sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

IV Corredor Cultural Benfica fecha o ano com rock, brega e várias atrações gratuitas

A iniciativa, que é apoiada pela Enel Distribuição Ceará, está em sua 4ª edição e traz finais de semana mensais de cultura, arte, lazer e uma inédita ocupação do espaço público


O Corredor Cultural do Benfica se despede de 2017, nos dias 16 e 17 de dezembro, com a certeza de ter modificado a relação do fortalezense com a cidade. Esta quarta edição reforça o propósito do evento de aproximar a população do bairro e de toda Fortaleza dos equipamentos culturais pertencentes à Universidade Federal do Ceará e às instituições parceiras do entorno. A expectativa é renovar o projeto para que volte a ser realizado em meados de 2018.

Abrindo a programação da manhã de sábado (16), estará o ônibus do projeto de extensão BrincarMóvel  Brinquedoteca Itinerante. Mais uma vez instalada nos jardins da Reitoria (Av. Da Universidade, 2853  Benfica), a estrutura recebe a criançada com parque inflável, pula-pulas, sala de vídeo, espaço para jogos de tabuleiro, contação de histórias com a Associação Carne Seca de Arte e um variado arsenal de jogos e brinquedos para diversas faixas etárias. As atividades são supervisionadas por monitores do Curso de Educação Física da UFC.

No domingo (17), o BrincarMóvel segue aberto de 8h às 12h na Reitoria, mas conta com o reforço do projeto Lazer Acadêmico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), que promoverá a prática orientada de jogos populares e esportes na Rua Paulino Nogueira, perpendicular à Avenida da Universidade. As artes teatrais e circenses terão lugar das 9h30min às 12h, também nos jardins da Reitoria. É lá que os mímicos e palhaços do projeto Palco Aberto apresentam a adultos e crianças suas performances humorísticas, brincadeiras e acrobacias.

Das 8h às 12h do domingo, a Nave Planeta Futuro, da Enel, também estará estacionada e aberta à visitação na Av. da Universidade. Em um caminhão de 26 metros de comprimento, o público adulto e infantil poderá assistir a vídeos e palestras lúdicos sobre educação ambiental.

Serviços para o cidadão
Nesta última edição, o público terá novamente à disposição um amplo leque de serviços. Na noite de sábado (16), na lateral da Concha Acústica da Reitoria da UFC, será montado um espaço de redução de danos da Rede Cuca, com distribuição de preservativos e de material informativo sobre infecções sexualmente transmissíveis (IST’s). Já no domingo (12), das 8h30min às 12h, no posto de atendimento da Ciclofaixa de Lazer, será possível aferir pressão arterial, fazer teste de glicemia e receber gratuitamente mudas de plantas. Também haverá equipes realizando emissão de Bilhete Único, cadastramento nos sistemas municipais de transporte compartilhado e solicitação de vagas especiais de estacionamento (idosos e deficientes). Os atendimentos ficarão a cargo da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos da Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Um coletor de resíduos temporário estará instalado nos jardins da Reitoria para recebimento de garrafas de vidro e de plástico PET, latinhas de alumínio e outros materiais recicláveis. A iniciativa integra o projeto Ecoenel, promovido pela empresa patrocinadora do evento, e conta com mais de 50 pontos de coleta em diversos bairros da cidade, onde a população pode fazer o descarte seguro desses itens e trocá-los por descontos na conta de energia elétrica. No Corredor Cultural Benfica, o material doado será revertido em bônus para o Recanto Sagrado Coração de Jesus, abrigo de idosos sediado no bairro.

O projeto Corredor Cultural Benfica tem patrocínio da Enel; é uma realização do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede) e da Universidade Federal do Ceará; possui apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE) e da Prefeitura Municipal de Fortaleza (por meio das secretarias de Cultura e de Conservação e Serviços Públicos, além da Coordenadoria de Juventude); é parceiro da Secretaria de Cultura Artística da UFC (Secult-Arte), do Instituto de Cultura e Arte da UFC (ICA), da Casa de José de Alencar, da Casa Amarela Eusélio Oliveira, da Rádio Universitária FM, do projeto Brincar Móvel – Brinquedoteca Itinerante, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), do projeto Palco Aberto, da Fundação Carne Seca de Arte e da Rede Cuca; e é organizado pela Maestria Comunicação e Eventos.

Serviço:
Tema: Corredor Cultural do Benfica - 4ª Edição
Data: 16 e 17 de dezembro de 2017
Local: Av. da Universidade

Horários: 8h30min às 22h (sábado) e 8h às 13h (domingo)
Enviar

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.