Pular para o conteúdo principal

Torneio de Xadrez reúne jogadores neste sábado (30) no RioMar Kennedy

    Os fãs de xadrez podem realizar as inscrições até o dia da competição e concorrer a premiações em dinheiro (Fotos: Divulgação)     Neste sábado, dia 30 de março, o RioMar Kennedy , em parceria com a Associação dos Enxadristas do Estado do Ceará , e apoio da Liga Brasileira de Xadrez , realiza um Torneio Aberto de Xadrez para o público de todas as idades. Com início da primeira rodada às 15h , a competição acontecerá na Praça de Alimentação, no Piso L3.   “Teremos jogadores fortes confraternizando com a garotada iniciante, interação muito importante e prazerosa para o jogo.  Vale lembrar que todos podem se sentir aptos a brincar e trabalhar a mente”, diz o fundador da Liga Brasileira de Xadrez,  Francisco Ari Maia Júnior .   Para participar do torneio é necessário se inscrever na Liga Brasileira de Xadrez ( https://lbx.org.br/cadastro ), sem custos, e realizar cadastro no Google Forms.  As inscrições são no valor de R$ 30 para pagamento feito até dia 28/3 e R$ 50 para inscri

Fortaleza recebe o evento Panorama de Arte e Cultura da Bulgária

Artes plásticas, música clássica, fotografia, literatura e cinema búlgaros ocupam os principais equipamentos culturais de Fortaleza entre os dias 9 e 26 de fevereiro



​​​​(Fotografia de Tadeu Bianconi | Exposição "Olhares Contemporâneos sobre a Bulgária")
Durante mais de duas semanas, os cearenses poderão conferir de perto manifestações culturais da Bulgária por meio de uma intensa programação completamente gratuita do evento “Bulgária – Panorama de Arte e Cultura. As apresentações acontecem entre os próximos dias 9 e 26 de fevereiro e vão ocupar os mais prestigiados equipamentos culturais do Estado instalados em Fortaleza, como Theatro José de Alencar, Cineteatro São Luiz e Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

A abertura oficial do evento acontecerá nesta quinta-feira, dia 09 de fevereiro, às 18:30, no Cineteatro São Luiz com a exibição do filme “O Julgamento”, dirigido por Stefan Komandarev. A entrada é franca, e os ingressos estarão disponíveis para retirada na bilheteria local a partir das 17h30min. Programação completa anexa.

A iniciativa faz parte da 2ª edição do Projeto Panoramas Internacionais de Cultura - PIC, idealizado pelo 
Instituto Cultural Zenon Barreto em parceria com a produtora Arte Pensamento, e tem como objetivo promover um rico intercâmbio cultural entre Brasil e Bulgária. A 1ª edição do PIC  aconteceu em  2016 em Sófia, capital da Bulgária, e revelou um pouco da cultura do Estado do Ceará, especialmente do cinema.
A programação desta edição reúne vários artistas búlgaros, entre eles a prestigiada pianista  Borislava Taneva, que apresenta o recital “O Piano Búlgaro”, e o multi-artista Orlin Atanasov, com experiência em pintura, escultura, graphic design, interior design, editoria de arte, cenografia de ópera  e art-show infantil para tvs búlgaras, além de artistas plásticos da região de Varna, na costa búlgara do Mar Negro.

Haverá ainda a participação de dois premiados fotógrafos brasileiros, Tadeu Bianconi e Gabriel Lordêllo, e do fotógrafo francês residente na Bulgária Pierre Etienne Jay, na mostra "Olhares contemporâneos - brasileiro e estrangeiro - sobre a Bulgária".

Além do recital e das exposições 
de gravuras, fotografias, símbolos  e colagens, com participação das curadoras Albena Bezovska e Plamena Racheva, crítica de Arte e diretora geral da Galeria Municipal de Varna – Bulgária, a programação conta com exibição de longas e curtas-metragens, incluindo filmes de animação, e encontros literários com apresentação dos livros “A Filha dos Rios” e “Onde estão as Flores” do escritor búlgaro radicado no Brasil, Ilko Minev, além da tradução de poesia búlgara de Maria da Guia Silva Lima.

Recortamos e promovemos expressões artísticas de comunidades distantes entre si, buscando ampliar o seu alcance vivo. Sem subordinação a imperativos comerciais, favoreceremos a troca de relações culturais inusitadas”, declara Nara Barreto, presidente do Instituto Cultural Zenon Barreto.

Serviços:
Evento: Projeto Panoramas Internacionais de Cultura | Bulgária – Panorama de Arte e Cultura
Período: 9 a 16 de fevereiro de 2017
Programação Completa:
Abertura Oficial: Exibiçao do filme “ O Julgamento”, dirigido por Stefan Komandarev
Local: Cineteatro São LuizData: dia 09 de fevereiro de 2017, quinta-feiraHorário: às 18:30h
Entrada Franca. Ingressos na bilheteria local a partir das 17:30
Exposições de fotografia e artes plásticas
Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura - Multigaleria
de 10 a 26 de fevereiro 2017
VERNISSAGE no dia 10/02/17 às 19h
"Café com Orlin Atanassov" (30 obras). Técnica: colagem e impressão gráfica. ORLIN ATANASSOV é um multi-artista búlgaro com experiência em pintura, escultura, graphic design, interior design, editoria de arte, cenografia de ópera e art-show infantil para TVs búlgaras.
"A Arte Gráfica Búlgara dos séculos XIX e XX"
 (40 reproduções de gravuras históricas). Curadoria: Plamena Racheva - Crítica de Arte e Diretora Geral da Galeria Municipal de Varna - Bulgária. 
"Olhares contemporâneos sobre a Bulgária"
 (36 fotos inéditas da Bulgária/ anos 2015 e 2016). Dois fotógrafos brasileiros, TADEU BIANCONI e GABRIEL LORDÊLLO, e um fotógrafo francês, PIERRE-ETIENNE JAY
"Símbolos da Tradição Búlgara, Ontem e Hoje" (tapeçarias em miniatura, representando uma seleção de 12 símbolos, seus significados e crenças). Curadoria: Albena Bezovska.

Projeções Multimídia:
"Varna Videoart 2004-6" - exibição de "Video-Arte" de artistas plásticos da região de Varna, na costa búlgara do Mar Negro.
"História e Natureza da Bulgária"(videoclips)
Expressões Tradicionais em Dança e Música (videoclips)
Importante: na ocasião da vernissage será apresentado o "Ciclo Brasileiro" de Elisaveta Bagriana, uma coletânea de dez poemas de autoria de uma das mais importantes poetisas búlgaras Elisaveta Bagriana,  relacionados ao Brasil.  Trata-se de uma tradução cuidadososamente realizada pela professora Dra. Maria da Guia Silva Lima(UFC). 
Vitrine do Cinema Búlgaro Contemporâneo
Longas, curtas-metragens e animaçõesCineteatro São Luizde 09 a 17 de fevereiroLongas
Cinco filmes longa metragem sobre a busca de sentido e de esperança por uma vida digna. Qual o caminho de salvaguarda do homem? Demonstrar caráter, não perder sua humanidade, estar no lado da moralidade contra a enganação e a violência, manter a vontade de permanecer sendo "gente", apesar das circunstâncias, amar e lembrar daqueles a quem se tem amado.
A força humana está nas escolhas que fazemos no lado da verdade e na capacidade de mudar o mundo, defendendo o humanismo a todo custo. (
Irina Kitova)
"O Julgamento""A Promotora, o Defensor, o Pai e seu Filho"“Tilt”"Mergulho em Sozopol""Sem Deus"

Curtas-metragens
O programa apresenta seis filmes de estudantes de cinema, diferentes quanto aos temas, gêneros e estilo cinematográfico. Filmes que, de uma forma bela e reflexiva, nos permitem ver diferentes mundos e nos depararmos com pessoas diferentes de nós. Filmes que revelam perspectivas de vida incomuns, sentimentos pessoais sobre a condição do mundo e emoções de cineastas jovens. Cinema com olhar próprio e posicionamento.(Irina Kitova)

Programa:“Três estágios do Eclipse" - 2014
Duração: 17’ - Classificação indicativa: 14 anos - Curta/Drama
Diretor: Todor Dimitrov
“O Filho” - 2015

Duração: 29’ - Classificação indicativa: 14 anos - Curta/Drama
Diretor: Hristo Simeonov
“Artesanato” - 2016

Duração: 5’ - Classificação indicativa: 12+ = Documentário/Curta-metragem
Diretor: Preslav Belev
“Bloqueio” – 2016 –

Duração: 20’ - Classificação indicativa: 12 anos - Curta/Drama
Diretora: Elena Toncheva
“Habitat” - 2014

Duração: 4’22’’ - Classificação indicativa: 14 anos
Diretora: Ina Georgieva"Ginka" - 2014
Duração: 13' - Classificação indicativa: 12 anos - Documentário/Curta-metragem
Diretora: Antonia Milcheva
Animação (curadoria especial Silviya Ivanova)

Conceitos originais, idéias, técnicas, estilos autorais únicos e soluções criativas atrevidas - este é o cinema de animação búlgaro. Mundo imaginário em que a fantasia e a realidade se encontram, vida e contos de fadas, sentimento e razão, piada e tristeza, idéias e sonhos. Mundo vivo, honesto, encantado, bonito e profundo como a alma do artista.(
Irina Kitova)Programa:

Choque - dir. Zlatin Radev, 8 min., Stop motion, pixilação, animação desenhada;
Filme em Lata - dir. Zlatin Radev, 18 minutos, animação stop motion;
O Craque do Ar - dir. Svilen Dimitrov (filme de graduação - Academia Nacional de Teatro e Artes Cinematográficas), 8:30 min., 2D e animação tradicional;
Pequenina - dir. Milena Simeonova (filme de estréia), 5:00 min., Animação 2D;
A Pera - dir. Petko Modev (filme de graduação - Nova Universidade Búlgara), 8 min., Animação em 2D;
O Rabugento faz reformas - dir. Radostina Neykova e Sofiya Ilieva, 8:30 min., animação de recortes costurados;
Duração total: 56 min.

Horários de exibição:
Dia 9/02 (Quinta-feira)
18h30 - O JULGAMENTO
Dia 10/02 (Sexta-feira)
13h e 15h30  - A PROMOTORA, O DEFENSOR, O PAI E SEU FILHO

Dia 11/02 (Sábado)

10h30 e 13h - Mostra de Filmes de Animação
Dia 11/02 (Sábado)
15h  - Mostra de Filmes de Curta-metragem
Dia 14/02 (Terça-feira)
16h e 18h30  - MERGULHO EM SOZOPOL
Dia 15/02 (Quarta-feira)
16h e 18h30  - TILT
Dia 16/02 (Quinta-feira)
16h e 18h30 - SEM DEUS
Dia 17/02 (Sexta-feira)
15h30  - O JULGAMENTO
No Cineteatro São Luiz
Rua Major Facundo, 500 - Centro, Fortaleza - CE, 60025-130, Brazil
Telefone: 85 3231-9461

Música e Literatura
Theatro José de Alencar
12 de fevereiro às 17h30 min
Entrada Franca

O Piano Búlgaro
Recital solo apresentado pela pianista Borislava Taneva com projeções de imagens por Orlin Atanasov. A pianista interpretará as seguintes peças:
P. VLADIGUEROV Improvisação (1899 – 1978)
J. TSENOVA Tríptico para Teclado (1948 – 2010)
Hr. YOTSOV Tocatina (1961)
B. TANEVA Sons Dispersos (1965)
D. NENOV Prelúdio & Gaita (1901 – 1953)
Alb. VRACHANSKA Cartas Escondidas (1965)
L. PIPKOV Canção & Rachenitsa (1904 – 1974)
G. MINCHEV Insônia #2 (1939 )
G. ARNAOUDOV Evocando Rameau (1957)
Al. TANEV Toccata Horo (1928 – 1996)
 
Apresentação dos livros

“A Filha dos Rios” e “Onde estão as Flores”, de Ilko Minev que  abordam alguns eventos históricos, que ocorreram na vida do escritor, cuja importância nunca havia sido bem conhecida pelo público em geral. Apresentação de Fernanda Quinderé.

Conversa com leitores
Academia Cerense de Letras
13 de fevereiro às 16h 


Ilko Minev conversará com leitores acerca de seus livros“A Filha dos Rios” e “Onde estão as Flores”, anfitrionado pela Academia Cearense de Letras, na pessoa da diretora administrativa Regina Fiúza. Participarão ativamente os escritores Dimas Macedo, Maria da Guia Silva Lima e Fernanda Quinderé. Aberto ao público interessado em contato direto com o escritor visitante.

Quer saber mais? Acesse: 
http://www.zicciz.org/

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.