domingo, 17 de dezembro de 2017

Prefeitura de Fortaleza recebe apoio federal para fortalecer assistência às crianças

 Programa Cresça com seu Filho passa por uma nova etapa com possibilidade de expansão para mais bairros da cidade

O prefeito Roberto Claudio e a primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra, irão receber, nesta quarta-feira (20), o Ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra que desembarca em Fortaleza. A vinda do ministro tem como objetivo assinar a aliança do Programa Cresça com seu Filho, liderado e executado pela primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra, com o Programa Criança Feliz, do Governo Federal. 

A vinda do ministro Osmar Terra celebra uma nova fase do programa municipal, executado que passa por uma nova etapa com a denominação Programa Cresça com seu Filho/ Criança Feliz. 

Premissa
Investir na primeira infância é garantir um futuro melhor com foco no desenvolvimento das crianças fortalezenses. Crianças bem cuidadas, serão adultos mais preparados para enfrentar os desafios que a vida impõe.

A união desses dois projetos fortalece as ações do Município voltadas para primeira infância. “O programa do Governo Federal combina esforços da Prefeitura de Fortaleza na garantia de maiores avanços na política de proteção à primeira infância. Temos verificado os bons resultados, atendendo regiões de mais baixo IDH da Capital e temos certeza de que a aliança do programa municipal Cresça com Seu Filho com o programa federal Criança Feliz representa a união de esforços para indicar uma política pública que precisa ser ampliada e fortalecida”, afirma a primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra.

O programa é intersetorial, sendo parte do Programa de Saúde da Família, acompanhado pela Secretaria Municipal da Saúde.  "O Cresça é um programa de fundamental importância para  o desenvolvimento infantil, uma vez que visa prioritariamente fortalecer os vínculos familiares com a criança em uma etapa crucial de seu desenvolvimento neurológico, que é a primeira infância. Com esta ação temos a certeza que nossas crianças terão um futuro bem mais saudável e promissor", complementa a secretária de Saúde de Fortaleza, Joana Maciel.

"A Prefeitura de Fortaleza começa à frente com o programa Cresça com seu Filho, o qual resgata a valorização da criança e da família, um verdadeiro exemplo para os demais municípios. Tenho certeza de que a aliança firmada será mais um avanço, ampliando e consolidando a priorização das políticas públicas voltadas para as crianças de nosso Município", conclui o secretário de Diretos Humanos e Desenvolvimento Social, Elpídio Nogueira.

O programa municipal visa fortalecer o vínculo e o desenvolvimento dessas crianças por meio de atividades conduzidas pelo Agente Comunitário de Saúde (ACS) junto à mãe, pai ou cuidador durante a visita domiciliar, sob a supervisão semanal do enfermeiro da Estratégia Saúde da Família, com atuação em áreas vulneráveis em 28 bairros das Regionais I, V e VI.

Até novembro de 2017, o Cresça com seu Filho já atendeu 5.574 crianças cadastradas, com um total de 32.491 visitas domiciliares semanais realizadas pelo Agente Comunitário de Saúde. É um projeto intersetorial liderado pelo Gabinete da Primeira Dama de Fortaleza executado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com as Secretarias de Diretos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), Educação (SME) e Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci).

As parcerias com instituições de ensino e pesquisa, como a UFC/  Iprede, Universidade de São Paulo (USP), com organizações governamentais e não governamentais, como o Ministério da Saúde e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), bem como de experiências nacionais exitosas, como o Programa Primeira Infância Melhor (PIM), do Rio Grande do Sul, contribuíram substancialmente para a execução do programa.

O Programa Criança Feliz do Governo Federal prioriza as crianças de 0 a 3 anos, beneficiárias do Bolsa Família, e as até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A iniciativa tem como ponto central a visita de técnicos que vão até as casas das famílias para mostrar aos pais a maneira adequada de estimular o desenvolvimento dos filhos, principalmente nos primeiros mil dias de vida. 
Enviar

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.