Pular para o conteúdo principal

Agefis apreende cerca de mil litros de lixo em operação contra descarte irregular no Vila União

  Prefeitura de Fortaleza intensifica fiscalização e apela à colaboração da comunidade contra descarte irregular de resíduos   COMPARTILHAR   Durante a operação, o veículo envolvido foi apreendido e o responsável autuado A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) flagrou mais um caso de descarte irregular de resíduos sólidos. A ação ocorreu no final da tarde de quinta-feira (18/04), no bairro Vila União, onde cerca de mil litros de lixo estavam sendo despejados em área pública quando os fiscais agiram. A operação recebeu o apoio da Inspetoria de Proteção Ambiental (IPAM) da Guarda Municipal de Fortaleza. A Prefeitura, por meio da equipe da Agefis, tem aumentado a vigilância em relação ao descarte inadequado de resíduos em toda a cidade. As equipes de fiscalização estão ativas dia e noite, realizando vistorias em locais suscetíveis a serem utilizados como pontos de descarte, além de responder às denúncias da população. Segundo os fiscais responsáveis, a maioria dos resíduos dessa f

Jesuíta Barbosa ministra aula para alunos do Curso de Princípios Básicos de Teatro do TJA

O último dia de oficina, nesta quarta, 17/05, contará com uma aula aberta, como parte da programação de reabertura do Anexo do Theatro José de Alencar. Grandes atrações ao longo de todo o dia também estão programadas para a data. 

O ator pernambucano Jesuíta Barbosa, iniciou, na tarde desta segunda-feira, 15/5, a oficina "Da ação à criação" no Theatro José de Alencar (TJA), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), em uma das salas de formação do Centro de Artes Cênicas do Ceará (Cena). Destinada a estudantes do Curso de Princípios Básicos de Teatro (CPBT), a atividade trabalha com a improvisação e conta com participação especial do bailarino Diego Salvador. O último dia de oficina, nesta quarta, 17/05, será uma aula aberta, como parte da programação de reabertura do Anexo do Theatro José de Alencar. Grandes atrações ao longo de todo o dia também estão programadas para a data.

Definido como um exercício aberto e de sensibilização por Jesuíta Barbosa, a oficina une práticas e experiências do ator. "Não há nada muito acertado. Há algo assertivo, no sentido que propomos algo e daí vamos tirar aprendizado. Não trouxe nenhuma fórmula concreta. A ideia é propor e ficar modulando durante as aulas, que são um exercício de sensibilização. A gente trabalha ioga, meditação... O Diego Salvador, que é bailarino, trabalha com aquecimento também na oficina", destaca o ministrante da atividade.

"A partir disso, a gente predispõe o corpo ao improviso ininterrupto, que é uma proposta que acho interessante de trabalhar, em que você tem um espaço disponível diante de uma plateia ou não. Dessa forma, você começa a improvisar e tem um tempo para isso. É em cima desse desconforto que a gente trabalha, para criar uma potência de improviso", explica. 

No terceiro e último dia de atividade, no dia 17/5, a partir das 16h, a oficina será aberta para quem quiser conferir. "A gente vai comemorar mais um dia 17 no Theatro. É bom que mantenham essa coisa festiva de trazer gente pra cá. É importante porque a gente cria uma especie de ritual", ressalta o ator.

Reabertura do Anexo do TJA

O Anexo do Theatro José de Alencar (TJA), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), que inclui espaços como salas de formação do Centro de Artes Cênicas do Ceará (Cena), Galeria Ramos Cotoco, Teatro Morro do Ouro, Biblioteca Carlos Câmara e Cantina do Muriçoca, será reaberto de forma festiva nesta quarta-feira, 17/5, após ter passado por obras de manutenção e conservação, com investimento de R$ 200 mil pelo Governo do Estado, por meio da Secult.

Marcando o dia especial para o TJA, a cidade e todo o Ceará, o público poderá conferir com entrada franca uma programação especial, ao longo de todo o dia. A solenidade de reabertura acontece às 9h30, com participação do secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba, e da diretora do TJA, Selma Santiago, que reforçam o convite para artistas, produtores, técnicos e espectadores conferirem de perto o resultado dos trabalhos e participarem da programação especial desta quarta.

Os serviços realizados incluíram manutenção da coberta dos espaços, pintura, revisão hidráulica e elétrica, além do tratamento de piso de madeira de algumas salas. "Com as obras de manutenção, o Anexo do Theatro José de Alencar, composto por vários espaços de muita vitalidade e diversidade, com atividades muito intensas ao longo de todo o dia, dentro desse grande centro cultural que é o TJA, passa a receber melhor os artistas, produtores, técnicos, servidores e, especialmente, o público", destaca o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba.

"Todos estão convidados tanto para a programação especial de reabertura quanto para vivenciar esses vários espaços no dia a dia, percebendo de perto toda a riqueza e a pluralidade das atividades do TJA, que vão do Curso Princípios Básicos de Teatro e outras atividades de formação às salas de ensaio, da biblioteca à galeria de exposições, passando pelos vários palcos para teatro, dança, música e interação entre linguagens", complementa o secretário.

Espaço múltiplo

"O Anexo é um local muito vivo do TJA. É o lugar onde tem ensaio, onde passam os artistas, espaço de experimentação, onde acontece nossa programação com pauta aberta para grupos locais novos, onde acontece muita programação com entrada franca. É um lugar também de pesquisa, que abriga a biblioteca temática sobre teatro e de formação", destaca a diretora do Theatro, Selma Santiago, frisando que as obras de manutenção incluíram também o espaço administrativo do Theatro.

"Temos uma procura muita alta por salas de ensaios que estão no Anexo, com a sala multiuso, sala de canto, teatro e dança. Há também os projetos como o Curso de Princípios Básicos de Teatro e as residências de sapateado e capoeira", detalha Selma, reforçando a qualidade e a diversidade da programação especial de reabertura, preparada para esta quarta-feira, 17/11, das 9h às 22, de modo a destacar todas as possibilidades dos diversos espaços do Anexo do TJA.

Confira a programação, com entrada franca em todas as atividades:

9h - Receptivo / Arte Urbana – Mural na Rua 24 de Maio, com o artista Narcélio Grud (Festival Concreto)

9h30 - Solenidade com o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba, a diretoria do Theatro José de Alencar, Selma Santiago, artistas, técnicos, produtores, público. Descerramento da Placa da Obra de Manutenção.

10h - Programa Aula Aberta.

Sala de Teatro: Curso Princípios Básicos de Teatro – Juliana Veras

Sala de Dança: Curso de Iniciação em Dança Contemporânea: Prodança

Sala de Canto: Aula de Canto Aparecida Silvino – Participação do Coral da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz)

Sala de Música: Ensaio Aberto da Big Band Spallas Brass

12h - Show Favela Sobrevive – É Noiz Perifa - Praça Mestre Pedro Boca Rica.

15h - Visita Espetacular - Teatro Morro do Ouro

15h - Programa Aula Aberta

Sala de Teatro: Aula Aberta "Da Ação a Criação", com Jesuíta Barbosa

Sala de Canto: Escola de Canto Maninha Mota

Sala de Música: Ensaio Aberto do Grupo de Câmara da Orquestra Eleazar de Carvalho com participação de Sueli Helena de Miranda

16h - Não, Coração - É Noiz Perifa - Sala de Canto

17h - Exercício de Montagem do espetáculo "Geração Trianom", direção Pedro Domingues. Apresentação seguida de debate - Sala Multiuso Sidney Souto.

18h - Coral Soul Cantor - Hora do Ângelus - Praça Mestre Pedro Boca Rica

18h15 - Piano, Solo, Adubo e Florestas, com Thiago Almeida - Praça Mestre Pedro Boca Rica

19h30 - Abertura da Exposição e lançamento do livro "O Teatro Cearense pelas Mãos do Cenógrafo e Figurinista Flávio Phebo". Curadoria e autoria: Hiroldo Serra - Galeria Ramos Cotoco

20h - Caixeiros Viajantes - É Noiz Perifa - Praça Mestre Pedro Boca Rica

21h - Show Perfeita Simetria - Praça Mestre Pedro Boca Rica

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.