quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Estudantes de Harvard conhecem o programa municipal Cresça com seu Filho/ Criança Feliz


Visita faz parte do curso colaborativo em saúde pública promovido pela UFC em parceria com a Universidade de Harvard

Alunos de mestrado e doutorado da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, realizaram visita técnica para aprimorar seus conhecimentos no programa Cresça com seu Filho/Criança Feliz. A profª Márcia Machado, pró-reitora de Extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC), do profº Álvaro Madeiro Leite, coordenador técnico-científico do Iprede e do Departamento de Saúde Materno-Infantil da UFC, além de técnicos que atuam no programa estiveram, na manhã desta terça-feira (09/01), no Conjunto Palmeiras, um dos 28 bairros contemplados pelo projeto. A visita fez parte do curso colaborativo em saúde pública promovido pela Universidade Federal do Ceará em parceria com a Universidade de Harvard.

O programa Cresça com seu Filho/ Criança Feliz é um projeto intersetorial, liderado pelo Gabinete da Primeira-Dama de Fortaleza, executado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com as Secretarias de Diretos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), Educação (SME) e Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci). Até novembro de 2017, o Cresça com seu Filho tinha 5.574 crianças cadastradas, com um total de 32.491 visitas domiciliares semanais realizadas pelo Agente Comunitário de Saúde.

A pró-reitora de Extensão da UFC, Márcia Machado, se disse satisfeita ao apresentar o programa para os estudantes internacionais. “Tanto eu como o professor Álvaro Madeiro participamos ativamente da construção do programa Cresça com seu Filho. Fico muito feliz quando eu observo os guias de visitas sendo usados pelo Agente Comunitário de Saúde. É muito motivador para que continuemos nos dedicando e trabalhando com a temática sobre o desenvolvimento infantil”, afirmou.

Danique Dolly, estudante de doutorado em Harvard e ex-diretor de escola em Nova York, comenta as impressões que observou da visita técnica. “Esse programa é muito melhor do que eu imaginava, achava que era somente cuidado com a saúde da criança, mas o programa é mais amplo e intersetorial. Além dos cuidados com a saúde da criança, trabalha a interação da criança com sua família e o cuidador. Achei bastante interessante essa atuação do agente de saúde nas residências, é lá onde você consegue observar a realidade deles no seu domicílio”, observou.

Para Viviane Camurça, agente comunitária de saúde, “o programa Cresça com seu Filho se operacionaliza a partir da visita domiciliar do agente comunitário de saúde com a supervisão do enfermeiro. Esse estímulo que o programa propõe dos familiares dedicarem um tempo para brincar com o seu filho, a partir desse momento, a criança vai desenvolver uma melhor auto estima e ser um adulto melhor”.

Dona Lúcia, avó do Artur Pietro de 2 anos, criança acompanhada pelo programa, avalia o trabalho do agente de saúde. “Ela nos ensina bastante desde o desenvolvimento da criança como também no acompanhamento da saúde dele. Toda visita é um aprendizado novo, para ensinar os primeiros passos da criança, quero ensinar tudo isso para os meus netos”, destaca.
Enviar

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.