Pular para o conteúdo principal

Dragão do Mar traz programação no feriado de São José e diversificada agenda ao longo da semana

  Nova exposição, formações gratuitas, apresentações circenses, Noite das Estrelas, espetáculo de stand-up e estreias no Cinema do Dragão são algumas das atrações. Complexo cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura mantém uma extensa e diversificada agenda ao longo da semana, com grande parte das ações culturais e formativas gratuitas ou com ingressos acessíveis. Mais sobre essas e outras atrações podem ser acompanhadas no site  www.dragaodomar.org.br . Cena Ocupa Nesta terça (19), às 19h30, no Teatro Dragão do Mar, a Cia Bravia faz sua penúltima apresentação na temporada do espetáculo “Das Que Ousaram Desobedecer” no programa Teatro da Terça, produção que aborda a luta de mulheres contra a ditadura militar nos anos 60 e 70 no Brasil. Rosa da Fonseca, Nadja Oliveira, Ruth Cavalcante, Helena Serra Azul, Rita Sipahi, Beliza Guedes, Jana Barroso são algumas dessas mulheres

Festa Anual das Árvores prossegue até o dia 25, quando será realizada a 3a Corrida pela Natureza, no Parque Botânico


A Festa Anual das Árvores (FAA) 2018 prossegue até o próximo domingo (25/3), quando será realizada a 3a Corrida pela Natureza, no Parque Estadual Botânico. A abertura ocorreu dia 18/3, pela manhã, no Parque Estadual do Cocó, em meio às atividades de esporte e lazer do Projeto Viva o Parque. O secretário do Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno, anunciou o plantio de 109 mil mudas nos próximos dois anos, além de uma política de construção e requalificação de 12 viveiros de mudas em várias regiões do Estado. O titular da SEMA assinou ainda Termos de Cooperação Técnica envolvendo parcerias ambientais com a Universidade Federal do Ceará (UFC), Companhia Hidroelétrica do Vale do São Francisco (CHESF) e Secretaria de Recursos Hídricos do Estado (SRH).
A FAA 2018 é uma promoção do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) e este ano está homenageando a carnaúba, árvore-símbolo do Ceará. Com o tema “Adote uma Árvore”, está acontecendo farta distribuição de mudas nativas. O evento tem o apoio da Semace e da Cagece e ocorre simultaneamente em 110 municípios cearenses e 21 Unidades de Conservação Estaduais. Estiveram presentes no evento Francisco Teixeira, titular da SRH; José Galba Barboza, da CHESF; Henry Campos, reitor da UFC; Neurisângelo Cavalcante, presidente da CAGECE; Virgínia Carvalho, titular da Semace; além dos prefeitos de Acopiara, Antônio Neto; Campos Sales, Moésio Loyola; General Sampaio. Francisco Moreira; Jardim, Aniziário Costa; Ocara, Amália Sousa; Tauá, Carlos Mota; e Ubajara, Renê Vasconcelos.

Para atender a demanda crescente de mudas nativas, a SEMA construiu dois novos viveiros, na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), em Redenção, e no Parque Adahil Barreto, obra de responsabilidade da Prefeitura de Fortaleza, com recursos do Banco Mundial, e que será repassado à gestão da SEMA. Outras nove unidades serão revitalizadas nas cidades de Tauá, Cruz, Croatá, General Sampaio, Campos Sales, Ocara, Acopiara e Jardim, em parceria com estes municípios, e outra na sede da APA de Baturité em Pacoti, com recursos próprios da Secretaria. Das 109 mil mudas, 36 mil serão plantadas na bacia do Jaguaribe, em conjunto com a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (CHESF) e Secretaria de Recursos Hídricos (SRH); 30 mil na bacia do rio Pacoti – com recursos próprios da SEMA – e outras 43 mil nos parques do Cocó e Botânico, em parceria com a C. Rolim Engenharia e Unimed Fortaleza.

Ceará é o maior exportador de cera de carnaúba do Brasil
O Termo de Cooperação Técnica (TCT) entre a SEMA e a Universidade Federal do Ceará (UFC) diz respeito à criação e regularização de uma unidade de conservação na Fazenda Raposa, em Maracanaú, bem como o funcionamento do Banco do Germoplasma no Parque Estadual Botânico e ações de educação ambiental destinadas à capacitação de viveiristas, no Estado do Ceará. O outro TCT assinado entre SEMA, CHESF e SRH é relativo à plantação das mudas no Jaguaribe. O Secretário de Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, destacou que a recomposição da mata ciliar do rio Jaguaribe ajudará a “recompor as nascentes e combater o processo de desertificação”.

A Fazenda Raposa é uma área de 147 hectares administrada pela UFC, localizada em Maracanaú no quilômetro. A fazenda abriga uma importante coleção de palmeiras sendo que sua coleção consiste em 17 dos 24 tipos de palmeiras existentes no mundo, possuindo o maior número de espécies do gênero Copernicia da América Latina. A ação de educação ambiental é referente às oficinas para produção de sementes germinadas que vão acontecer em 7 polos carnaubeiros. Serão duas oficinas por polo. A primeira acontece no Parque Botânico.

A carnaúba, árvore símbolo do Estado do Ceará (Decreto nº 27.413/2004), foi escolhida para ser homenageada porque está ameaçada pelos desmatamentos e pela presença da planta invasora conhecida como unha-do-diabo (Cryptostegia madagascariensis). A Exposição do Memorial da Carnaúba que ocorre no Centro de Referência do Parque do Cocó, com apoio do município de Jaguaruana, tem por objetivo divulgar toda a versatilidade desta nossa vegetação nativa. Presente no evento, Edgar Gadelha, do Sindcarnaúba – ligado à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) – e da Câmara Setorial da Carnaúba, informou que “o Ceará é o maior exportador de cera de carnaúba do Brasil, com faturamento de cerca de US$ 70 milhões por ano, empregando em torno de 100 mil pessoas”.

Educação ambiental
Em parceria com os municípios cearenses, ONGs, universidades, escolas, movimentos ambientalistas e entidades privadas, a FAA 2018 é uma campanha educativa tem como objetivo conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância das árvores para o equilíbrio da vida no planeta. Dentre as diversas atividades de educação ambiental, destacam-se as visitas e plantios de mudas de árvores nativas, oficinas educativas, palestras, seminários, audiências públicas, apresentações artístico-culturais, distribuição de material educativo, aulas de campo, trilhas e caminhadas ecológicas, concurso de frases, fotos e redação, exposições, blitz ecológica, apresentações audiovisuais, passeios de bicicleta e barco, dentre outras.
O encerramento da FAA 2018 será dia 25, no Parque Estadual Botânico (CE-090, Km 03), em Caucaia, a partir das 7h, com a já tradicional “Corrida pela Natureza”, em sua 3a edição. Na oportunidade, SEMA e CHESF assinarão TCT para plantação de 400 carnaúbas na área do próprio Parque.

PROGRAMAÇÃO


Exposição Memorial da Carnaúba
Data: 18 a 25 de março
Hora: 8h às 17h
Local: Parque Estadual do Cocó – Centro de Referência

1ª Oficina de Produção de Mudas de Carnaúba para Viveiristas
Data: 23 de março
Hora: 8h às 17h
Local: Parque Estadual Botânico

Prestação de contas das primeiras 10 mil mudas de árvores plantadas no Parque do Cocó, de um total de 40 mil, pela C. Rolim Engenharia
Data: 23/03/2018
Hora: 7h30

Confira aqui a programação dos municípios e unidades de conservação
Acesse: Programação UCs Festa da Árvore 2018

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.