Pular para o conteúdo principal

Empresa deve pagar R$ 20 mil para vítima de choque elétrico causado por fio caído em via pública

  Um idoso de 63 anos receberá indenização de R$ 20 mil, por danos morais, da Companhia Energética do Ceará (Enel). Ele foi vítima de choque elétrico causado por um fio que estava caído em via pública. A decisão, da 1ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), é da sessão ocorrida no dia 10 deste mês. De acordo com o processo, em junho de 2021, o idoso pilotava motocicleta em uma estrada carroçável, no Município de Itapipoca, quando sofreu o choque devido ao fio de alta-tensão que estava no chão. O caso deixou a vítima inconsciente, e a população local socorreu e levou o idoso para longe da moto, que estava em chamas. Os moradores da região relataram que a Enel teria sido informada sobre a situação, mas que nada foi feito para reparar o problema. Em decorrência do acidente, a vítima teve diversas queimaduras pelo corpo e precisou ficar hospitalizada para tratar os ferimentos. O idoso sustenta que após o ocorrido, passou a apresentar problemas neurológicos, como

Agenda cultural - Museu do Ceará: Campo de Concentração do Patu (Senador Pompeu) é tema de livro que será lançado neste sábado, 3/2


A obra intitulada "Das Santas Almas da Barragem à Caminhada da Seca" é fruto de uma pesquisa do professor do IFCE, Aterlane Martins, e foi contemplada com o X Edital Ceará de Incentivo às Artes da Secult.

O Museu do Ceará, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), recebe neste sábado (3/2), às 10h, o lançamento do livro  "Das Santas Almas da Barragem à Caminhada da Seca: Projetos de Patrimonialização da Memória no Sertão Central Cearense (1982 - 2008)", do Professor do  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Cear (IFCE), Aterlane Martins. o lançamento será precedido da exibição do documentário "Almas Santas da Barragem" e  de debate com o autor, o Prof. Dr. Antonio Gilberto Ramos e o cineasta Geraldo Cavalcanti. O livro lançado é apoiado pela Secult, através do  X Edital Ceará de Incentivo às Artes.

"Das Santas Almas da Barragem à Caminhada da Seca" surge a partir de uma investigação de Aterlane Martins sobre os processos de patrimonialização da memória de bens e práticas culturais do Campo de Concentração do Patu, construído durante a seca de 1932, em Senador Pompeu, sertão central do Ceará. Apresentada como dissertação de mestrado ao Programa de Pós-graduação em História Social da Universidade Federal do Ceará, estabelece como recorte temático e temporal o momento em que a transmutação da devoção popular à condição de romaria (1982 a 2008), intitulada Caminhada da Seca, passa a ser regida sob a lógica patrimonial.

Em sua análise e reconstituição das conjunturas sociais que  conformam os distintos projetos, Aterlane Martins lança luz sobre o silenciamento dos devotos e suas práticas populares, identificando como “um traço inerente aos processos de patrimonialização a perspectiva do esquecimento e da exclusão”. É sobre esse silenciamento e exclusão dos devotos e suas próprias práticas populares de devoção que o historiador do patrimônio tomou para si o compromisso de contar uma outra história dessa memória. 

Apoiando-se no instrumental metodológico da História Oral, a pesquisa devolve aos devotos sua condição de atores ativos, e não apenas de vítimas, como também coloca suas narrativas ao lado dos que originalmente estavam autorizados a produzir o saber sobre aquelas memórias. 



SERVIÇO:
Lançamento do livro "Das Santas Almas da Barragem à Caminhada da Seca", de Aterlane Martins
Local: Museu do Ceará (Rua São Paulo, 51 - Centro, Fortaleza)
Data: Sábado, 3/2
Horário: 10h

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.