Pular para o conteúdo principal

PF não estima prazo para identificar corpos encontrados em barco Perícia começou ontem em conjunto com Polícia Científica do Pará

  Polícia Federal (PF) disse hoje (18) que ainda não é possível estimar   prazo para a identificação   dos nove corpos em embarcação encontrada à deriva no litoral paraense,   próximo ao município de Bragança .  A perícia, para identificação das vítimas, começou ontem (17), em conjunto com a Polícia Científica do Pará. De acordo com a PF, os corpos serão temporariamente sepultados na capital paraense, Belém, até que as identidades tenham sido estabelecidas e as famílias das vítimas possam ser formalmente comunicadas. A principal hipótese é que as vítimas tenham vindo da  África  em direção às Ilhas Canárias, na Espanha, arquipélago usado como rota migratória para entrada no continente europeu. Segundo a polícia, os inícios apontam que o barco, provavelmente saiu da Mauritânia, na África e acabou pegando uma corrente marítima com destino ao Brasil. “Como a migração de pessoas dos países africanos é uma questão humanitária que conta com milhares de pessoas desaparecidas e inexistem dados

Ceará vive marco com projetos de combate à violência contra mulher

Magistrados cearenses encabeçam ações multidisciplinares de combate à violência doméstica e abuso sexual

O ano de 2017 foi certamente de destaque para o combate à violência contra a mulher. Projetos considerados inovadores foram iniciados, ganharam visibilidade e serão expandidos em 2018. Estas ações agem em diversos aspectos críticos visando a mitigação do problema:  no incentivo e facilitação à denúncia, no apoio às vítimas e acompanhamento dos agressores para sua conscientização e ressocialização.  

Em Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza, o projeto “Paz no Lar” leva, duas vezes por semana, equipes da Justiça para visitas na casa das vítimas de violência doméstica. O objetivo é verificar se a medida protetiva definidas em juízo tem sido cumprida, além de colher elementos para os processos acompanhados e aproximar o Poder Judiciário das vítimas. Duas vezes por mês, o próprio juiz da vara local vai até a casa da vítima.

Atualmente, o projeto conta com mais de 600 famílias beneficiadas. As equipes são formadas por assistente social e servidores da Justiça, Guarda Municipal, polícias Civil e Militar.“É uma cultura machista de coisificação da mulher. A mulher se sente uma propriedade do agressor. Quando entra alguma medida judicial, há uma inversão na cabeça da mulher, de vítima, ela passa a se sentir culpada por colocar o pai do filho na cadeia. Ela precisa entender que é vítima”, argumenta o juiz de Maracanaú, César Morel Alcântara.

Outra abordagem é o encaminhamento dos agressores aos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Segundo Morel, as duas maiores causas de violência doméstica são o uso excessivo de álcool e drogas.

Em Quixadá, na Região Central do Estado, um projeto considerado pioneiro, também atua com foco no acompanhamento dos agressores. Por entender a violência uma questão social, a Juíza da 2ª Vara da Justiça da Comarca de Quixadá, Ana Cláudia Gomes de Melo, passou a desenvolver uma nova dinâmica no combate à violência de gênero. Os agressores estão participando de um grupo de apoio e recebendo tratamento psicológico.

A participação nas reuniões é obrigatória, por meio de medida judicial, e atua em questões como o respeito à história do outro, expressão e manifestação das emoções, as dificuldades em razão da forma como foram educados, resgate da história de vida de cada um, questões de gênero, paternidade, cuidado com os filhos, alternativas para o controle pessoal e resolução de novos conflitos sem o uso da violência. Caso o agressor falte, ele deve participar de duas reuniões adicionais.

Na mesma cidade, ações que visam à conscientização da população em geral sobre o combate à violência doméstica, incluindo esclarecimentos sobre a Lei Maria da Penha. “Conseguimos fazer parcerias com várias agremiações da sociedade civil para trazer o maior número de mulheres possível. O objetivo foi aliar a prestação de serviços e o esclarecimento à população. Temos índices altíssimos de crimes ligados à violência doméstica na cidade de Quixadá e queremos quebrar esse ciclo”, explicou Ana Cláudia.

Aplicativo
Desde novembro do ano passado, mulheres que estão sob medida protetiva, contam com recurso de poder acionar a polícia, em caso de violência doméstica, sem precisar passar por telefonista.

Diante de situação real de perigo, ela pode pressionar o “botão do pânico” por três segundos (tempo necessário para não ser acionado por um descuido). Com isso, o pedido de socorro é enviado à Ciops. A ferramenta foi criada pelo Governo do Estado, em parceria com o Judiciário.

O projeto piloto iniciou em alguns bairros de Fortaleza, mas a previsão é ampliar o serviço para toda a capital cearense. Os dados serão sigilosos e de conhecimento apenas da Polícia. Além disso, o aplicativo avisa se não houver conexão com a central e se o GPS estiver desativado, solicitando a ativação por parte da usuária.

Abuso sexual em locais públicos
Em dezembro, o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, juntamente com o Governo Estadual, a Prefeitura de Fortaleza, a Associação Cearense de Magistrados (ACM) e entidades da sociedade civil, lançaram a Campanha Contra o Abuso Sexual de Mulheres.

A ação tem ênfase no transporte coletivo, com mensagens que alertam para a importância da denúncia e provocam o debate na sociedade. Além disso, outros nichos sociais também são abordados, como escolas, universidades, mídia e sociedade civil organizada em geral.

Dignidade Feminina
Para o presidente da Associação Cearense dos Magistrados, Ricardo Alexandre, as ações realizadas em várias frentes impulsionam o enfrentamento de crimes contra a dignidade feminina. “Punir os crimes é uma das ações indispensáveis, mas se quisermos ter um resultado que busque diminuir as ocorrências como um todo, devemos atuar em todos os setores da sociedade. É com essa visão que os magistrados estão idealizando ações e buscando parcerias na sociedade civil para reunir todos os esforços necessários”, reflete o presidente da instituição.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.