Pular para o conteúdo principal

Mais de 90% dos fuzis apreendidos no RJ em 2023 eram importados Mais de 200 foram fabricados nos Estados Unidos

  Mais de 90% dos fuzis apreendidos no ano passado pela Polícia Militar do Rio de Janeiro foram fabricados em outros países. O maior número de apreensões ocorreu em áreas do estado onde há disputas de território entre facções criminosas rivais. As duas constatações fazem parte de um estudo da Subsecretaria de Inteligência (SSI)da Secretaria de Estado de Polícia Militar, que analisou a apreensão de 492 fuzis em 2023. Um aspecto abordado no estudo da SSI diz respeito à marca dos fuzis apreendidos. Dos 492, 199 são da marca norte-americana Colt. Foram registrados no estudo 194 fuzis sem marca, ou seja, armas que entram no país ou no estado separadas por peças e montadas por armeiros envolvidos com as organizações criminosas. As demais armas apreendidas são de 43 marcas diversas, praticamente todas de países do Hemisfério Norte.   O estudo da SSI mostra que as apreensões se concentraram com maior intensidade nas áreas integradas de segurança pública (AISPs) da zona oeste da capital e da Ba

Novidade - Casa de Saberes Cego Aderaldo: programação de dezembro traz encontro de violeiros e mestres da cultura, vivência artística com Alexandre Sequeira e lançamento de livro de Rosemberg Cariry sobre Cego Aderaldo



A Casa de Saberes 
Cego Aderaldo, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), recentemente inaugurado em Quixadá, está com uma programação no mês de dezembro voltada à cultura popular, trazendo atividades com os mestres da cultura do Estado e um pequeno encontro de violeiros do Sertão Central, com presença de Rosemberg Cariry, que lançará o livro “Cego Aderaldo -  O Homem, o Poeta e o Mito”. Outro destaque é a vivência que será realizada durante quarto dias com o fotógrafo e artista visual paraense Alexandre Sequeira. Toda a programação é gratuita e pode ser conferida na página do Facebook da Casa de Saberes.

A Casa de Saberes Cego Aderaldo promove uma programação voltada para as linguagens artísticas e os saberes tradicionais da cultura popular. "Toda a programação da Casa de Saberes é pensada com base nos saberes tradicionais e nas linguagens artísticas. A cada ação planejada, nós relacionamos com essas duas diretrizes. Dentro dessa proposta, a gente vai formulando a programação, de acordo com a demanda, ouvindo também os artistas locais. Ano passado nos fizemos um grande encontro em Quixadá, em que recebemos algumas demandas e foi assim que construímos a programação", relata a coordenadora da Casa de Saberes, Paula Geórgia.

"O mês de novembro teve uma programação mais voltada a questões institucionais. Tivemos ações sobre o Mapa Cultural do Ceará e sobre a formulação de projetos culturais. Além disso, já tivemos ações que englobam os saberes tradicionais nas linguagens artísticas, levando um curso de teatro e de bordado tradicional para o equipamento", comenta a coordenadora. 

Já no mês de dezembro a Casa de Saberes traz uma programação voltada aos saberes tradicionais que eram relacionados ao Cego Aderaldo e aos mestres da cultura. "Logo no início do mês Tivemos uma formação na área de patrimônio, ligada a uma questão mais técnica sobre tombamento. No dia 11/12, teremos uma formação sobre gestão do patrimônio, para gestores e agentes culturais. Teremos ações também relacionadas ao cordel e ao repente, com dois cursos de formação. Haverá um pequeno encontro de violeiros, que acontecerá em três dias voltados para essa programação musical. No último dia desse encontro, 22/12, teremos a exibição do documentário e lançamento do livro de Rosemberg Cariry sobre Cego Aderaldo, seguido de bate-papo com o autor. A publicação é uma edição da Casa de Saberes. Além disso, haverá uma aula espetáculo sobre repente com o Geraldo Amâncio e a exposição sobre a vida e obra do Cego Aderaldo, com fotos e algumas poesias", destaca Paula Geórgia.

Os mestres da cultura também participam da programação que acontece de 14 a 16/12. Haverá uma oficina de xilogravura com o mestre Stênio Diniz, curso de dança tradicional com a presença do mestre Aldenir do reisado do Crato e integrantes do grupo do Coco do Iguape e mediação de Orlângelo Leal.


Vivência com Alexandre Sequeira

A Vivência Artística em Patrimônio “Toda casa tem um pouco de Museu” acontece com o fotógrafo e artista visual paraense Alexandre Sequeira, de 15 a 20 de dezembro, em Senador Pompeu. "Estamos fazendo uma série de ações relacionadas à memória dos campos de concentração da Vila dos Ingleses/ Açude Patu, em Senador Pompeu. A ideia da oficina é gerar uma vivência, em ritmo de residência artística. A ideia é fomentar nas pessoas o pertencimento do patrimônio, entendendo o que o conceito de patrimônio. Entre as buscas, queremos saber que museus são esses particulares que trazem memórias e histórias. O convivío irá gerar um trabalho fotográfico que deverá circular por outros equipamentos culturais", destaca a a coordenadora da Casa de Saberes, Paula Geórgia.

Alexandre Sequeira é formado em Arquitetura pela UFPA e professor da Faculdade de Artes Visuais da UFPA, com especialização em Semiótica e Artes Visuais. Desenvolve trabalhos em fotografia e participou de exposições no Brasil e exterior podendo-se destacar “Une Certaine Amazonie” na França; Bienal Internacional de Fotografia de Liège/ Bélgica; “Quatro Artistas Brasileiros” Engrame/ Canadá e Projeto Portfólio em São Paulo/Brasil.

Programação de Dezembro - Casa de Saberes Cego Aderaldo

04, 05 e 06 de Dezembro
Oficina - Ferramentas de documentação para o Patrimônio Edificado.

Prof. João Lucas

30h/aula

Público Alvo: até 20 alunos -  com interesse em Patrimônio Cultural

07 e 08 de Dezembro
Saberes Tradicionais - Cordel Contemporâneo

Prof. Klévisson Viana

20h/aula

Público Alvo: até 20 alunos -  interessados na arte do cordel

11 de Dezembro
Oficina / Diálogo com os gestores dos municípios - Patrimônio Cultural - Reconhecimento e Gestão

Prof. João Lucas

10h/aula

Público Alvo: até 20 alunos - gestores e agentes culturais com interesse em Patrimônio Cultural

12, 13 e 14 de Dezembro
SEMANA DOS MESTRES DA CULTURA NO SERTÃO CENTRAL

Saberes Tradicionais - Xilogravura

Prof. Stênio Diniz

20h/aula

Público Alvo: até 15 alunos -  interessados na arte da Xilogravura

Saberes Tradicionais - Danças da Cultura Popular do Ceará (Corpo e Música)

Mestre Aldenir - Reizado do Mestre Aldenir (Crato-CE)

Mestre Piauí - Boi Estrela (Quixeramobim-CE)

Mediação: Orlângelo Leal

14 de Dezembro
Finalização da atividade Danças Populares do Ceará - resultado da Oficina

Dança de São Gonçalo - Danças tradicionais populares do Ceará

Comunidade Sítio Veiga e Mestre Joaquim

Local: Casa de Saberes Cego Aderaldo

Hora: 18h


Aula Espetáculo sobre Reisado e Caretas com Oswald Barroso

Local: Casa de Saberes Cego Aderaldo

Hora: 19h

15 a 20 de Dezembro
Vivência Artística em Patrimônio - Campo de Concentração Vila dos Ingleses - Açude Patu

“Toda casa tem um pouco de Museu.”

Ação artística com o Alexandre Sequeira - PA

Local: Senador Pompeu - CE


20 a 22 de Dezembro
Pequeno Encontro de Violeiros e Repentistas do Sertão Central


22 de Dezembro
Ações de encerramento das atividades de 2017

15h - Exibição do Documentário “Cego Aderaldo - o Cantador e o Mito”, com bate papo com o autor.

18h - Lançamento do Livro “Cego Aderaldo -  O Homem, o Poeta e o Mito”, de Rosemberg Cariri.

Encerramento da Exposição sobre Vida e Obra do Cego Aderaldo
20h - Pequeno Encontro de Violeiros e Repentistas do Sertão Central 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.