Pular para o conteúdo principal

Agefis apreende cerca de mil litros de lixo em operação contra descarte irregular no Vila União

  Prefeitura de Fortaleza intensifica fiscalização e apela à colaboração da comunidade contra descarte irregular de resíduos   COMPARTILHAR   Durante a operação, o veículo envolvido foi apreendido e o responsável autuado A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) flagrou mais um caso de descarte irregular de resíduos sólidos. A ação ocorreu no final da tarde de quinta-feira (18/04), no bairro Vila União, onde cerca de mil litros de lixo estavam sendo despejados em área pública quando os fiscais agiram. A operação recebeu o apoio da Inspetoria de Proteção Ambiental (IPAM) da Guarda Municipal de Fortaleza. A Prefeitura, por meio da equipe da Agefis, tem aumentado a vigilância em relação ao descarte inadequado de resíduos em toda a cidade. As equipes de fiscalização estão ativas dia e noite, realizando vistorias em locais suscetíveis a serem utilizados como pontos de descarte, além de responder às denúncias da população. Segundo os fiscais responsáveis, a maioria dos resíduos dessa f

Projetos levam alternativas de alimentação animal a produtores rurais Pesquisas são desenvolvidas em parceria com a Embrapa

 Um dos pilares das instituições de ensino superior é a Extensão, um modo de levar à comunidade externa as pesquisas e avanços desenvolvidos pelas instituições e integrá-las à sociedade. Nesse processo, a parceria entre instituições é fundamental para a difusão o conhecimento. Dois dos projetos de extensão desenvolvidos atualmente pelo campus de Crato do IFCE têm como parceiros diferentes unidades da Embrapa, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Contando também com a participação de estudantes, eles dedicam-se a pesquisar alternativas para a alimentação animal, um tema importante para que os produtores rurais possam vencer o desafio de produzir em tempos de seca.

Coordenador de Extensão do campus, o professor Marcus Góes afirma que as ações fomentam o desenvolvimento das comunidades e consolidam o papel do Instituto Federal do Ceará na área: “Quando executamos projetos ou ações de extensão, estamos oportunizando às comunidades assistidas a desenvolverem seus potenciais naturais. Muitas dessas oportunidades de desenvolvimento surgem dentro de pesquisas, que muitas vezes não chegam à sociedade, restringindo-se ao meio científico. Então a Extensão é um importante elo para o desenvolvimento local, pois ela dá um importante acesso ao conhecimento de uma forma simples e acessível”.

Palma forrageira
Em parceria com a Embrapa Gado de leite, de Minas Gerais, e a Embrapa Semiárido, de Pernambuco, o campus desenvolve o projeto “Palma forrageira: base para alimentação de rebanhos leiteiros no Nordeste brasileiro”, uma iniciativa que busca alavancar a produção de leite na região. Apesar de o Brasil ocupar a quarta posição entre os países produtores de leite bovino, o Nordeste é responsável por apenas 12,59% da produção nacional, desempenho considerado baixo.

De acordo com os pesquisadores da Embrapa, a palma forrageira é reconhecida como ideal para a alimentação porque, além de ser uma fonte de energia, ainda acumula água. Dessa forma, quando a palma está presente na dieta, o animal precisa consumir menos água. Em 2016, a parceria realizou, também no campus, uma capacitação para produtores de leite de vaca e estudantes, que puderam aprender mais sobre o plantio e o manejo dessa cultura, o uso na alimentação de bovinos leiteiros e sobre o gerenciamento de propriedades leiteiras. Eles aprenderam a forma correta de utilizar a planta, que precisa ser associada a outras fontes de proteína e fibras e a outros volumosos na ração dos animais.

Três professores da área de Agropecuária coordenam a parte operacional do projeto no campus, que está na fase de implantação dos palmais. As 20 mil raquetes de palma que serão plantadas em uma unidade de referência tecnológica foram doadas pela Secretária de Desenvolvimento Agrário do Ceará, outro parceiro da ação. Segundo Góes, a plantação servirá para alimentar o rebanho bovino do campus e também como uma unidade demonstrativa para receber visitas e realizar outros dias de campo com capacitações para produtores.

O professor explica ainda que diferentes métodos de manejo e diferentes variedades de palma farão parte da unidade: “A ideia é que a gente tenha vários exemplos de tecnologias da palma forrageira para que, quando o produtor vier conhecer essa área, tenha contato com várias tecnologias que envolvem a mesma cultura, a palma, e possa replicar na sua propriedade a que achar mais conveniente e viável”.


Silagem
Também com o objetivo de buscar alternativas para a alimentação de animais no semiárido, o campus, em conjunto com a Embrapa Caprinos e Ovinos, de Sobral, desenvolve uma pesquisa que seleciona genótipos de espécies forrageiras destinadas à produção de silagem, como o milho, o sorgo e o milheto. O campus conduz a parte experimental do projeto, que já está em seu terceiro ano e é coordenado pela Embrapa.

“Elas são cultivadas em sistema de sequeiro, ou seja, a gente avalia exatamente esse efeito climatológico sobre a produção dessas espécies. A ideia é que com essas avaliações constantes a gente chegue a uma recomendação mais correta ao produtor, para que ele possa ter um retorno melhor, uma produção melhor a partir do genótipo da variedade que ele vai plantar”, explica o professor Marcus Góes. O projeto deve ter duração de cinco anos e já teve resultados apresentados em congressos.

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.