Pular para o conteúdo principal

Em fevereiro, Ceará registra 3,9 mil novos postos de trabalho

  O Ceará manteve a geração de postos de trabalho em fevereiro e registrou o segundo mês de saldo positivo, com um crescimento de 3.897 empregos com carteira assinada. Os números são do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) e foram divulgados nesta quarta-feira (27) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Com o resultado, o Ceará se mantém como o segundo maior gerador de postos de trabalho no Nordeste, atrás da Bahia (6.249). O nível de emprego formal variou positivamente em 0,29% no Ceará e atingiu o total de 1.358.631 pessoas com carteira assinada em fevereiro de 2024. O balanço do Novo Caged é proveniente da relação entre o número de contratações com carteira assinada (48.488) e demissões (44.591). “Estamos confiantes que 2024 será um ano ainda melhor, considerando os investimentos públicos, a exemplo das iniciativas dos governos estadual e federal, e da confiança do setor privado, que tem mantido o nível de investimentos e a expansão dos seus negócios. Além

Seminário que discute aproveitamento de Águas Subterrâneas termina hoje (07)

Mesa  Redonda de Encerramento ocorre às 10:50h

Desafios da Gestão de Águas Subterrâneas. Este é tema da mesa redonda de encerramento do Seminário de Águas Subterrâneas que acontece nesta quarta (07), na sede da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), às 10:50h. Participam do debate os professores e especialistas no assunto, Ricardo Hirata (USP), Didier Gastmas (Unesp) e Mikaelton Vasconcelos (CRPM). Além deles, a professoras da UFC, Sônia Vasconcelos, e Marlúcia Santiago também compõem a mesa. O presidente da Cogerh, João Lúcio Farias, mediará o debate.

As águas subterrâneas assumiram papel fundamental no enfrentamento aos efeitos da estiagem que assolou o estado nos últimos seis anos. O Governo Camilo Santana é responsável pelo maior programa de perfuração de poços já implementado no Ceará. De 2015 pra hoje foram construídos 41% de todos os poços feitos ao longo dos 30 anos de existência da Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra).

O agravamento da seca fez com que mesmo cidades encravadas nos sertões, sobre o embasamento cristalino, onde a água subterrânea é escassa, passassem ser abastecidas a partir de poços profundos. Produtores rurais – da agropecuária irrigada e da carcinicultura - também passaram a manter seus investimentos a partir de água subterrânea.

A busca pela diversificação de fontes hídricas para a Região Metropolitana de Fortaleza encontrou um forte aliado nos estudos desenvolvidos pela Cogerh sobre o aquífero Dunas. “Esse estudo foi desenvolvido a partir de 2011, do Pecém ao Paracuru, e nos proporcionou agora, no momento de maior escassez, a segurança para explorar a água subterrânea daquela região”, comenta João Lúcio Farias, Presidente da Cogerh.

Além das Dunas do Pecém/Paracuru, a Cogerh desenvolveu estudos nos aquíferos das regiões do Cariri, Ibiapaba e Chapada do Apodi. “Além dos estudos feitos, a companhia mantém equipamentos instalados em dezenas de poços para monitorar o nível da água. Dessa forma, podemos ter garantia de uma exploração sustentável do aquífero”, comenta Farias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.