Pular para o conteúdo principal

Taxa de desemprego fica em 7,8% no trimestre encerrado em fevereiro Taxa é superior aos 7,5% registrados no trimestre anterior, diz IBGE

  A taxa de desemprego, medida pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, ficou em 7,8% no trimestre encerrado em fevereiro deste ano. A taxa é superior aos 7,5% registrados no trimestre imediatamente anterior (encerrado em novembro de 2023). Por outro lado, ficou abaixo dos 8,6% do trimestre findo em fevereiro do ano passado.  Pesquisa foi divulgada nesta quinta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A população desocupada ficou em 8,5 milhões, alta de 4,1% na comparação trimestral (ou seja, com novembro de 2023) e queda de 7,5% na comparação anual (ou seja, com fevereiro do ano passado). A população ocupada (100,25 milhões) manteve-se estatisticamente estável no trimestre, mas cresceu 2,2% no ano. Edição: Maria Claudia

NESSA SEXTA: Show de lançamento do EP Fervura, da Casa Maré

Grupo lança o EP “Fervura”, com músicas que trazem a alegria típica da folia cearense, e realiza show de lançamento no próximo dia 17, no Home Less  

O clima de carnaval para além de fevereiro. Foi com essa premissa - e uma vontade imensa de celebrar a alegria e a descontração da folia cearense – que a Casa Maré acaba de lançar o EP “Fervura”. E como a própria banda faz questão de ressaltar, o novo trabalho conta com músicas inspiradas nos já tradicionais e animados blocos da cidade, em que tudo, ou quase tudo, pode acontecer.

“Além de explorar uma universalidade de ritmos, o Fervura traz no espírito a temperatura e a alegria do nosso carnaval. A banda toda acabou entrando no clima contagiante de fevereiro, e isso pode ser percebido em todas as músicas. E é com essa energia que pretendemos seguir em 2017”, afirma Bruno Biú, vocalista e compositor. 

Tanto que o lançamento oficial do “Fervura” acontecerá uma semana antes do carnaval, nessa sexta-feira, dia 17 de fevereiro, no Home Less(segundo andar do Lions)Praça dos Leões, com abertura da casa partir das 21h. Na ocasião, o público terá a chance de conferir as músicas do novo disco, além de canções do primeiro EP e outras tantas que embalam os carnavais de rua por toda a cidade. A noite terá ainda discotecagem do Tiago Porto, músico do grupo Luxo da Aldeia. O ingresso custa R$ 5.

Folia musical
A temática carnavalesca, entre danças, flertes e brincadeiras, além dos icônicos personagens e figuras que dão graça às praças, ladeiras e praias, está presente nas três faixas do EP. Fervura, faixa que dá nome ao EP, evoca o carnaval tradicional de outros tempos, mas que sempre reinará nas ruas. Um hino de paixão pelo carnaval cearense que bebe de influências musicais locais do ritmo à letra.

Cordão de Luz, segunda música, leva o ouvinte a um mergulho em águas paraenses, num carimbó animado e nostálgico, um bailar ébrio que não deixa a temperatura baixar.  Casa Amarela conta a história de uma noite em um samba de gafieira, em Florianópolis, mas que podia ser em qualquer lugar. No ritmo, a banda mostra sua facilidade de transitar por ritmos diversos, saindo do ska para o frevo, passando ainda pelo reggae.

O carnaval também é referência na capa e no encarte do EP, feitos a partir de um conjunto de telas pintadas em vários estilos pelo artista Gustavo Diógenes“Tive a ideia de me desapegar dos detalhes e tentar dar um toque lúdico aos traços, pois essa é um pouco a essência do carnaval. Comecei a pintar muitos palhaços, tentei ao máximo desapegar da técnica, o que é bem difícil, para tentar dar um clima mais infantil, solto, alegre, espontâneo”, explica Gustavo.

Produção
O disco foi gravado no Magnólia Estúdio e contou com a coprodução, mixagem e master de Klaus Sena, músico e produtor cearense residente em São Paulo, que faz parte de projetos como Saulo Duarte e a Unidade, Daniel Groove, Orquestra Raiz, Oto Gris, entre outros. “O Klaus é um brother de adolescência e nossa ideia foi contar mesmo com a parceira de um produtor/músico que tem uma história bacana dentro da música independente, que já trabalhou com artistas e grupos que a gente admira”, explica Biú.  

O EP está disponível para download gratuito no site da banda, www.casamare.com.com, e também no Deezer, Spotify e outras plataformas digitais.

“Fervura” é o segundo trabalho da Casa Maré, que atualmente é formada pelos músicos Paulo Henrique Barcellos, Eduardo Lopes, Rodrigo Ildefonso, Thales Catunda, Jordão Luz, Zylton Sena e Bruno Biú. Em 2016, o grupo lançou o EP de estreia “Sinestesia”, com cinco faixas, incluindo a produção de clipe em parceria com o diretor Henrique Nunes, que leva o mesmo nome do disco. Apenas no primeiro dia, o vídeo obteve mais de quinze mil visualizações.

“O nosso primeiro trabalho foi um processo bastante enriquecedor, de muito aprendizado, que nos deu a certeza de que estávamos realmente no caminho certo. A ideia é produzir um próximo clipe com uma das faixas do ‘Fervura’, um disco mais maduro, seguindo essa pegada de alegria do carnaval”, reforça o vocalista e compositor.

Sobre a Casa Maré
Criada no ano de 2015, a Casa Maré é uma banda autoral cearense, formada por músicos com experiência na cena musical cearense, integrando bandas como Luxo da Aldeia, Artur Menezes, Felipe Cauzaux, Kátia Freitas, Breculê, Kubaikan, Radio Ilusión, dentre outras. As músicas trazem influências de diversos, incluindo bossa nova, samba, frevo, mangue beat, música latina, reggae e ska, definindo-se como um som multiculturalista.

Após um ano de encontros e composições, o grupo lançou em março de 2016 o seu primeiro EP de composições. Nesse mesmo ano, foi uma das atrações do Maloca Dragão, também sendo selecionado no edital “Temporada de Arte Cearense Editais Culturais 2016/2017”, na categoria novo som.
FERVURA
Disponível para download: www.casamare.com.br

SERVIÇO:
Show de lançamento do EP Fervura
Dia: 17 de fevereiro
Horário: 23h, com abertura da casa às 21h
Local: Home Less (segundo andar do Lions) – Praça dos Leões: Travessa Morada Nova - Centro
Ingresso: R$ 5

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.