Pular para o conteúdo principal

*Governo do Ceará anuncia Pacto pela Cultura e pacote de investimentos para o setor*

Prefeitos, gestores municipais, dirigentes, pesquisadores e diversas entidades culturais participam, nesta sexta-feira (26), às 18h, no Theatro José de Alencar, do Pacto pela Cultura. Na ocasião, o Governo do Ceará fará o anúncio de um pacote de investimentos para o setor. A atividade contará com a presença do governador do Ceará, Elmano de Freitas, da secretária da Cultura, Luisa Cela, e do secretário Executivo do Ministério da Cultura (Minc), Márcio Tavares. A solenidade também marca o encerramento do 3º Encontro de Dirigentes Municipais da Cultura, que ocorre entre os dias 25 e 26 de abril na cidade de Fortaleza. Um momento de pactuação de competência, colaboração e gestão conjunta dos entes federativos, que conta com o lançamento do Novo Programa de Fortalecimento do Sistema Estadual da Cultura (ProSiec) e busca avançar na integração de políticas junto aos governos municipais, além de aprimorar as relações federativas na gestão pública de cultura.  Serviço Anúncio do Pacto pela Cul

Espetáculo com fantoches encerra programação infantil especial de férias da Caixa Cultural Fortaleza

O grupo Sobrevento comemora 30 anos de criação com o espetáculo Cadê O Meu Herói?, em temporada de 28 a 30 de julho

Foto: Paquito


A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, de 28 a 30 de julho de 2017, o espetáculo infantil Cadê O Meu Herói?, que encerra a temporada infantil especial de férias e comemora os 30 anos do grupo Sobrevento. O projeto traz uma releitura dos antigos romances de cavalaria e conta com a tradicional história da donzela aprisionada na torre do castelo por um barão malvado – com quem não quer casar-se – e espera a vinda de um herói para salvá-la. Tudo contado por meio de fantoches!

Especialmente recomendada para crianças que se acham grandes demais para o teatro de bonecos, a peça termina por revelar que, na vida real, não existem heróis ou soluções milagrosas e que o diálogo é mesmo a melhor solução para todos os problemas. É uma montagem que só pode ser representada por fantoches e que prova que há coisas que só os bonecos podem fazer. Um raro espetáculo de ação, aventura, uma “megaprodução em miniatura”, debochada, sem-cerimônia e com um final inesperado.

A manipulação, dirigida por Yang Feng – maior mestre da técnica da luva chinesa de quinta geração – impressiona pelas ações e gestos que raramente os fantoches são capazes de fazer. Fruto de um intercâmbio artístico entre Brasil, China e Argentina, o mestre apresentou-se em mais de vinte capitais do Brasil, para públicos de até trinta mil pessoas, e em cidades de diferentes regiões da Espanha. Ganhou o prêmio Mambembe (Funarte / MinC) pela manipulação dos bonecos.
Mais que um simples espetáculo de bonecos, o projeto é uma rara ideia de aperfeiçoamento desenvolvida por um grupo teatral. O Sobrevento promoveu um intercâmbio internacional entre bonequeiros de diferentes origens e formações, juntando-os em um trabalho original. A montagem trouxe ao país os bonequeiros Yang Feng (China), responsável pela direção de manipulação do espetáculo; e Horácio Tignanelli (Argentina), que teve que reescrever seu próprio texto original, adaptando-o à técnica dos fantoches chineses. O último bonequeiro a integrar-se ao projeto foi o Mestre Saúba, considerado por Fernando Augusto (Pesquisador do Teatro Popular nordestino, diretor do Grupo Mamulengo Só-Riso e criador do Museu do Mamulengo, em Olinda) o maior escultor vivo de mamulengos.
Oficina
Além das apresentações, o Grupo Sobrevento vai realizar, no dia 29/07, das 10 às 13h, a oficina de Introdução ao Teatro de Animação, ministrada por Sandra Vargas. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas de 21/06 a 24/07 através do email info@sobrevento.com.br. A lista com os selecionados será divulgada a partir do dia 25/07, no site www.sobrevento.com.br
Sobrevento comemora 30 anos
As apresentações comemoram os 30 anos do Grupo Sobrevento, uma das companhias teatrais mais longevas e mais ativas do país. Desde 1986, o grupo tem se dedicado à pesquisa da linguagem teatral e é considerado, internacionalmente, um dos maiores expoentes brasileiros do Teatro de Animação. Desenvolve um trabalho contínuo que envolve a apresentação de seu repertório, realização e curadoria de festivais e eventos, além de diferentes atividades de formação e difusão do Teatro de Bonecos. Em suas andanças, viajou por todo o Brasil, do Acre ao Rio Grande do Sul, e apresentou-se em mais de uma centena de cidades não só do Brasil, mas também da Espanha, Inglaterra, Irlanda, Escócia, Suécia, Estônia, Argentina, Chile, Colômbia, Angola, Irã e México. O Sobrevento fez, em sua carreira, quase 600 apresentações, o que perfaz uma média de cerca de 200 apresentações por ano (ou seja, mais que uma apresentação, dia sim, dia não), ao longo de 30 anos. Ainda em 2017, o grupo estreia seu novo espetáculo em São Paulo e realiza turnês com quatro espetáculos diferentes pelo Chile, França e China.
Ficha técnica e artística
Realização: 
Marruá Arte e Cultura LTDA
Concepção Geral:
 Grupo Sobrevento
Texto: Horacio Tignanelli
Direção Geral: Luiz André Cherubini
Manipulação: Sandra Vargas, Luiz André Cherubini e Anderson Gangla
Tradução: Luiz André Cherubini e Sandra Vargas
Dramaturgia: Horacio Tignanelli
Direção de Manipulação: Yang Feng
Escultura dos Bonecos: Mestre Saúba

Serviço:
Teatro: Cadê O Meu Herói?
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 28 a 30 de julho de 2017
Horários: Sexta, às 18h | Sábado e domingo, às 17h
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: Livre
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
Vendas 2h antes de cada espetáculo
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais
Serviço de manobrista gratuito no local

Oficina: Introdução ao Teatro de Animação
Data: 29 de julho
Horário: 10h às 13h
Inscrição: através do e-mail info@sobrevento.com.br, entre os dias 21 de junho a 24 de julho
Capacidade: 20 vagas
Classificação indicativa: 18 anos
A lista com os selecionados será divulgada a partir do dia 25/07, no site www.sobrevento.com.br

Informações gerais | Bilheteria da CAIXA Cultural Fortaleza: 
(85) 3453-2770

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.