Pular para o conteúdo principal

TJA: Oswald Barroso é homenageado em show nesta SEXTA, 19h, em grande espetáculo coletivo, com música, teatro e literatura. Entrada franca

  Iniciativa da classe artística, em parceria com a Biblioteca Estadual do Ceará (Bece) e com o Theatro José de Alencar (TJA), o “Sarau Ceará Mestiço”, em homenagem ao escritor cearense, dramaturgo, folclorista e ativista da cultura popular, Oswald Barroso, irá reunir mais de 20 artistas no próximo dia 26 de abril (sexta-feira), das 19h às 21h30. O evento acontecerá no palco da Praça Mestre Boca Rica. Organizado pela poeta e produtora cultural Marta Pinheiro, o Sarau será composto por intervenções literárias, musicais e teatrais de nomes como: Adriano Kanu, Alan Mendonça, Almir Mota, Apá Silvino, Calé Alencar, Carri Costa, Dalwton Moura, Ernesto Cartaxo, Eugênia Neri, João Pirambu, João Victor Barroso, Jon Soarez, Júlia Barros, Klévisson Viana, Marta Pinheiro, Parahyba de Medeiros, Pingo de Fortaleza, Raymundo Netto, Rejane Reinaldo, Ricardo Pinheiro, Rosemberg Cariry e Vanéssia Gomes. O nome do evento é uma alusão ao  “Ceará Mestiço”, livro homônimo publicado por Oswald em 2019. Nele,

XII Bienal Internacional do Livro do Ceará abre inscrições para escolas agendarem visitas de estudantes


A XII Bienal Internacional do Livro do Ceará, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), em parceria com o Instituto Dragão do Mar e o Ministério da Cultura, que acontece de 14 a 23 de abril no Centro de Eventos do Ceará, está com inscrições abertas para agendamento de escolas públicas e privadas para visitas de estudantes.
Interessados em participar devem acessar o site da Secult,www.secult.ce.gov.br, e clicar no link "Bienal do Livro - Agendamento de visitas".

A Bienal Internacional do Livro é um dos principais momentos do calendário cultural do Ceará e do Brasil, com uma ampla programação, referência de qualidade quanto a livro, leitura, arte, cultura e pensamento, reunindo grandes escritores e outros artistas do Ceará, do Brasil e do exterior.

As inscrições seguirão abertas até 10 de abril ou até serem preenchidas todas as vagas. O período de visitação dos grupos de estudantes e professores à Bienal vai de 15 a 23 de abril, com dois horários pela manhã (9h e 10h) e quatro à tarde (13h, 14h, 15h e 16h). O período de permanência dos estudantes na Bienal será de duas horas. Cada grupo de 20 estudantes precisará estar acompanhado por um professor.

O perfil do público é infantil e juvenil, sendo oferecidas, na ampla programação da Bienal, atrações como contação de histórias, conversa com o autor, espetáculos teatrais, shows musicais, "workshops", "batalhas épicas", oficinas de fanzine e muito mais.

Atenção ao prazo

A organização da Bienal ressalta que o agendamento eletrônico, pelo site da Secult, é a única forma de programar visitas de grupos de estudantes de escolas públicas e privadas. O agendamento precisa ser feito dentro do prazo, até 10 de abril, não sendo aceitas solicitações posteriores, devido à necessidade de preparação da equipe da Bienal para a devida recepção do público e para a organização das atividades a serem oferecidas a cada grupo.

Mais sobre a Bienal

Para a nova edição da Bienal, a Secult harmoniza Cultura, Educação, Conhecimento, Economia e Cidadania no tema “Cada pessoa, um livro; o mundo, a biblioteca”, cujo conceito expressa a noção de acervo, seja ele individual ou coletivo, sincrônico ou diacrônico, material ou imaterial, oral ou escrito, xilografado, impresso ou digital.

O tema homenageia o acervo literário universal, a cultura e a identidade brasileira como patrimônio da humanidade e pauta toda a estrutura e funcionamento da Bienal, aguça o interesse pela pesquisa e leitura sobre o contexto nele inscrito e proporciona profunda discussão dos mais variados assuntos, buscando contemplar os interesses de um público diversificado.

A temática traz em si infinitas possibilidades: a diversidade de expressões, a multiplicidade de vozes; incontáveis itinerários narrativos a proporcionar conexões transculturais, encontros de mundos, diálogos no espaço presencial e no da blogosfera.

Conceito e eixos

O conceito da Bienal tem por núcleo a ideia de Acervos Vivos, que será desenvolvido a partir de quatro eixos, relacionados ao tema central:

Pessoas - Este eixo delineia os acervos pessoais a partir da diversidade étnica, da miscigenação, da múltipla expressão da mestiçagem, dos idioletos, dos valores, das idades, das gerações, das nações, das tribos, das bandeiras, dos sonhos..., enfim, a ideia de acervos pessoais como metáfora que encapsula tempo, espaço, duração, ideologia, afetos, a múltipla metáfora da identidade. No âmbito deste eixo, será feito também o registro vivo, durante o evento, de diversos espaços, diversas etnias, diversas idades, diversas tribos presentes na Bienal – cuja expressão ampliará, ao longo dos 10 dias, o conteúdo da sala “Museu das Pessoas”.


Livros - Este eixo refere-se à evolução dos registros, das inscrições rupestres ao mais avançado acervo digital; o livro, suas formas e contextos: artesanais, digitais, incunábulos, impressos, restritos, best-sellers, clássicos, marginais... O objetivo visa proporcionar argumentos para a constatação dos objetos livros como patrimônio simbólico da humanidade, como sedução para os leitores e como detentores de uma faixa de tempo, guardiões da memória, senhores da História – Sala


Mundos - Este eixo expressa a relação entre ficção e realidade, entre história individual e coletiva, o encontro dos acervos individuais através da experiência de leitura de mundo constituindo o conjunto das pluralidades expressivas: reais, imaginárias, presentes, passadas, futuras, (re)criadas, (in)continentes, políticas... resgate de práticas leitoras, festas literárias, cidades do livro, livros emblemáticos e escritores do mundo inteiro e de mundos imaginados – Sala “Museu dos Mundos Inventados”.


Bibliotecas - Este eixo propõe a metáfora da permanência, inscrita no conceito Biblioteca como lugar de promoção da leitura e espaço de convivência literária. Fortalece a proposta de política pública para constituição e fomento de bibliotecas comunitárias, escolares, vivas, ancestrais, públicas, particulares, populares, ambulantes... Será criado no local do evento um espaço que favoreça o despertar da noção de que cada pessoa seja entendida como uma biblioteca de saberes e que o mundo é o coletivo de bibliotecas, e que cada biblioteca é um lugar para dinamização de acervos do mundo, a metáfora da metamorfose ambulante, da constante permanência e transformação, representadas pela sala “Museu das Bibliotecas do Mundo”.

Coordenação geral


Maria do Socorro Sampaio Flores (Mileide Flores) - Coordenadora de Políticas do Livro e Leitura da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), desde março de 2015. Militante da Política do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, líder sindical, conselheira representante da Literatura no Conselho Nacional de Política Cultural no período de 2012 a 2014. Participa da organização da Bienal Internacional do Livro do Ceará desde sua origem e foi curadora das edições de 2012 e 2014. Formada em Geologia e livreira por herança de uma livraria com 60 anos.

Os curadores: Lira Neto, Cleudene Aragão e Kelsen Bravos

Lira Neto (Coordenador da Curadoria) - Jornalista, escritor e biógrafo. Quatro vezes Prêmio Jabuti de Literatura, foi também agraciado com o prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), sempre na categoria Biografia. Em 2015 e 2016, como writer-in-residence, ministrou aulas e proferiu palestras no Middlebury College, em Vermont, EUA. Tem onze livros publicados entre os quais a trilogia sobre a vida de Getúlio (Companhia das Letras); Padre Cícero: poder, fé e guerra no sertão. (Companhia das Letras, 2009); Maysa; só numa multidão de amores (Globo, 2007); O inimigo do rei: uma biografia de José de Alencar (Globo, 2006).


Cleudene Aragão - Escritora, professora e pesquisadora. Doutora em Filologia Hispánica, pela Universitat de Barcelona, Professora de Literatura Espanhola, Pesquisadora em Letramento Literário e Ensino de Línguas, Presidente da Câmara de Arte e Cultura da Uece – ARTECULT, Coordenadora da Política do Livro e Acervo da Secult de 2003 a 2005 e curadora e coordenadora das VI e VII Bienais Internacionais do Livro do Ceará (2004 e 2006).


Kelsen Bravos - Escritor, professor, editor, consultor na área do Livro, Leitura, Literatura e Cultura Digital. Da Bienal Internacional do Livro do Ceará, foi coordenador do Espaço  Infantil em 2006 e Curador das edições de 2012 e 2014, quando coordenou também o Espaço Infantil. Vice-presidente da Câmara Cearense do Livro de 2010 a 2012. Conselheiro no Conselho Municipal de Política Cultural-Literatura (2010-2012) e do Colegiado Setorial de Livro, Leitura e Literatura do Conselho Nacional de Política Cultural - CNPC/MinC (2010-2012 e 2013-2014). Tem publicados onze livros, todos direcionados à infância.

Bienal 2017: autores já confirmados

Entre os autores já confirmados para a Bienal Internacional do Livro do Ceará 2017 estão:

• Adelaide Gonçalves - Pesquisa e ensaio
• Ademir Assunção - Literatura - poesia e letra de canção / Jornalista
• Affonso Romano de Sant’Anna - Literatura - ficção
• Almir Mota - Literatura infantil
• Ana Miranda - Literatura - ficção
• André Neves - Literatura infantil - autor e ilustrados
• Angela Escudeiro - Literatura infantil, contos / Bonequeira
• Angela Gutierrez - Literatura - romance
• Benita Prieto - Literatura infantil - autora e contadora de histórias
• Bule Bule - Literatura - cordel, repente, letra de canção
• Cristovão Tezza - Literatura - ficção
• Daniel Galera - Literatura - ficção
• Daniel Munduruku - Literatura - ficção
• Dimas Macedo - Literatura - poesia, ensaio, crítica literária
• Eliane Brum - Literatura - jornalismo
• Eugênio Leandro - Literatura - romance, conto, letra de canção
• Fernanda Meireles - Literatura - conto, fanzine, novos meios
• Flavio Paiva - Literatura - poesia, conto, letra de canção, literatura infantil
• Frei Betto - Literatura - ensaio
• Gylmar Chaves - Literatura - poesia e romance
• Gilmar de Carvalho - Literatura - ficção / Pesquisa - ensaio
• Horácio Dídimo - Literatura - poesia e ficção / ensaio
• Ignácio de Loyola Brandão - Literatura - ficção
• Isabel Lustosa - Literatura - ficção e não ficção
• Jefferson Assunção - Literatura - ensaio
• Jorge Pieiro - Literatura - conto, crônica, ensaio
• José Augusto Bezerra - Bibliófilo, presidente da Academia Cearense de Letras. / Literatura - ensaio
• José Castilho Marques Neto - Filosofia - ensaio
• Leonardo Sakamoto - Jornalismo / Literatura - contos
• Luiz Antonio Simas - Pesquisa - biografia e ensaio
• Luiz Ruffato - Literatura - ficção
• Marcelino Freire - Literatura - poesia
• Márcia Tiburi - Literatura e filosofia - ficção
• Marina Colasanti - Literatura - ficção
• Mary Del Priore - Literatura - historiografia - gênero
• Natercia Pontes - Literatura - contos
• Natercia Rocha - Literatura - contos e poesia
• Nei Lopes - Literatura - contos e letra de canção / Pesquisa - ensaio
• Oswald Barroso - Literatura - ficção, poesia, letra de canção / Pesquisa - ensaio
• Paulo Lins - Literatura - romance
• Pedro Salgueiro - Literatura - conto
• Raymundo Netto - Literatura - conto, crônica, romance
• Renato Janine Ribeiro - Literatura - filosofia e educação
• Ricardo Aleixo - Literatura - poesia, letra de canção e dramaturgia
• Ricardo Guilherme - Literatura - ficção/dramaturgia
• Ricardo Kelmer - Literatura - conto, poesia, roteiro, letra de canção
• Rosemberg Cariry - Literatura - poesia, ficção, dramaturgia, ensaio
• Sérgio Rodrigues - Literatura - ficção
• Socorro Acioli - Literatura - ficção
• Tércia Montenegro - Literatura - ficção
• Valter Hugo Mãe - Literatura - ficção

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.