Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Fortaleza realiza mutirão para entrega de carteiras de identificação para pessoas autistas A ação tem o objetivo de reduzir a fila de espera pelo documento e diminuir o tempo entre a solicitação e recebimento da carteira

  Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a Prefeitura de Fortaleza inicia, nesta terça-feira (02/04), um mutirão de entrega das Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). Durante todo o mês, serão entregues duas mil carteiras de forma descentralizada em todas as Secretarias Executivas Regionais (SERs). A ideia é zerar a fila de espera para quem já solicitou e diminuir o tempo entre as novas solicitações e o recebimento. A emissão da CIPTEA, que completa um ano neste mês, tem como objetivo inibir as barreiras atitudinais no atendimento às pessoas autistas, ou seja, atitudes ou comportamentos que impeçam ou prejudiquem a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas. Ao apresentá-la, torna-se obrigatório o acesso prioritário em todos os serviços públicos e privados, em especial, nas áreas da saúde, educação e assistência social. "Essa é uma forma de garantir um dir

CCBJ recebe exposição do projeto Galeria 3x4, coordenado pelo fotógrafo Celso Oliveira, nesta sexta, 27/1

A exposição conta com fotos feitas na cidade de Guaiúba, por 26 fotógrafos que participaram do processo formativo do projeto Galeria 3x4.
O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), recebe a exposição do projeto "Galeria 3x4". Resultado do “Curso de Fotografia Avançada”, ministrado pelos fotógrafos Celso Oliveira, Fernando Jorge e Éden Barbosa no CCBJ no início de janeiro, a mostra de mais de 80 fotos dos participantes ocupará os espaços do centro cultural. A abertura da exposição acontece nesta sexta-feira, 27/1, às 19h30.  O projeto “Galeria 3×4” é uma realização da Sociedade de Desenvolvimento e Solidariedade Humana (SODESH), selecionado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), através do Edital de Demanda Espontânea.

A imagens expostas são resultado de diálogo e aprendizado de uma semana. Durante o “Curso de Fotografia Avançada”, os participantes viajaram até uma cidade próxima da capital, Guaiúba, resgatando a essência do retrato e da cultura da cidade.

"Ao mesmo tempo que forma jovens, esse projeto da Galeria 3x4 contempla essa exposição que nos permitirá ver a diversidade da produção artística cearense. É importante também que a linguagem da fotografia circule por bairros da periferia e esteja presente no interior do Estado. Desde sempre queríamos desenvolver esse projeto no Bom Jardim e que ótimo que aconteceu. Com o projeto poderemos estender os olhares desses fotógrafos para além de Fortaleza. A exposição também é uma homenagem a Guaiúba", comenta o fotógrafo e coordenador da Galeria 3x4, Celso Oliveira.

Participam da exposição, que tem curadoria de Celso Oliveira e Éden Barbosa, os seguintes fotógrafos: Alice Verissímo, Brenna Vitória, Bruno Wesley, Clay Castelo Branco, Cristina Ferreira, Daniel Silva, Ed Castro, Eduardo Magalhães, Flauber Ferreira, Flávia Almeida, Jackson Rodrigues, Jean dos Anjos, Julia Macedo, Larissa Bezerra, Lua Alencar, Madelyne dos Santos, Morpheu Gilson, Raphael Holanda, Raquel Amapos, Rosana Vieira, Sabrina Moura, San Cruz, Sarah Daniela, Thayná Araújo e Wesley Pacífico.

A formação para fotografia

O “Curso de Fotografia Avançada” que aconteceu no Centro Cultural Bom Jardim no início de janeiro, teve grande procura. Foram 120 inscritos. Ao todo, 26 fotógrafos, dentre os selecionados por chamada pública e os integrantes do Laboratório de Comunicação do CCBJ, mostram seu olhar sobre o município de Guaiúba (CE), local que visitaram durante o curso para os registros da exposição. Durante o curso, os participantes tiveram aulas temáticas como “Histórias da Fotografia”, com Fernando Jorge; “O retrato como narrativa fotográfica”, com Éden Barbosa; e "Análise das fotografias", com Celso Oliveira e Éden Barbosa.

A fotografia de Celso Oliveira
O projeto Galeria 3x4 tem com coordenador o fotógrafo Celso Oliveira, carioca radicado em Fortaleza, que trabalhou em importantes veículos da imprensa nacional, como as revistas Veja e Visão, além dos jornais O Globo, Meio Dia, O Povo e Diário do Nordeste. Foi laborista e fotógrafo da Agência Central de Fotojornalista (primeira agência de fotografia de São Paulo). Trabalhou para agências de publicidade como Ítalo Bianch, MPM, Mark Propaganda, CBC&A, Slogan Criação Ilimitada e For4.


Em 1994, fundou a editora Foto-Arquivo Tempo D’Imagem, responsável por grandes publicações na área de fotografia, algumas de sua própria autoria, como “Mar de Luz”, “A Corte Vai Passar”, “O Olhar de Cada Um”, “Brasil Bom de Bola”, “Visões do Imaginário” e “Quem Somos Nós”. As fotos de Celso Oliveira ilustram paginas de outras publicações no Brasil e no exterior: Novas Travessias, Contemporary Brazilian Photography, de Maria Luisa Melo Carvalho (1996), CD Tempo de cidades, Nova York, EUA (1996), Verdes Lentes, de Zé do Boni, São Paulo, Brasil (1996), Ceará Terra da Luz (1996) e Brasil Sem Fronteiras.

Nos mais de trinta anos de profissão, Celso Oliveira participou de diversas exposições individuais e coletivas, ganhando reconhecimento nacional e internacional com um trabalho que revela além da paixão pela fotografia, o olhar sensível sobre o cotidiano e a cultura do Brasil.

Sobre a SODESH
Fundada em 2009, em Guaiúba, a Sociedade de Desenvolvimento e Solidariedade Humana (SODESH) vem se articulando com pessoas e instituições públicas e privadas, a fim de promover qualidade de vida, através de programas, projetos e ações de desenvolvimento humano. A instituição foi contemplada pelo edital Ponto de Cultura, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), em 2011, e vem desenvolvendo diversos projetos voltados a diversas linguagens artísticas e ao patrimônio cultural em Guaiuba e em outros municípios.

Serviço
Exposição "Galeria 3x4 - Gaiúba"
Local: Centro Cultural Bom Jardim (Rua 3 Corações, 400 - Bom Jardim)
Visitação: Até março. De terça a sábado, das 9h às 21h, e aos domingos, de 15h30 às 20h.
Entrada Franca
Informações: (85) 3497.5981

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.