segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Inovação - Colégio Master oferece acervo digital de livros aos alunos

Estudantes do primeiro ao nono ano do ensino fundamental podem ter acesso a mais de 14 mil exemplares em um projeto de incentivo a leitura da escola 


O Colégio Master começa o ano de 2018 inovando ao implantar no ensino pedagógico o aplicativo “Árvore de Livros”, um acervo de livros digitais com mais de 14 mil exemplares disponíveis aos alunos. A plataforma vai fornecer obras literárias para o “Giroletras”, um projeto que estimula a leitura entre os estudantes do primeiro ano do ensino fundamental l até o nono ano do ensino fundamental ll. A novidade não vem para substituir os livros físicos, mas para criar um trabalho integrado entre o exemplar de papel e o digital. A plataforma será utilizada pelos alunos já no início do primeiro semestre deste ano letivo.

A “Árvore de Livros” é a maior plataforma de leitura do Brasil, disponível em aplicativo para tablets e smarthphones, além da versão web. No projeto inicial, toda semana os alunos escolhem um livro para levar para casa e praticar a leitura. A ideia pedagógica do colégio é ampliar as opções de leitura para os alunos indo além da biblioteca física. A intenção também é de inovar e atrair os estudantes a ter um hábito de leitura mais intimista e cada vez mais precoce.

Segundo a professora Ilana Mary, que atua há 12 anos no projeto "Giroletras", é preciso se adequar às inovações da tecnologia. "As crianças vivem hoje na era digital. Nós, como professores, não podemos deixar essa lacuna. Com a plataforma, poderemos alavancar o sistema de educação utilizado nos dias atuais" .

Para acessar a plataforma, alunos e professores precisam criar um usuário, sendo diferentes os acessos para ambos. Para os estudantes, é exibido um acervo de obras independentes e recomendadas pelos professores, de acordo com a série e faixa etária. Além disso, é possível responder questionários e atividades sobre os livros lidos. Para os educadores, o aplicativo permite indicar obras aos alunos, fazer o acompanhamento, o tempo e a média de leitura efetiva e criar questionários. Esse controle pode ser feito individualmente, por turma e, até mesmo, por toda a escola.

Além disso, buscando incentivar e contribuir para a melhoria da educação pública no Brasil, o Colégio Master também vai fornecer gratuitamente o aplicativo para a escola EEEP Jaime Alencar de Oliveira, localizada no Bairro Luciano Cavalcante, em Fortaleza. Segundo a regente de multimeios da instituição, Ana Angélica Melo, esse intercâmbio é muito importante: “No treinamento fornecido pela equipe do aplicativo a gente pôde perceber o quando essa plataforma vai nos ajudar no ampliamento do mundo da leitura para nossos alunos”, afirma a responsável pela biblioteca da Jaime Alencar. 

A Escola Jaime Alencar apresenta dois laboratórios, com mais de 20 computadores, onde o aplicativo deve ser usado.  A EEEP ainda apresenta 19 tablets à disposição dos alunos: “ Vários alunos têm acesso a smartphones, mas eles também vão poder usufruir plenamente do aplicativo graças a estrutura do colégio”, explica Ana.

Colégio Master

Motivados pelo amor ao trabalho e pela vontade de realizar sonhos, os professores Nazareno e Herbenni Oliveira fundaram o Colégio Master no ano 2000, com sede na Avenida Bezerra de Menezes. Cinco anos mais tarde, movidos pela paixão por educar, os professores criaram o Colégio Master Sul. Em 2014 foi a vez de alçar voos ainda mais longos, a primeira instituição de ensino fora do Ceará foi inaugurada: o Colégio Master Natal.

Enviar

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.