Na ofensiva, um homem foi preso e autuado em flagrante por contrabando Uma carga com aproximadamente 20 mil maços de cigarros contrabandeados, embalados em 400 caixas, foi apreendida, após uma ofensiva conjunta de equipes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Federal (PF). A ação ocorreu em Juazeiro do Norte – Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19) do Estado. Na ocasião, um idoso de 74 anos foi preso e autuado em flagrante por contrabando. As diligências iniciaram após troca de informações entre equipes do Núcleo de Combate ao Tráfico de Drogas (NCTD) da Delegacia Regional de Juazeiro do Norte e agentes da PRF e PF. Conforme levantamentos policiais, uma carga de cigarros contrabandeada foi identificada sendo transportada entre as regiões Norte e Sul do Ceará. Durante os trabalhos policiais, um caminhão foi localizado no bairro Franciscanos. No interior do veículo, cerca de 20 mil maços de cigarros de origem paraguaia foram apree
Ainda timidamente conhecido e, consequentemente, pouco utilizado pelas empresas cearenses, o design thinking é a "menina dos olhos" da comunicação atual. Não importa a área de atuação da empresa, a metodologia do design thinking, uma vez aplicada, ajuda a solucionar problemas complexos a partir de soluções criativas. Essa metodologia é uma abordagem que simplifica todos os principais métodos do design e é considerada forte aliada no processo de construção de uma marca. É a partir do design thinking que o publicitário Emiliano Castelo desenvolve marcas personalizadas para empresas.
"Nos afastamos dos processos convencionais utilizados para a criação de um logotipo e introduzimos o design thinking como diferencial, no intuito de construirmos a identidade visual da empresa, com a participação do próprio empresário e de seus colaboradores", explica o diretor criativo da Tangerina Design. Incluir as pessoas que fazem parte da empresa no processo criativo da marca contribui para a escolha dos eixos que devem ser trabalhados, explica o publicitário. "O diretor criativo precisa entender a rotina da empresa, visitar o local, compartilhar experiências. O briefing é um complemento e não poder ser a única fonte de informação", avalia.
Design Thinking na prática
Quando o empresário Luís Cláudio decidiu que era o momento de renovar a identidade visual da imobiliária na qual é diretor, procurou entender como a metodologia do design thinking poderia ser aplicada na empresa. “Nós queríamos criar uma marca forte e fora do clichê utilizado pela maioria das imobiliárias. Após conhecer a metodologia do design thinking, através da Emiliano, vimos que este seria o caminho. E o resultado foi surpreendente, pois foi um longo caminho de reflexões a respeito do que queríamos transmitir, e hoje, a marca traduz bem a personalidade da empresa de forma clara e objetiva.”
Investimento necessário
Investir em design significa aumento de competitividade e redução de custos. Dados da Confederação Nacional das Indústrias (CNI) indicam que 75% das empresas que investiram recentemente em design registraram aumentos em suas vendas, sendo que 41% dessas empresas também conseguiram reduzir os seus custos. Design é um investimento necessário, e não um serviço de luxo.
Informações
www.tangerinadesign.com.br @efeitotangerina