Pular para o conteúdo principal

Santos bate Bragantino e chega à final do Campeonato Paulista Copa do Nordeste tem definição dos classificados para as quartas

  Santos derrotou o Bragantino por 3 a 1, na noite desta quarta-feira (27) em Itaquera, para garantir a classificação para a final do Campeonato Paulista. Desta forma o Peixe retorna a uma decisão de estadual após um hiato de oito anos. Agora o time da Vila Belmiro aguarda a outra semifinal para conhecer o seu adversário na final do Paulista. Palmeiras e Novorizontino jogam pela outra vaga na decisão a partir das 21h35 (horário de Brasília) da próxima quinta-feira (28) no Allianz Parque. A vitória do Santos foi construída com gols de Giuliano, Guilherme e Joaquim, enquanto Eduardo Sasha marcou o gol de honra do Massa Bruta. Quartas da Copa do Nordeste A noite desta quarta-feira também foi de definição das oito equipes classificadas para as quartas de final da Copa do Nordeste. Pelo Grupo A avançaram o Sport (após vitória de 3 a 0 sobre o Juazeirense), o CRB (que bateu o Altos por 2 a 0), o Botafogo-PB (que goleou o Bahia por 4 a 0) e o Ceará (que superou o Itabaiana por 2 a 1). Já no G

SAMU treina profissionais para tratamento de infarto do miocárdio

alt


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192 Ceará) dá prosseguimento à capacitação de médicos e enfermeiros no uso de trombolítico nas ambulâncias de suporte avançado (UTIs móveis) e realiza nesta terça-feira, 21 de março, o segundo Treinamento sobre Diagnóstico e Tratamento do Infarto Agudo do Miocárdio, no auditório do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Rua da Paz, 29, Centro, no município de Eusébio, das 8 às 12 horas. O primeiro, realizado na manhã desta segunda-feira, 20, ocorreu no Hospital Regional do Cariri, do Governo do Ceará, com a participação de 90 médicos e enfermeiros da macrorregião.

As vítimas de infarto agudo do miocárdio socorridas pelo SAMU 192 Ceará passarão a receber, ainda neste semestre, tratamento trombolítico pré-hospitalar que aumentam as chances de sobrevivência e recuperação sem sequelas. O medicamento trombolítico já está disponível em dez UTIs móveis, em projeto-piloto, mas chegará às 20 UTIs Móveis que dão cobertura aos 129 municípios de abrangência do SAMU 192 Ceará. Para realizar o tratamento, foram treinados 300 profissionais de saúde, entre os quais 40 médicos. A estimativa é de que a incorporação do trombolítico reduza em 17% o número de óbitos por infarto.

No infarto agudo do miocárdio, a artéria que irriga o coração fica obstruída. Com isso, o sangue não consegue levar oxigênio para o coração e o músculo cardíaco entra em necrose (morre), causando o infarto e podendo ocasionar uma parada cardíaca. O medicamento trombolítico desfaz a obstrução e a circulação no coração volta a acontecer, interrompendo o infarto. O ataque cardíaco é uma ocorrência grave, que está entre as principais causas de morte no Brasil e no mundo. No entanto, quanto antes a pessoa receba atendimento médico, maiores serão as chances de sobrevida.

Os pacientes recebem o tratamento já na ambulância, uma vez que o trombolítico é de fácil e rápida administração no veículo – apenas uma ampola é suficiente. Além disso, o uso precoce do medicamento reduz as chances de o infartado apresentar sequelas como a insuficiência cardíaca, que obriga o paciente a tomar medicamentos por toda a vida. Ou seja, além do benefício à população, a medida diminui o valor gasto com a compra de medicamentos que seriam utilizados em casos com sequelas. O SAMU 192 Ceará realiza atualmente uma média de 120 atendimentos a pacientes com infarto por mês e a estimativa é que, após avaliação criteriosa, 21 deles tenham indicação para o tratamento trombolítico.
Sintomas e fatores de risco

O infarto tem manifestações clínicas bem específicas, como dor referida no tórax (ou peito) contínua, de forte intensidade e sensação de compressão, aperto ou queimação no peito, ardor bastante semelhante à azia, dor peitoral irradiada para a mandíbula e para os ombros e braços, mais frequentemente do lado esquerdo do corpo, e, por vezes, palpitações prolongadas – tecnicamente  chamadas de arritmias cardíacas. A pessoa pode apresentar, ainda, suor excessivo, náuseas, vômitos, tontura e desfalecimento, assim como ansiedade e agitação.

Alguns dos principais fatores que aumentam o risco de um infarto do miocárdio são história familiar, diabetes mellitus, hipertensão arterial, tabagismo, elevação do colesterol, obesidade, sedentarismo, falta de exercícios e estresse. A melhor prevenção para o infarto é manter hábitos que proporcionem uma vida saudável, como a prática de exercícios físicos e dieta balanceada à base de frutas, verduras, legumes e cereais, que ajudam a garantir um bom funcionamento do coração. Em 2016, dos 13.513 óbitos por doenças do aparelho circulatório no Ceará, 3.506, o equivalente a  25,9% do total, foram por infarto agudo do miocárdio.

Serviço:
Treinamento sobre Diagnóstico e Tratamento do Infarto Agudo do Miocárdio
Dia: 21 de março de 2017 (terça-feira)
Horário: 8 às 12 horas

Local: Auditório do Núcleo de Educação Permanente do SAMU - Rua da Paz, 29, Centro, Eusébio

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.