terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Inovação - Enel Distribuição Ceará realiza Fórum Internacional de Mobilidade Elétrica e Eficiência Energética

Há pouco mais de um ano, Fortaleza vem experimentando opções inovadoras no que diz respeito à mobilidade. Os carros elétricos passaram a ser comuns no trânsito da cidade, gerando ganhos ambientais e fornecendo novas formas de se deslocar pela metrópole. As perspectivas atuais e para os próximos anos serão discutidas durante o Fórum Internacional de Mobilidade Elétrica e Eficiência Energética, realizado pela Enel Distribuição Ceará, no próximo dia 05 de dezembro (terça-feira). O evento ocorre na sede da companhia, a partir das 09 horas, e reunirá referências nacionais do poder público, órgãos reguladores e mercado, além de pesquisadores, com destaque para Iqbal Husain (professor da NC State University, da Carolina do Norte - Estados Unidos), Emmanuel Agamioh (professor da Advanced Energy - North Carolina State University) e Fernando Ferreira (professor da Universidade de Coimbra). 

A Enel avalia o fórum como uma oportunidade única de troca de experiências e estreitamento de laços. “Reuniremos em um mesmo espaço representantes dos poderes públicos, órgãos reguladores, empresas do mercado e pesquisadores para discutir as tendências referentes à mobilidade elétrica e eficiência energética no mundo. A Enel tem, dentre os pontos de seu planejamento para os próximos anos, uma estratégia bem definida referente à mobilidade elétrica. Por isso, resolvemos tomar a iniciativa de oportunizar esse momento”, destaca José Nunes, diretor de Relações Institucionais da Enel Distribuição Ceará. 
Mobilidade elétrica 
O evento será aberto com o painel "Mobilidade Elétrica - Desafios e oportunidades para a Mobilidade Elétrica no Brasil". Dentre os temas a serem discutidos estão o sistema de car sharing, lançado no ano de 2011 em Paris, na França. Na Itália, a Enel já opera o sistema de car sharing elétrico (Car2Go) com estações de recarga rápida (22kW-AC) e gestão remota por meio do EMM (Electric Mobility Management).

Fortaleza possui o primeiro sistema de carros elétricos compartilhados do Brasil, o VAMO (Veículos Alternativos para Mobilidade). A iniciativa foi desenvolvida por meio de parceria entre a Enel Brasil, a Prefeitura de Fortaleza, Hapvida e Serttel. A operação iniciou em setembro de 2016. A Enel Brasil é responsável pela plataforma de medição e acompanhamento do processo de carga nas estações, integrado ao sistema de faturamento da distribuidora. 

Eficiência energética 
A Eficiência energética busca o uso eficiente e racional da energia elétrica em todos os setores da economia por meio de projetos que demonstrem a importância e a viabilidade econômica de ações de combate ao desperdício e de melhoria da eficiência energética de equipamentos, processos e usos finais de energia. O fórum discutirá o tema no painel "Eficiência Energética - Perspectivas para o Aumento da Eficiência Energética de Sistemas Motrizes". Na ocasião, os palestrantes abordarão experiências com motores elétricos. As discussões terão como foco a determinação da eficiência (precisão e confiabilidade), redução do consumo em sistemas acionados por motores e certificação de oficinas. 

Programação  
Painel de Mobilidade Elétrica - Desafios e oportunidades para a Mobilidade Elétrica no Brasil
09h – Abertura
Enel Distribuição Ceará

09h10 - A Experiência dos EUA em Mobilidade Elétrica: Resultados e Desafios Tecnológicos
Prof. Iqbal Husain (FREDM Systems Center - North Carolina State University)

10h - Ciência de Dados Aplicada ao Planejamento da Infraestrutura de Recarga de Veículos Elétricos
Prof. Carlos Caminha (Universidade de Fortaleza)

10h30 - VAMO Fortaleza
Secretaria de Conservação e Serviços Públicos de Fortaleza

11h - Mesa Redonda

11h30 - Encerramento

Painel Eficiência Energética - Perspectivas para o Aumento da Eficiência Energética de Sistemas Motrizes

14h - Abertura
Enel Distribuição Ceará

14h10 - Determinação da Eficiência de Motores Elétricos - Precisão e Confiabilidade
Prof. Emmanuel Agamioh (Advanced Energy - North Carolina State University)

14h40 - Redução de Consumo Energético em Sistemas Acionados por Motores Elétricos
Prof. Fernando Ferreira (Universidade de Coimbra)

15h10 - Projeto de Certificação de Oficinas de Motores Elétricos - Experiência do LAMOTRIZ/UFC
Prof. Ricardo Thé Pontes (Universidade Federal do Ceará)

16h30 - Mesa redonda

17h - Encerramento
Enviar

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.