terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Carnaval - Fortaleza terá festival de jazz durante o Carnaval. I Cocoricó Jazz Festival acontece de sábado a segunda, no Cantinho do Frango

Os moradores que permanecerem em Fortaleza e os turistas que chegarem à capital cearense para o Carnaval contarão neste ano com uma programação especial de jazz, sem precisar sair da cidade. O I Cocoricó Jazz Festival acontece no Cantinho do Frango (Rua Torres Câmara, 71, Aldeota), reunindo grandes músicos do Ceará para dois shows diários, sábado, domingo e segunda de Carnaval (10 a 12 de fevereiro), sempre às 17h e às 19h
Entre as atrações estão os renomados cantores Nayra Costa e Lúcio Ricardo e quintetos de jazz arregimentados pelo aplaudido saxofonista Marcio Resende, comandando shows em tributo a grandes nomes da história do jazz, como Charlie Parker, Stan Getz, Ella Fitzgerald, Etta James, Ray Charles, e da música brasileira, como João Donato, Elis Regina, Eliane Elias, Tânia Maria, Joyce, Rosa Passos, entre outros.
O I Cocoricó Jazz Festival nasceu sob inspiração do atual momento de grande efervescência do jazz em Fortaleza, com público crescente e grande repercussão para projetos como o Jazz em Cena, que acontece dois sábados por mês no Centro Cultural Banco do Nordeste e que apoia a nova programação jazzístico-carnavalesca no Cantinho do Frango.
"A proposta é oferecer opções a mais, com shows de jazz, a quem vive em Fortaleza e não vai sair da cidade no Carnaval. Além de mostrar aos visitantes todo o talento dos músicos daqui que se dedicam ao jazz e formam hoje uma das cenas musicais mais consolidadas e respeitadas de todo o País, nesse tipo de música", destaca Caio Napoleão, proprietário do Cantinho do Frango, que recentemente inaugurou outro projeto dedicado ao estilo, o Cantinho do Jazz, com shows aos sábados, ao fim de tarde. "Essa primeira edição do festival conta com apoio da Regina, da Coca-cola, da Absolut e da Heineken, e nasce com muito entusiasmo, em um momento em que sentimos esse crescimento do interesse do público pelo jazz no Ceará", complementa.
"Para o público que fica na cidade, teremos dois shows por dia, de sábado a segunda-feira de Carnaval. Um prato cheio pra quem gosta de jazz e quer viver esses dias com muita música boa, em apresentações em que vamos recriar, com liberdade e em atmosfera informal, de diversão e comunicação com o público, a obra de grandes nomes do jazz", ressalta, por sua vez, o saxofonista Marcio Resende, diretor musical do projeto. "Música boa e muita alegria, como já fica claro a partir da própria brincadeira no nome do festival", aponta.
Programação de grandes nomes
A cada dia de Cocoricó Jazz Festival, serão dois shows, um às 17h e outro às 19h, no Cantinho do Frango. A abertura do festival acontece no sábado de Carnaval, 10/2, com os shows Tributo a Charlie Parker, às 17h, homenageando o grande mestre do be-bop e do hard-bop, com Marcio Resende (saxofone tenor), Hermano Faltz (guitarra), Rian Batista (contrabaixo) e Vitório Cavalcante (bateria). Às 19h acontece o show Divas do Jazz, com a cantora Nayra Costaprestando tributo a Ella Fitzgerald, Nina Simone, Etta James e Sarah Vaughan.
No domingo, 11/2, é a vez do Tributo a Stan Getz, às 17h, com Marcio Resende e grupo homenageando um dos mais elegantes saxofonistas da história do jazz, com grandes ligações com a música brasileira, como no auge da explosão da bossa nova nos Estados Unidos, inclusive no famoso disco "Getz/Gilberto", dividido com o mestre João e com Tom Jobim e lançado em 1964. Às 19h acontece o show Tributo a Ray Charles, com Lúcio Ricardo, um dos mais destacados intérpretes da cena cearense, premiado em inúmeros festivais em diversos estados, por sua performance cênica e vocal, absolutamente pessoal, marcante, singular.
Fechando o festival, na segunda-feira de Carnaval, 12/2, o público confere no Cantinho do Frango às 17h o show Tributo a João Donato, com uma celebração ao autor de clássicos da música brasileira com tempero de jazz latino, recriados no palco por Marcio Resende e grupo, desta vez contando com o renomado pianista Tito Freitas (que tocou com Leny Andrade e Emílio Santiago) e o baixista Pedro Façanha (radicado no Rio de Janeiro). Às 19h, encerrando o I Cocoricó Jazz Festival, Nayra Costa retorna para mostrar o show Divas Brasileiras, prestando homenagem a grandes cantoras nacionais influenciadas pelo jazz, como Elis Regina, Eliane Elias, Tânia Maria, Joyce e Rosa Passos.
A cada dia de festival os dois shows podem ser conferidos mediante pagamento de couvert artístico de R$ 25,00 por pessoa (com direito a acesso às duas apresentações de cada dia). Haverá ainda promoções, brindes e sugestões de pratos para harmonizar com produtos das marcas apoiadoras do festival, reforçando o clima de congraçamento e diversão no Carnaval jazzístico do Cantinho do Frango.
Programação completa
Cocoricó Jazz Festival - Cantinho do Frango 2018
Sábado, 10/2
17h - Tributo a Charlie Parker - Marcio Resende, Hermano Faltz, Rian Batista, Vitorio Cavalcante
19h - Nayra Costa canta as Divas do Jazz

Domingo, 11/2 
17h -Tributo a Stan Getz - Marcio Resende, Hermano Faltz, Rian Batista, Vitório Cavalcante
19h - Lúcio Ricardo - Tributo a Ray Charles

Segunda, 12/2
17h - Tributo a João Donato - Marcio Resende, Tito Freitas, Carlinhos Patriolino, Pedro Façanha, Vitório Cavalcante
19h - Nayra Costa canta as Divas Brasileiras - Eliane Elias, Tania Maria, Elis Regina, Rosa Passos, Joyce
Couvert artístico: R$ 25,00, com direito a acesso aos dois shows de cada dia de festival.
Enviar

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.