Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Fortaleza realiza mutirão para entrega de carteiras de identificação para pessoas autistas A ação tem o objetivo de reduzir a fila de espera pelo documento e diminuir o tempo entre a solicitação e recebimento da carteira

  Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a Prefeitura de Fortaleza inicia, nesta terça-feira (02/04), um mutirão de entrega das Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). Durante todo o mês, serão entregues duas mil carteiras de forma descentralizada em todas as Secretarias Executivas Regionais (SERs). A ideia é zerar a fila de espera para quem já solicitou e diminuir o tempo entre as novas solicitações e o recebimento. A emissão da CIPTEA, que completa um ano neste mês, tem como objetivo inibir as barreiras atitudinais no atendimento às pessoas autistas, ou seja, atitudes ou comportamentos que impeçam ou prejudiquem a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas. Ao apresentá-la, torna-se obrigatório o acesso prioritário em todos os serviços públicos e privados, em especial, nas áreas da saúde, educação e assistência social. "Essa é uma forma de garantir um dir

Exposição "Bordando a música sobre o Ceará" na Galeria BenficArte do Shopping Benfica





De 02 a 20 de fevereiro de 2017, a Galeria BenficArte (Shopping Benfica – 1º piso, av. Carapinima, 2200), apresenta a exposição “Bordando a Música Sobre o Ceará”.

A mostra objetiva revelar  à sociedade cearense o produto do Projeto “Bordando a Música sobre o Ceará”, desenvolvido durante o ano de 2016, coordenado pelas professoras Maria de Nazaré de Oliveira Fraga, Maria Dalva Santos Alves e Ana Cristina Guimarães Ferreira, com o patrocínio da ADUFC – Associação dos Docentes da Universidade Federal do Ceará.

Em exibição, o público poderá contemplar 23 músicas que cantam o Ceará, de uma forma inovadora, transportas em outra linguagem artística, o bordado à mão, o que tecnicamente pode ser considerado uma tradução intersemiótica.

Cada tela estará acompanhada de uma ficha técnica em tecido, também bordada, que informará ao visitante o nome da música que inspirou o trabalho, seu compositor e o nome da artista/bordadeira. A letra da música também estará impressa e exposta aos visitantes.

Os visitantes poderão assistir a vídeo mostrando todo o processo de produção das peças autorais em bordado, junto com a audição de músicas sobre o Ceará.

Todas as bordadeiras são professoras da UFC, aposentadas ou em atividade. São elas: Alsenir Caralho, Altair Rebouçcas, Ana Martins, AMXimenes, Célia Braga, Consuelo Landim, Cristina Cordeiro, Cristina Guimarães, Dalva Alves, Elda, Eva  Caldas,  Fátima  Azevedo,  Gutencilda  C.  Vasconcelos,  Mamélia,  M. Clarisse, Mirtes Amorim, Nazaré Fraga, Paula, Regina Magalhães, Regina Vioriano, Rilvia Santiago, Rita Barbosa, Verbena Vale, Zeneida Ribeiro.

O trabalho foi desenvolvido para propiciar aos associados da ADUFC um espaço de convivência com atividades estruturadas e potencialmente agradáveis, sem a obrigação de produzir um resultado de valor estético. No projeto, os associados participaram de oficinas de bordado e outras técnicas associadas como preparação à apreciação e releitura da música sobre o Ceará. Eles foram assessorados na releitura de trechos e/ou cenas de músicas que homenageiam o Ceará por meio da produção de peças autorais individuais sobre a temática.

A decisão de associar duas formas de expressão da arte (música e bordado) foi o que embasou tecnicamente o projeto, pois no contato com a arte a pessoa libera sentimentos e emoções, além de expandir a qualidade afetiva das relações interpessoais, havendo, ainda, a redescoberta de potenciais criativos.



Para a produção das telas foram estudados os movimentos que influenciaram a música atual sobre o Ceará como “Massafeira” e “Pessoal do Ceará”, sem descuidar de vertentes mais tradicionais e folclóricas como maracatu, forró, repente, improviso e cantoria.

Após ampla pesquisa, foram catalogadas mais de 100 músicas sobre o Ceará e usadas como fundo musical durante as oficinas de bordado.

Nos três primeiros meses foram realizados seminários a respeito da música sobre o Ceará, incluindo o estudo da obra de Alberto Nepomuceno, Humberto Teixeira,  Lauro  Maia,  Luiz  Assunção,  Patativa  do  Assaré,  entre  outros.

Na segunda etapa do projeto cada participante escolheu a música que serviu de tema para seu bordado e o produziu utilizando os pontos já aprendidos ou aperfeiçoados durante as oficinas.

Todos os bordados tiveram como suporte tecido de algodão, feitos exclusivamente com agulha, linhas e tingimento naturais, ou seja, nenhum produto industrializado entrou na confecção dos mesmos.


Serviço:
Exposição “Bordando a música sobre o Ceará”
Período: 2 a 20 de fevereiro de 2017
Local: Galeria BenficArte – 1º piso do Shopping Benfica
Visitação gratuita
Horários: segunda a sábado, das 10h às 22h e aos domingos, das 11h 30 às 21h
Mais informações: 3243-1000

Imagens: Divulgação.

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.