Pular para o conteúdo principal

*O Natal da Cearensidade*

O tema do Ceará Natal de Luz 2024 já foi escolhido! “Será o Natal da cearensidade”, destaca Assis Cavalcante, presidente da CDL de Fortaleza, idealizadora do evento. O mote promete ressaltar a originalidade e a criatividade do povo cearense, em suas mais diversas manifestações culturais. Neste ano, os signos visuais da tradição natalina estarão em harmonia com referências típicas do Estado, como artesanato, xilogravura, cordel etc. “Vai ser um verdadeiro Natal para chamar de nosso, pois vamos celebrar esse momento tão especial com o que temos de melhor: o jeito cearense de ser”, explica Assis Cavalcante.

Parque do Cocó recebe domingo, 9, atividades de promoção da saúde


alt

Uma manhã de atividades de promoção da saúde será oferecida à população neste domingo, 9 de abril, no Parque do Cocó, a partir das 8 horas, pela Secretaria da Saúde do Ceará, Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza e Serviço Social do Comércio (SESC). A atividade é alusiva ao Dia Mundial da Saúde, 7 de abril. Durante a manhã haverá medição do Índice de Massa Corpórea (IMC), aula de dança, avaliação nutricional, atividades físicas, verificação de pressão arterial, blitz contra o Aedes aegypti e orientação sobre prevenção de quedas para idosos. Os serviços à comunidade serão oferecidos junto com as atividades do Projeto Viva o Parque, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado (SEMA).

alt

Neste ano, o lema da campanha mundial do Dia Mundial da Saúde é “Depressão: vamos conversar”. A depressão não discrimina e pode afetar pessoas de todas as idades, raças e origens. Embora muitas pessoas com mais de 60 anos sofram de depressão, o transtorno mental pode ter início ainda na infância e adolescência. Em nível mundial, estima-se que mais de 300 milhões de pessoas vivem com depressão. Nas Américas, o número de pessoas afetadas é de cerca de 50 milhões. Mesmo ainda sendo considerada um tabu na sociedade, justamente pelo estigma que a acompanha, até a depressão mais grave pode ser superada com tratamento apropriado.

Qualidade de vida dos idosos

Para a promoção da saúde das pessoas idosas, a Secretaria da Saúde do Ceará realiza mensalmente, desde dezembro de 2016, a Ação Saúde do Idoso, que já avaliou 286 idosos em três edições, duas em Fortaleza e uma em Baturité. A abordagem multidisciplinar avalia alguns dos agravos que mais impactam a qualidade de vida dos idosos, como desnutrição, risco de quedas, disfagia, que pode levar a pneumonias, além de controle de hipertensão e diabetes. Além das orientações, os idosos são incentivados a adotar práticas saudáveis de alimentação e atividades físicas. Os idosos passam por um circuito de avaliações com médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas e educadores físicos, e recebem orientação personalizada sobre seu estado de saúde, do ponto de vista gerontológico.

alt

De acordo com o Ministério da Saúde, o perfil epidemiológico da população idosa é caracterizado pela tripla carga de doenças com forte predomínio das condições crônicas, prevalência de elevada mortalidade e morbidade por condições agudas decorrentes de causas externas e agudizações de condições crônicas. A maioria dos idosos é portadora de doenças ou disfunções orgânicas, mas cabe destacar que esse quadro não significa necessariamente limitação de suas atividades, restrição da participação social ou do desempenho do seu papel social.

O Brasil, constata o Ministério da Saúde, envelhece de forma rápida e intensa. Segundo o IBGE, hoje a população idosa brasileira é composta por 23 milhões de pessoas, totalizando 11,8% da população total do país. A expectativa de vida, para ambos os sexos, aumentou para 74 anos, sendo 77,7 anos para a mulher e 70,6 para o homem. Esse crescimento representa uma importante conquista social e resulta da melhoria das condições de vida, com ampliação do acesso a serviços médicos preventivos e curativos, avanço da tecnologia médica, ampliação da cobertura de saneamento básico, aumento da escolaridade e da renda, entre outros determinantes.

alt

Dicas para uma vida saudável:

- Realizar atividades mentais para exercitar o cérebro como fazer palavras-cruzadas, brincar com jogo de memória, mudar o comportamento rotineiro e memorizar números de telefones;

- Realizar atividades físicas como caminhar, andar de bicicleta, nadar, subir escada de degrau em degrau respirando lentamente;

- Não consumir bebidas alcoólicas e não fumar;

- Manter uma dieta saudável, como valorizar o consumo de peixe, frutas, verduras, legumes e cereais e limitar o de carnes vermelhas e laticínios.


Fotos: Assessoria de Comunicação da Sema

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.