Pular para o conteúdo principal

Dragão do Mar traz programação no feriado de São José e diversificada agenda ao longo da semana

  Nova exposição, formações gratuitas, apresentações circenses, Noite das Estrelas, espetáculo de stand-up e estreias no Cinema do Dragão são algumas das atrações. Complexo cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura mantém uma extensa e diversificada agenda ao longo da semana, com grande parte das ações culturais e formativas gratuitas ou com ingressos acessíveis. Mais sobre essas e outras atrações podem ser acompanhadas no site  www.dragaodomar.org.br . Cena Ocupa Nesta terça (19), às 19h30, no Teatro Dragão do Mar, a Cia Bravia faz sua penúltima apresentação na temporada do espetáculo “Das Que Ousaram Desobedecer” no programa Teatro da Terça, produção que aborda a luta de mulheres contra a ditadura militar nos anos 60 e 70 no Brasil. Rosa da Fonseca, Nadja Oliveira, Ruth Cavalcante, Helena Serra Azul, Rita Sipahi, Beliza Guedes, Jana Barroso são algumas dessas mulheres

Exames gratuitos de mamografia e papanicolaou são oferecidos em Pindoretama

Dentre as atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher, o Sesc, instituição que integra o Sistema Fecomércio-Ce, comemora nesta data o primeiro ano de atividades da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher.  Para celebrar, a partir das 9h, o equipamento chega ao município de Pindoretama com a realização gratuita de exames de mamografia e cipatológico (papanicolaou), além de ações como jogos educativos, distribuição de material informativo e sorteio de brindes.
A saúde sexual e reprodutiva da mulher  está na pauta das diversas atividades, dentre elas videodebate e exposição mediada. A partir de parceria firmada com a prefeitura municipal, a Unidade Móvel fica localizada no Centro Cultural de Pindoretama (Av. Capitão Correia, nº1184), com atendimentos das 8h às 17h destinados a mulheres encaminhadas pelos postos de saúde e hospitais da região.
A Unidade fica pelo menos 90 dias no local e a estimativa é de que sejam realizados 1700 mamografias, 1700 exames cipatológicos (papanicolaou) e 6500 atendimentos nas ações de educação em saúde.

Primeiro ano de Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher

Com ações de auxílio ao combate do câncer de mama e ao câncer de colo de útero, além de atividades de Educação e Saúde, em 2017 a Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher passou por três bairros de Fortaleza, com a realização de 25.250 atendimentos. A expectativa para 2018 é de levar atendimentos a três municípios do interior do Ceará, a começar por Pindoretama.
Durante o ano, a expectativa é que se realizem 5.040 mamografias, 5.040 exames citopatologicos e 20.000 pessoas sejam alcançadas pelas ações de educação em saúde em todos os municípios.
O Sesc possui a maior rede itinerante voltada à saúde da mulher no Brasil, levando conhecimento e prevenção a milhares de pessoas. Entre os diferenciais da Unidade Móvel está a facilitação do acesso da população a serviços de mamografia e citopatológico.

             
Como funciona?
 Os exames realizados pela Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher são gratuitos e, para fazê-los, é necessário ser encaminhada por alguns dos postos de saúde da região, que agenda o atendimento da mulher na Unidade Móvel. Podem fazer a mamografia mulheres assintomáticas (sem sinais e sintomas) de 50 a 69 anos, faixa etária elegível para o exame, segundo recomenda Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Já o citopatológico (Papanicolaou) é indicado para mulheres que têm ou já tiveram atividade sexual, com idade entre 25 e 64 anos.
Os exames são encaminhados para análise e laudo no Hospital de Câncer de Barretos (HCB-SP) e Instituto do Câncer do Ceará (ICC), referência nacional e regional na área. Em caso de alterações nos exames, as mulheres serão encaminhadas para instituições de saúde através do sistema de regulação do SUS, e as suspeitas de diagnóstico mais evidentes serão encaminhadas pelo município para os Centros de Alta Complexidade em Oncologia, que dará seguimento ao tratamento adequado, de forma gratuita.

Sobre a Unidade Sesc Saúde Mulher
A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher dispõe de equipamentos para realização dos exames, que são ofertados com o intuito de reforçar o sistema de saúde local, facilitando o acesso das mulheres aos serviços disponibilizados, através da parceria entre Sesc e as prefeituras municipais.
 A estrutura consiste em um caminhão dividido em consultório para realização da prevenção (exames clínico das mamas e Papanicolaou), sala de mamografia contendo mamógrafo digital, estação de trabalho e negatoscópio, banheiro e uma tenda externa com espaço para ações educativas, além de servir como recepção e sala de espera.

PROGRAMAÇÃO

8/3
9h - Aniversário da Unidade Móvel Saúde Mulher e inauguração do serviço em Pindoretama
9h às 12h - Realização de exames, visita guiada a Unidade e Móvel, orientações individuais, exposição medida sobre prevenção ao câncer de mama, prevenção ao câncer de colo de útero, saúde sexual e reprodutiva e alimentação saudável, jogos educativos e momento da beleza
10h - Palestra sobre a Saúde Integral da Mulher
14h - Reunião técnica com profissionais da Estratégia Saúde da Família


9/3
9h - Capacitação com agentes de saúde em Atenção Integral à Saúde da Mulher

14/3
 9h - Roda de conversa sobre direitos da mulher: avanços e desafios

15/3
14h - Exposição mediada sobre saúde sexual e reprodutiva

20/3
9h e 14h - Orientações sobre direitos sociais

21/3
9h- Roda de terapia comunitária integrativa

27/3
9h - Videodebate do filme "Vida de Maria" e orientação sobre planejamento familiar com docentes e alunos de escolas públicas do município

28/3
14h - Terapia de resgate da autoestima e momento da beleza

29/3
9h- Palestra: Escola livre da violência contra a mulher, para profissionais e alunos de escolas públicas do município

SERVIÇO
Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher em Pindoretama
Local: Centro Cultural de Pindoretama (Av. Capitão Correia, nº1184)
Início: 8/3
Horário de atendimento: 8h às 17h
Informações: (85) 3195.8739

*Instituição mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo.

Facebook: /sescceara Twitter: @sesc_ce Instagram: sescce

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.