremi), LC Informática, Xerofax, Nogueirão Construções e Acessórios em Geral, Farmácia Dona Maria, Frigorífico Serve Bem, Icó Variedades, Armazém Dona Ana, Vitória Buffet e Canal Icó em Fatos e Memórias


FESTIVAL ICOZEIRO - Desde sua primeira edição, em 2011, o Festival, realizado pela Associação Filhos e Amigos de Icó (Amicó), já somou um público estimado em cerca de 72 mil pessoas em seis edições.

O evento é realizado no Centro de Arte e Cultura Prefeito Aldo Marcozzi Monteiro (CACPAMM), localizado na antiga Casa de Câmara e Cadeia, entre os dias 18 e 30 de dezembro de 2016, a partir das 19h, gratuitamente.

Além destes, o IV Concurso Literário Icoense (CLIC) Poeta José de Oliveira Neto (charge, conto, crônica, poesia e cordel) e o Troféu Louro Verde (pessoa jurídica e escola) também integram as ações do evento, que contará novamente com os voluntários, que se inscrevem anualmente para amplificar a atuação do evento.

O Festival tem como objetivo promover a integração e a valorização de todos os segmentos da cultura e da arte e estimular a criação e divulgação artístico/cultural em nosso município e dos municípios vizinhos.


* Com informações da Assessoria de Comunicação da Associação Filhos e Amigos de Icó (AMICÓ) / VII Festival da Cultura Icoense - ICOZEIRO 2017
Enviar

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.