Pular para o conteúdo principal

Fachin vota para determinar que MP investigue mortes em operações Julgamento foi suspenso e será retomado amanhã (25)

  O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin proferiu voto nesta quarta-feira (24) para obrigar o Ministério Público a investigar mortes ocorridas em operações policiais. O entendimento do ministro está no voto proferido durante o julgamento de oito ações de inconstitucionalidade que defendem limitações ao poder constitucional do MP de realizar investigações criminais. Ao votar para confirmar o poder investigatório, Fachin reforçou que o órgão tem a função de exercer o controle da atividade policial. Dessa forma, o ministro entendeu que a abertura de investigação para apurar mortes ocorridas em operações é obrigatória sempre que houver suspeita de envolvimento de agentes de segurança pública em mortes ou ferimentos graves em consequência da utilização de armas de fogo. Em caso de descumprimento, será cabível a responsabilização funcional de membros do órgão. "A ideia é de não inibir uma atividade legitima, que é a atividade policial. Creio que isso contribui para at

Rodrigo Janot integra programação da Semana do Ministério Público 2017 em Fortaleza


O evento acontece entre os dias 13 e 15 de dezembro, na sede da Procuradoria Geral de Justiça. Na pauta de discussão, assuntos como direitos humanos, novo Processo Civil, combate às organizações criminosas e combate à corrupção. A conferência de encerramento do evento será com Rodrigo Janot, que falará sobre o papel do Ministério Público no Combate à Corrupção, tendo como presidente de mesa o procurador-geral de Justiça Plácido Rios. 

Combater a corrupção é papel de todo cidadão, que tem, no Ministério Público, um forte aliado. Celebrado em 9 de dezembro, o Dia Internacional de Combate à Corrupção lembra o tema que faz parte do dia a dia de brasileiros e instituições que atuam para pôr fim a este tipo de prática. Em março de 2014, a presença do assunto no cotidiano do país foi reforçada com a deflagração da Operação Lava Jato, maior investigação de atos de corrupção em estatais e governos já realizada pela Polícia Federal e que já se encontra em sua 47ª fase.

Reconhecendo a importância do tema, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) traz a Fortaleza o subprocurador-geral da República, Rodrigo Janot, para ministrar a conferência de encerramento da Semana do Ministério Público 2017. O jurista, que, quando foi procurador-geral da República (PGR), assumiu a Operação Lava Jato, falará sobre “O Papel do Ministério Público no Combate à Corrupção”. A palestra será realizada no dia 15 de dezembro, às 11h10, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), e terá por presidente de mesa o procurador-geral de Justiça do Ceará, Plácido Barroso Rios. 

A palestra de Rodrigo Janot integra a programação da Semana do Ministério Público 2017. Sempre com atividades em torno de temas jurídicos atuais, a Semana do Ministério Público é um evento realizado anualmente, em comemoração ao Dia Nacional do Ministério Público, celebrado em 14 de dezembro. Nos dois primeiros dias, a programação inclui ações voltadas exclusivamente para o público interno para discutir questões e procedimentos do próprio Ministério Público, bem como para ressaltar a importância e a força da instituição. No último dia, o evento é aberto ao público externo, como forma de dialogar com a sociedade civil.

Além dos promotores de Justiça que atuam nas diferentes Comarcas com atribuição para fiscalizar as administrações municipais, combatendo atos de improbidade administrativa, a atual estrutura orgânica do MPCE envolve ainda quatro órgãos de investigação: a Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (PROCAP), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), o Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal (GAESF) e o Núcleo de Investigação Criminal (NUINC). Todos eles atuam no combate à corrupção. 

Sobre Rodrigo Janot

Rodrigo Janot ingressou no Ministério Público Federal (MPF) como procurador da República em 1984. Foi procurador-chefe substituto da República no Distrito Federal entre os anos de 1984 e 1987, procurador regional da República entre maio de 1993 e outubro de 2003, quando, então, foi promovido para o cargo de subprocurador-geral da República, atuando diante do Supremo Tribunal Federal (STF). Foi secretário-geral do MPF entre 2003 e 2005. Foi procurador-geral da República (PGR) entre agosto de 2013 e setembro de 2017. No cargo, Rodrigo Janot assumiu a Operação Lava Jato.

Rodrigo Janot entregou ao Supremo, em dezembro de 2016, os acordos de delação premiada de 77 executivos da Odebrecht, que foram homologados pela presidente do STF, ministra Cármen Lúcia. A primeira denúncia da história de um presidente em exercício no cargo foi de responsabilidade do então PGR: ele denunciou Michel Temer pelo crime de corrupção passiva em junho de 2017, mas o Plenário da Câmara dos Deputados arquivou o caso. No dia 14 de setembro, seu último dia de trabalho, Rodrigo Janot apresentou a segunda e mais robusta denúncia contra o presidente Michel Temer: baseado em uma investigação da Polícia Federal que apontou que o chefe do Poder Executivo Nacional liderava um esquema de recebimento de propina do qual participariam vários ex-deputados do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), Rodrigo Janot denunciou Michel Temer dos crimes de organização criminosa e obstrução de Justiça. No dia 25 de outubro, a Câmara, pela segunda vez, impediu o prosseguimento da denúncia.


Serviço:
O quê? Semana do Ministério Público 2017
Quando? Dias 13, 14 e 15 de dezembro de 2017 
Onde? Auditório da Procuradoria Geral de Justiça (Rua Assunção, 1100 – José Bonifácio)
Confirmação de presença? Assessoria de Comunicação do MPCE, pelos telefones 3452-3769 / 3781

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.