Pular para o conteúdo principal

Prefeito Sarto fiscaliza ações de limpeza e terraplanagem no Álvaro Weyne e anuncia projeto de urbanização

  Orçadas em cerca de R$ 9,9 milhões, as obras têm prazo de execução de 12 meses   COMPARTILHAR   “A Prefeitura de Fortaleza tem um belíssimo projeto de urbanização para a área, com recurso já garantido e empresa licitada", informou Sarto (Foto: Tainá Cavalcante) O prefeito Sarto fiscalizou, nesta quinta-feira (18/04), as ações de limpeza e terraplanagem iniciadas hoje no bairro Álvaro Weyne. O local virou ponto de descarte irregular de lixo e representa um risco para a saúde, já que favorece a proliferação de mosquitos. A Prefeitura de Fortaleza elaborou um projeto de urbanização, que inclui a construção de um letreiro na entrada do bairro. As obras vão contemplar uma área de 30 mil m² localizada entre a rua José Acioli e a av. Dr. Theberge. De acordo com Sarto, a lama e o excesso de lixo representam um risco de proliferação de mosquitos. “Nós temos aqui um depósito irregular de lixo e a água está quase a um metro de profundidade, com lixo e lama, um risco iminente de epidemia de

Exposição "Henri Matisse-Jazz" na Caixa Cultural Fortaleza em julho




A mostra Jazz, que estará aberta ao público gratuitamente a partir do dia 12 de julho, conta com 20 pranchas do artista francês

Ícaro, O Circo e O Palhaço
Crédito obrigatório: © Succession H. Matisse / AUTVIS, Brasil, 2017

A CAIXA Cultural Fortaleza recebe de 12 de julho a 10 de setembro de 2017, a exposição Henri Matisse - Jazz, com obras do pintor, desenhista e escultor francês Henri Matisse (1869-1954). A mostra reúne 20 pranchas impressas com a técnica aupochoir, feitas especialmente para o álbum Jazz, publicado em Paris, em 1947. Foram impressos 250 álbuns, destes, dois estão no Brasil. As obras ora apresentadas pertencem ao exemplar 196, que integra o acervo dos Museus Castro Maya. A curadoria da exposição é de Anna Paola Baptista, curadora do Museu da Chácara do Céu.

“O mais belo livro de arte do século XX”, com estas palavras, o crítico de arte Paulo Herkenhoff sintetiza o belíssimo conjunto de desenhos feitos com tesoura, técnica desenvolvida por Matisse no início da década de 1940. Obrigado a passar longos períodos na cama e na cadeira de rodas, recuperando-se de uma delicada cirurgia, o pintor primeiro dedicou-se ao desenho e a ilustração, depois foi mais longe, combinando desenho e pintura em colagens feitas com papeis recortados e coloridos com guache. O artista já havia utilizado os papierscollés para o estudo da obra La danse(1909), mas foi a cumplicidade do editor e crítico Tériade que o incentivou a realizar um álbum só com papéis recortados, trabalho que mais tarde foi considerado como uma de suas obras mais importantes.

Durante os primeiros dois anos de trabalho, Matisse experimentou cores e formas, utilizando folhas de papel que coloria com vivas e brilhantes cores de guache. Recortava até atingir o resultado que pretendia. O processo de edição do álbum, iniciado em 1942, durou cinco anos. O título foi definido em 1944 e a ideia de incluir texto, em 1946. As imagens variam da abstração a figuras de grande vivacidade, mescladas a um texto manuscrito impresso em fac-símile no qual Matisse tece observações sobre assuntos diversos. O próprio autor esclarece que a composição aborda assuntos ligados ao circo, contos populares e viagens, com ritmo identificável aos sons de uma orquestra de jazz.

Sobre Henri Matisse:

Henri-Émile-Benoît Matisse (1869-1954) foi um artista francês que ficou mundialmente conhecido pelo uso cor e por sua técnica única de desenhar, que se caracteriza pela forma fluida e original, inspirando-se em mestres como Cézanne, Van Gogh e Gauguin. Formado em Direito, exercia a profissão, mas nas horas vagas tomava aulas de desenho, com apoio da sua mãe.Em1891, no entanto, abandona as leis e ingressa na escola de arte da Academia Julian, dando início a uma trajetória primorosa no mundo das artes plásticas.

Apesar de também ser desenhista, gravurista e escultor, Matisse se destacou, principalmente, na pintura. Juntamente com Picasso e Marcel Duchamp, foi considerado um dos artistas seminais do século XX,responsável por uma evolução significativa na pintura e na escultura. Seu domínio da linguagem expressiva da cor e do desenho, exibido em um conjunto de obras ao longo de mais de meio século, valeram-lhe o reconhecimento como uma figura de liderança na arte moderna.

Em 1896, por exemplo, expõe trabalhos no Salão da Sociedade Nacional de Belas Artes e tem obras adquiridas pelo Estado. Em 1904, apresenta a primeira exposição individual, na Galeria Vollard. No ano seguinte, participa do célebre Salão de Outono, em Paris, ao lado de Albert Marquet, Maurice Vlaminck e André Derain. Já Em 1909 apresenta exposição em Moscou e cria uma de suas obras-primas, A Dança, para o mecenas russo Shchukin.

Um de seus últimos trabalhos foi apresentado ao público em 1950: o livro Poemas de Charles D’ Orleans, editado por Tériade, no qual o artista vinha trabalhando na ilustração desde os anos 1940. Em 1952, inaugura o Museu Matisse em sua cidade natal, Le CateauCambrésis, norte da França.


Serviço:

Exposição:Henri Matisse - Jazz
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Abertura:11/07, às 19h, com visita guiada
Data:12 de julho a 10 de setembro de 2017
Horário:terça-feira a sábado, das 10h às 20h | domingo, das 12h às 19h
Classificação indicativa: Livre
Entrada gratuita
Informações gerais | Bilheteria CAIXA Cultural Fortaleza:

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.