Pular para o conteúdo principal

Incêndio atinge prédio em construção em Recife Segundo o Corpo de Bombeiros, ainda não há informações sobre vítimas

  Um incêndio atingiu um prédio em construção no bairro da Torre, zona oeste do Recife, na noite desta quinta-feira (28). Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, ainda não há informações sobre vítimas.  Vídeos divulgados nas redes sociais mostram o incêndio de grandes proporções. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 20h05min da noite de hoje. Inicialmente, foram enviadas quatro viaturas ao local: duas de combate a incêndio,  uma plataforma e uma de comando operacional.  Por questão de segurança, a Neoenergia, concessionária de energia que atende a região, informou que desligou preventivamente a rede elétrica nas imediações do edifício. “Equipes da distribuidora permanecem na localidade auxiliando os trabalhos do Corpo de Bombeiros. O serviço na área será imediatamente restabelecido assim que houver condições segura para a população”, informou a empresa.  O prefeito do Recife, João Campos, disse que acionou o Centro de Operações do Recife (COP) para monitorar os e

Filme "Trem da Alegria", de Francis Vale, sobre o grande time de futebol dos anos 70, tem pré-estreia terça, 14/2, no Centro Cultural Banco do Nordeste

O filme "Trem da Alegria - Arte, Futebol e Ofício", mais recente produção do cineasta cearense Francis Vale, sobre o grande time de futebol dos anos 70, que partir do rio de Janeiro para correr o Brasil unindo esporte, amizade e debate político, tem pré-estreia nesta terça-feira, 14/2, às 14h, no Centro Cultural Banco do Nordeste. O filme conta com entrevistas produzidas em Fortaleza, na Bahia e no Rio de Janeiro, com grandes nomes do esporte e da música nacional, como o ex-jogador Afonsinho, o grande articulador do Trem da Alegria, que fez história como o primeiro atleta do futebol profissional brasileiro a conquistar o passe livre. Paulinho da Viola, Raimundo Fagner, Capinan, Abel Silva, Serginho Redes, além de Paulinho Boca de Cantor e Gato Félix, dos Novos Baianos, foram outros entrevistados.

A pré-estreia do filme, no Centro Cultural Banco do Nordeste, contará, após a exibição do longa-metragem de 80 minutos, com debate com Francis Vale, Afonsinho e Rodger Rogério, autor da trilha sonora do filme. A entrada é franca.

"O Trem da Alegria começou no início de 1975, num jogo na USP. Foi o primeiro jogo com um show também, uma marca do time, que sempre foi a confraternização, a festa, juntando futebol e música", aponta Francis Vale.

"Depois o time foi se profissionalizando mais, digamos assim, jogando mais pra valer, com times do Interior, veteranos... Aí tinha dinheiro na jogada. Eles iam mediante um cachê, que, deduzidas as despesas, era dividido igualmente. Todo mundo ganhava igual. Nilton Santos, Garrincha, Dida, até o Fio Maravilha... Era aquela coisa do cara que parava de jogar e queria continuar batendo uma bola", acrescenta o cineasta.

O Trem em Fortaleza

Francis Vale destaca que o Trem da Alegria veio a Fortaleza em setembro de 1975, disputando no Estádio Presidente Vargas, na Gentilândia, uma partida contra a seleção da Federação Universitária do Ceará. "Fagner participou do jogo e do show. O (violonista cearense Wilson) Cirino também veio com a caravana", indica Francis, citando que a incursão do Trem pela capital cearense contou ainda com exposição de fotografias de Lena Trindade.

"Acompanhando o Paulinho da Viola tinha o maestro Copinha, o Nicolino Cópia, já com mais de 60 anos. Acompanhando o Moraes Moreira, tinha Armandinho, Vinicius Cantuária e Arnaldo Brandão, que depois formaram o grupo Hanoi Hanoi", ressalta o diretor. "Tinha as mulheres também. Suely Costa, Amelinha e Teresinha de Jesus", pontua, sobre as musicistas que participavam do Trem.

"Nessa mesma excursão eles passaram por Natal, Recife, pela Paraíba... Em Recife foram acolhidos pelo Dom Helder Câmara, ficaram no famoso Seminário de Olinda", detalha o cineasta, destacando o papel de Afonsinho na manutenção do time, que continua em atividade até hoje, mesmo com reuniões mais esparsas.

"O Afonso é realmente um herói brasileiro. Um cara fora de série. Não tem igual. O público ficava um pouco sem entender aquela história, essa junção de coisas que o Afonso conseguiu, de misturar futebol com música e outras artes, fotografia, cinema... Eles assistiam a filmes como o 'Passe livre', um média metragem feito sobre a história do Afonsinho, a luta pelo passe, e a outros filmes, sobre o Cartola, a Rádio Nacional, o Nelson Cavaquinho...", recorda Francis Vale.

"Já a coisa mais política não era explícita, mas havia as conversas, nas sombras, como precisava ser. Eles explicam no filme como mantinham o debate político, apesar dos perigos da época", acrescenta.

O jogo continua

Francis Vale considera que o filme cumprirá um papel importante, de levar às gerações mais novas a história do Trem da Alegria e de contribuir para redimensionar o papel histórico dessa experiência de música, futebol, amizades.

"É também um registro da história do grupo, que continua se reunindo pelo menos uma vez por ano, no 1o. de maio. Agora está sendo em Paquetá. Sempre com o jogo e com músicas. No mais recente teve oito times, um torneio! Times da Mangueira, da Portela, a mistura com as escolas de samba...", enumera. "É uma coisa mais esporádica, mas mantendo o espírito do trem. A festa, a alegria, a música, a batucada. A festa continua". 

SERVIÇO:
PRÉ-ESTREIA do filme "Trem da Alegria - Arte, Futebol e Ofício", de Francis Vale, em Fortaleza.
Terça-feira, 14/2, às 14h
No Centro Cultural Banco do Nordeste (Rua Conde D´Eu, 560, Centro). Entrada franca.
Informações: 3464-3108.

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.