Pular para o conteúdo principal

Acessibilidade: 75º Salão de Abril promove visita guiada com intérprete de Libras

  Acessibilidade: 75º Salão de Abril promove visita guiada com intérprete de Libras Mostra que reúne 38 obras de arte recebe alunos surdos da Escola Bilíngue de Fortaleza Assim como a pluralidade das obras marca da 75ª edição do Salão de Abril, o público que visita a mostra também é plural e, por isso, a acessibilidade se faz necessária. Para receber alunos surdos da Escola Bilíngue de Fortaleza,  nesta sexta-feira (26) , o evento cultural preparou uma visitação completa com intérprete em Libras. Além disso, o Salão de Abril oferece elevadores para o público com deficiência ou com mobilidade reduzida. Desde a abertura da exposição, centenas de idosos visitaram a exposição. Foi a primeira vez, por exemplo, que dona Francisca Nunes, de 79 anos, conheceu obras de arte de perto. “Estou encantada em poder conhecer arte feita por gente daqui”, vibrou a aposentada. A edição 2024 do Salão de Abril reúne obras de 38 artistas nordestinos. Ancestralidade, crítica social e afetuosidade são estampa

Aquiraz recebe homenagem de manifestações culturais e atrações locais em seu aniversário


Hoje (13), a primeira capital do Ceará completa 318 anos. O Governo Municipal, através da Secretaria de Cultura de Aquiraz,  parceria institucional com Casa Civil do Estado Ceará e apoio da CAGECE,  realizam durante todo o dia uma programação comemorativa com várias manifestações culturais e atrações locais.

Toda a programação foi desenhada a partir da demanda espontânea dos artistas e manifestações de Aquiraz, o que mostra, de acordo com o Secretário de Cultura, William Mendonça, o sentimento de pertencimento que todo cidadão do município deve carregar, tornando possível a construção da imagem-cidade como um bem todos. “Em 13 de fevereiro, no aniversário de Aquiraz, cada um de nós completa 318 anos de idade. A cidade é a aniversariante e é, também, o presente de cada cidadão, de cada cidadã”, ressalta o secretário que ainda completa falando que “sua festa comemora nossa existência, nossos sonhos, nosso passado vivido, nossos planos para o futuro. Cada música, cada dança, cada homenagem é um presente de gratidão por nossa vida. É o aniversário de todas as gentes, de todas as ruas, de todas as praças, todos os distritos, bairros, vilas e comunidades. Esse é o dia de tudo que vive aqui. Feliz Aniversário, Igreja da Matriz. Feliz idade, Mercado das Carnes. Parabéns, Iguape, Porto das Dunas, Prainha, Tapera... muitos anos de vida a todos e todas que há 318 anos amam e vivem Aquiraz”.

As comemorações começam a partir de 5h com o resgate da tradicional Alvorada, ao som da Banda Municipal de Aquiraz, acompanhada da queima de fogos, sinalizando para todos os moradores que o dia é de festa, percorrendo as ruas do Centro de Aquiraz.  E, às 8h, na Praça da Matriz, acontece o hasteamento da bandeira encerrando as atividades do período da manhã.

O Cortejo Cultural abre a tarde (16h), com toda pluralidade dos grupos artísticos da cidade como a Fanfarra Francisca Rodrigues da Silva (Batoque), Fanfarra Ernesto Gurgel (Sede), Tapera das Artes (Tapera),Tribo Jenipapo-Kanindé (Encantada), Grupo de Capoeira (Prainha), Quadrilha Junina (Japão), Instituto Sons da Vila (Tapera), Grupo de Dança  Xique-xique (Sede), Amigos do Reggae (Sede) e a parceira Cia Cordapés (Fortaleza). A concentração é no Centro Esportivo  Lamack com trajeto em direção à Praça da Matriz, onde se apresentam as atrações musicais no palco central.

A Orquestra de Frevo e Marchinhas animará o público presente até o início da cerimonial, que começa às 18h, com a presença de autoridades. Na ocasião, será lançado oficialmente o selo “ Aquiraz 318 anos – O Ceará começa aqui! ”.

Um grupo experimental sonoro que trabalha com instrumentos feitos com material reciclado, a “Luthieria Esemble”, da ONG Tapera das Artes, sobe ao palco às 18h40.

E, às 19h20, o forró pé-de-serra do acordeonista Jair Dantas e banda, promete deixar o clima mais intimista com o forró de raiz. Em seguida (20h), a cantora Eloiza Morais acompanhada de sua banda, encerra a festa de aniversário com um repertório animado já conhecido pelo público da região.


História
A vila foi criada em 13 de fevereiro de 1699, efetivamente instalada em 27 de junho de 1713. Tornou-se capital do Ceará até o ano de 1726, quando a capital foi transferida para Fortaleza. Hoje, a economia de Aquiraz gira em torno da agricultura (algodão, banana, caju, cana-de-açúcar, mandioca e feijão); pecuária (bovino, suíno e avícola); 23 indústrias e é fomentada também pelo turismo, uma importante fonte de renda, devido à presença da arquitetura barroca portuguesa, do Museu Sacro São José de Ribamar (considerado o primeiro museu sacro do Ceará e o segundo do Norte-Nordeste) e das praias do Iguape, Porto das Dunas, Prainha, Marambaia, Barro Preto e Batoque.
SERVIÇO:
PROGRAMAÇÃO ANIVERSÁRIO DE AQUIRAZ – 318 ANOS
5h
- Queima de Fogos
Local: Praça dos Correios
- Alvorada (Desfile com a Banda Municipal de Aquiraz)
Roteiro: Saída da Praça dos Correios l Av. Santos Dumont l Rua Frei Marcelino l Rua Tibúrcio Targino l Rua Virgílio Coelho  l Chegada na Praça da Matriz.

8h
- Hasteamento da Bandeira de Aquiraz
Local: Praça da Matriz

16h
- Cortejo Cultural
Roteiro: Saída do Centro Esportivo Lamarck l Rua Manuel Assunção Pires l Rua Nossa Senhora de Lourdes l Rua Tibúrcio Targino l Rua Virgílio Coelho l Chegada na Praça Matriz

16h40
- Apresentações artísticas locais
Local: Palco central (Praça da Matriz)

17h20
- Apresentação Musical (Orquestra de Frevo e Marchinhas)
Local: Palco central (Praça da Matriz)

18h
- Cerimonial
Local: Palco central (Praça da Matriz)

18h40
- Apresentação Musical (Luthieria Ensemble)
 Local: Palco central (Praça da Matriz)

19h20
- Apresentação Musical (Jair Dantas e Banda)
Local: Palco central (Praça da Matriz)

20h
- Apresentação Musical l Encerramento (Eloiza Morais e Banda)
Local: Palco central (Praça da Matriz)

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.