Pular para o conteúdo principal

I Mostra Cultural Acessível acontece neste domingo, 4/12, das 17h às 20h, no Centro Dragão do Mar


Em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), através do Grupo de Trabalho de Acessibilidade, realiza no próximo domingo, 4/12, das 17h às 20h, no Espaço Rogaciano Leite Filho, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, a I Mostra Cultural Acessível.

“A ideia é divulgar e sensibilizar quanto ao público de pessoas com deficiência. Queremos ressaltar ainda que as pessoas com deficiência também têm talentos artísticos”, destaca Valéria Cordeiro, coordenadora de Artes e Diversidade Cultural da Secult.

Composto no segundo semestre de 2016, no âmbito da Secult, o GT de Acessibilidade conta com representantes da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), da Coordenadoria de Políticas Públicas para o Idoso e Pessoas com Deficiência, Central de Intérprete de LIBRAS, da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência - OAB-CE, do Instituto Cearense de Educação de Surdos - FENEIS, do Instituto Federal do Ceará - IFCE, da Casa da Esperança, do Abrigo Desembargador Olívio Câmara (ADOC), da Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC) e da Associação dos Cegos do Estado do Ceará (ACEC) e tem como objetivos fortalecer as políticas públicas de inclusão para pessoas com deficiência, propor debates e ações na área da cultura.

Música, Teatro e Humor para uma Cultura Acessível
O músico Ítalo Gutierrez e o grupo pé-de-serra Elite Musical, da Associação de Cegos do Estado do Ceará, e da banda Cadesp de alunos da Casa da Esperança, são algumas das atrações que integram a Mostra, composta ainda por duas peças de teatro sendo uma apresentada pelos alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e a outra pelo Abrigo Desembargador Olívio Câmara (Adoc). A mostra conta ainda com o show de piadas de Eliezer da Silva, da Associação dos Cegos do Estado do Ceará, trazendo o melhor da arte de fazer rir cearense.

Feito à mão: artesanato e pintura
Paralelamente às apresentações artísticas, o público poderá conferir uma exposição de produtos artesanais feitas pelo deficiente visual, Celso Florêncio, e a Exposição de Telas, pintadas por Fernanda Soares, ambos da Sociedade de Assistência aos Cegos.

Cinema Acessível
Aqui também tem um lugar especial para o Cinema Acessível, que apresenta legendagem para surdos e audiodescrição para cegos. Durante a Mostra serão exibidos os curtas-metragens “Em seu lugar”, de Curtis Hanson e “Hoje eu quero voltar sozinho,” de Daniel Ribeiro. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.

:: SERVIÇO:
I Mostra Cultural Acessível
Onde: Espaço Rogaciano Leite Filho, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Data: Domingo, 4 de dezembro
Horário: 17h às 20h
Entrada franca

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido.