Pular para o conteúdo principal

Taxa de desemprego fica em 7,8% no trimestre encerrado em fevereiro Taxa é superior aos 7,5% registrados no trimestre anterior, diz IBGE

  A taxa de desemprego, medida pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, ficou em 7,8% no trimestre encerrado em fevereiro deste ano. A taxa é superior aos 7,5% registrados no trimestre imediatamente anterior (encerrado em novembro de 2023). Por outro lado, ficou abaixo dos 8,6% do trimestre findo em fevereiro do ano passado.  Pesquisa foi divulgada nesta quinta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A população desocupada ficou em 8,5 milhões, alta de 4,1% na comparação trimestral (ou seja, com novembro de 2023) e queda de 7,5% na comparação anual (ou seja, com fevereiro do ano passado). A população ocupada (100,25 milhões) manteve-se estatisticamente estável no trimestre, mas cresceu 2,2% no ano. Edição: Maria Claudia

Empresas terceirizadas melhoram qualidade dos serviços nos condomínios

O mercado de limpeza ocupa posição de destaque nacionalmente. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho, o setor emprega 1.545.424 trabalhadores. A maior parte deles, 643.207 pessoas (41,6%) está na Limpeza em prédios e condomínios. A Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação (Febrac) realizou seu último levantamento mais detalhado “A Força do Setor”, em 2012, com dados bastante relevantes. O faturamento da área girou em torno de R$ 32 bilhões ao ano.

No que diz respeito às empresas prestadoras de serviço, o segmento pode ser considerado bastante novo. Embora os prestadores de serviço e os fornecedores tradicionais atuem há muitos anos, até a década de 70, a maioria dos condomínios, empresas e indústrias utilizava uma equipe de limpeza própria, nem sempre treinada com as técnicas adequadas ou uso de equipamentos e produtos profissionais.

O enxugamento da folha de pagamento passou a ser uma necessidade em diversos setores. Não é diferente dos condomínios. A segmentação das atividades acaba auxiliando os síndicos a focarem no desenvolvimento de soluções que tenham mais urgência, como manutenção de áreas comuns. O setor de limpeza é fundamental e vem tendo aumento na quantidade de terceirizações.

“Muitos condomínios sofrem bastante com o problema da limpeza. Isso os leva a procurar a terceirização das atividades.  Uma das vantagens perceptíveis com a terceirização é vista pela maior organização do trabalho, executado de maneira eficiente e com mais agilidade”, destaca Edson Arouche, diretor comercial do Grupo Servnac, que atua há 30 anos no mercado.

Por meio da terceirização, os condomínios ganham outros benefícios, como a economia de tempo com contratações – que passam a ser feitas pela empresa contratada. Além disso, todo o processo de treinamento profissional fica a cargo da terceirizada. Isso traz aumento de produtividade e economia de material utilizado como ganho. “O treinamento do profissional da área de limpeza e higiene traz conhecimentos necessários para melhorar a performance na execução de sua função. Por meio dele, os profissionais estão aptos a fazer as escolhas adequadas dos materiais e saber a melhor forma de executar o serviço”, complementa Edson. 

O gerenciamento dos funcionários também melhora. Isso porque o síndico não tem de se preocupar com empregados faltosos, orientação sobre as funções a serem desempenhadas, e toda a burocracia trabalhista. Em caso de faltas, as empresas têm plantonistas e também dispõem de folguistas - assim, economiza-se com horas extras.

Além da qualidade do serviço, a economia também favorece a opção pelas empresas prestadoras de serviço. “Nos custos anuais, quando se computa 13ª, férias, gastos com uniformes, horas-extras e outras verbas, em alguns casos, pode-se gastar menos com a terceirização. Outra economia diz respeito ao poder de negociação. A empresa possui mais facilidades, na compra de fardamentos e uniformes, por comprar em quantidade. Outro exemplo de economia ocorre na negociação do vale alimentação”, explica Edson Arouche.

Entretanto, como em todos os serviços, existem as boas e más empresas. É preciso que o síndico e demais membros que administram condomínios pesquisem sobre as possíveis contratadas. Há critérios que podem ser levados em consideração, como o histórico, reputação e premiações. “Infelizmente nem todas as empresas terceirizadas cumprem todas as obrigações. Por isso, é importante uma boa pesquisa de mercado para separar o joio do trigo. Assim o síndico e seu condomínio poderão evitar dissabores. Na Servnac, cumprimos todas os nossos deveres sempre pensando no bem estar dos funcionários e cliente”, ressalta Edson Arouche.

Sobre a Servnac

Atuando desde 1987, a Servnac oferece soluções em diversas áreas, como vigilância, rastreamento, segurança pessoal, administração de condomínio, portaria, terceirização de mão-de-obra, limpeza e conservação. Atualmente lidera o mercado em vigilância no Estado do Ceará e é uma das empresas mais competitivas em todas as demais áreas.

A empresa é caracterizada pelo foco na robustez e na excelência de cada solução e trabalho realizado, com investimentos constantes em tecnologia, treinamento, seleção de pessoal, melhorias técnicas e táticas. O pensamento é voltado ao crescimento, mas nunca esquecendo da missão de garantir o melhor para cada um dos clientes.

A SERVNAC investe também em parcerias com órgãos governamentais, ou não governamentais (ONG´S) que possuam projetos e programas sociais que contribuam para o desenvolvimento das comunidades, proporcionando oportunidades, condição de vida e participação social.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.