Pular para o conteúdo principal

Número de denúncias de violência contra idosos cresce em 2024 Entre os abusos, estão maus tratos e violência patrimonial

  O vídeo de uma   mulher tentando sacar um empréstimo no nome de um idoso morto   que ela trazia em uma cadeira de rodas circulou nas redes sociais e na imprensa e causou indignação até mesmo no exterior. Presa, Érika de Souza Vieira Nunes alega que estava tentando buscar o dinheiro para que o tio comprasse uma TV e reformasse a casa, mas a polícia trata o caso como tentativa de fraude porque Paulo Roberto Braga, de 68 anos, já estava morto no momento em que a sobrinha pedia para que ele assinasse.  Independentemente do desfecho do caso, as suspeitas chamam a atenção para a vulnerabilidade de idosos, e especialistas ouvidos pela  Agência Brasil  descrevem que o cenário no país é de aumento da exploração e agressão a essa população. Só nos três primeiros meses de 2024 já foram registradas 42.995 denúncias de violações contra pessoas de 60 anos de idade ou mais na Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH). Número bem maior do que os do mesmo período de 2023, com 33.546 registros, e

Abertura da Festa Anual das Árvores 2018 será dia 18 de março, às 9h, no Parque do Cocó

Com o tema “Adote uma Árvore”, evento homenageará a carnaúba

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), realiza, no período de 18 a 25 de março, a Festa Anual das Árvores (FAA) 2018, homenageando a carnaúba, árvore-símbolo do Ceará. A abertura será no Parque Estadual do Cocó, às 9h, concomitante às atividades de esporte e lazer do Projeto Viva o Parque. No momento da abertura da Campanha, serão assinados protocolos ambientais, ocorrerá a abertura da exposição do Memorial da Carnaúba e acontecerá a distribuição de mudas nativas. A FAA 2018 terá como tema “Adote uma Árvore”. O evento tem o apoio da Semace e da Cagece e ocorre simultaneamente em 110 municípios cearenses e 21 Unidades de Conservação Estaduais.

Segundo o secretário da SEMA, Artur Bruno, “o desafio é tentar recuperar a cobertura vegetal do Estado, que é de somente 57%. 109 mil mudas estão sendo plantadas em todo o Estado. Nosso objetivo é que cada cidadão faça o mesmo no seu quintal”. São 36 mil na bacia do Jaguaribe, 30 mil na bacia do rio Pacoti e outras 43 mil nos parques do Cocó e Botânico, em parceria com a C. Rolim Engenharia e Unimed Fortaleza.

Para atender a demanda crescente de mudas nativas a SEMA anunciará sua política de viveiros, com a construção de duas novas unidades, na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), em Redenção, e no Parque Adahil Barreto, obra de responsabilidade da Prefeitura de Fortaleza, com recursos do Banco Mundial, e que será repassado à gestão da SEMA. Outros nove viveiros serão revitalizados nas cidades de Tauá, Cruz, Croatá, General Sampaio, Campos Sales, Ocara, Acopiara e Jardim, em parceria com estes municípios, e outro na sede da APA de Baturité em Pacoti, com recursos próprios da Secretaria.

Será assinado um Termo de Cooperação Técnica entre a SEMA e a Universidade Federal do Ceará (UFC) com o objetivo de subsidiar a criação e regularização de uma unidade de conservação na Fazenda Raposa, em Maracanaú, bem como o funcionamento do Banco do Germoplasma no Parque Estadual Botânico e ações de educação ambiental destinadas à capacitação de viveiristas, no Estado do Ceará.

A Fazenda Raposa é uma área de 147 hectares administrada pela UFC, localizada em Maracanaú no quilômetro. A fazenda abriga uma importante coleção de palmeiras sendo que sua coleção consiste em 17 dos 24 tipos de palmeiras existentes no mundo, possuindo o maior número de espécies do gênero Copernicia da América Latina. A ação de educação ambiental é referente às oficinas para produção de sementes germinadas que vão acontecer em 7 polos carnaubeiros. Serão duas oficinas por polo. A primeira acontece no Parque Botânico.

A carnaúba, árvore símbolo do Estado do Ceará (Decreto nº 27.413/2004), foi escolhida para ser homenageada porque está ameaçada pelos desmatamentos e pela presença da planta invasora conhecida como unha-do-diabo (Cryptostegia madagascariensis). A Exposição do Memorial da Carnaúba que ocorre no Centro de Referência do Parque do Cocó, com apoio do município de Jaguaruana, tem por objetivo divulgar toda a versatilidade desta nossa vegetação nativa.

Em parceria com os municípios cearenses, ONGs, universidades, escolas, movimentos ambientalistas e entidades privadas, a FAA 2018 é uma campanha educativa tem como objetivo conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância das árvores para o equilíbrio da vida no planeta. Dentre as diversas atividades de educação ambiental, destacam-se as visitas e plantios de mudas de árvores nativas, oficinas educativas, palestras, seminários, audiências públicas, apresentações artístico-culturais, distribuição de material educativo, aulas de campo, trilhas e caminhadas ecológicas, concurso de frases, fotos e redação, exposições, blitz ecológica, apresentações audiovisuais, passeios de bicicleta e barco, dentre outras.

O encerramento da FAA 2018 será dia 25, no Parque Estadual Botânico (CE-090, Km 03), em Caucaia, a partir das 7h, com a já tradicional “Corrida pela Natureza”, em sua 3a edição.


PROGRAMAÇÃO

Abertura Oficial da Festa Anual das Árvores 2018
Data: 18 de março
Hora: 9h
Local: Parque Estadual do Cocó

Apresentação da Banda da Prefeitura Municipal de Jaguaruana
Data: 18 de março
Hora: 9h30
Local: Parque Estadual do Cocó

Exposição Memorial da Carnaúba
Data: 18 a 25 de março
Hora: 8h às 17h
Local: Parque Estadual do Cocó – Centro de Referência

1ª Oficina de Produção de Mudas de Carnaúba para Viveiristas
Data: 23 de março
Hora: 8h às 17h
Local: Parque Estadual Botânico

Prestação de contas das primeiras 10 mil mudas de árvores plantadas no Parque do Cocó, de um total de 40 mil, pela C. Rolim Engenharia
Data: 23/03/2018
Hora: 7h30


Confira aqui a programação dos municípios e unidades de conservação
Acesse: Programação UCs Festa da Árvore 2018

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.