Pular para o conteúdo principal

_*Com apoio do Nuvid/Ciops/SSPDS, PMCE prende suspeito de importunação sexual no Meireles*_

_A Polícia Militar do Ceará (PMCE) prendeu em flagrante, nessa quarta-feira (27), um homem, de 34 anos, suspeito de crime de importunação sexual contra uma adolescente, de 17 anos. A captura aconteceu no bairro Meireles – Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1), em Fortaleza. A ação contou com apoio do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid), da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS)._ _Assista ao vídeo no canal SSPDS TV, no Youtube:_ https://youtu.be/c4jUueVxaes

Com apoio da Secult, Festa de Yemanjá acontece nos dias 14 e 15/8, na Praia do Futuro e Praia de Iracema, em Fortaleza

A Festa de Yemanjá, que ocorre, anualmente, nos dias 14 e 15/8, agregando mais de 150 mil pessoas e congregando terreiros, e pessoas de diferentes regiões do Estado e religiões, bem como grupo culturais e afrodescendentes, estará com a tradicional programação acontecendo na Praia do Futuro e Praia de Iracema, em Fortaleza, com o apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult). Confira abaixo a programação. 

Na Praia do Futuro, a festa de Yemanjá, que acontece há 52º anos, a programação tem início na segunda-feira, 14/8, às 18h, na Barraca Zé da Praia, com a presença da diretoria da união Espírita Cearense de Umbanda (UECUM) que está completando 50 anos de existência. Também acontece às 18h30 a apresentação cultural do Afoxé Filhos de Oya, campeão do Carnaval de Fortaleza, no palco principal do evento. O início dos trabalhos com o Centro Rei Dragão do Mar de Mãe Taquinha de Oya começam às 19h30 e seguem até meia-noite. Vale lembrar que durante toda a noite, a equipe da UECUM estará recebendo e cadastrando as caravanas vindas de Fortaleza e outras cidade do Ceará, até o encerramento do evento.

A programação tem continuidade na terça-feira, 15/8, com a saída do cortejo às 9h com a imagem da Rainha do Mar da sede provisória da UECUM, na Rua Castro Silva, 920, no Centro de Fortaleza. A chegada do cortejo está prevista para às 10h, na Praia do Futuro. As atividades têm continuidade, com mais apresentações culturais, palestra, e homenagens. Durante a programação, a Mãe Suzana, presidente da União Espírita Cearense de Umbanda (UECUM) estará entregando o certificado de participação da 52ª festa de Yemanjá.

Já na Praia de Iracema, a programação de segunda-feira começa às 16h com a saída do cortejo da Rua Amadeu Sá, 421, no Jardim Guanabara, até o aterro da Praia. A abertura oficial está marcada para 18h, seguida de lançamento de livro do escritor Cícero Centriny, apresentação cultural e início dos rituais, que vão até meia-noite. Na terça-feira, é dia de conferir a programação a partir de 8h, com apresentação de roda de capoeira, e de grupos como Maracatu Solar. Haverá também palestra, cânticos para a Rainha do Mar e partida de jangada de oferendas na Praia de Iracema. 

Festa como patrimônio

Como forma de reconhecimento à Festa, o Conselho Estadual de Preservação de Patrimônio Histórico Cultural (Coepa) aprovou em reunião extraordinária realizada na Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), no dia 28 de junho, o parecer de abertura do Processo de Registro da Festa de Iemanjá como Patrimônio Imaterial do Ceará. 

O registro como patrimônio imaterial é de suma importância, visto que trata das referências culturais que estão muito presentes na história de um grupo e que foram transmitidas entre várias gerações. O registro de patrimônio imaterial reconhece o valor das diferentes manifestações populares representativas da nossa diversidade cultural, incluindo os vários grupos sociais, suas formas de expressão, suas celebrações e seus modos de vida.

“O Conselho está dando um passo muito importante. Nós temos uma predominância em torno da questão do tombamento do patrimônio de natureza material e hoje estamos fazendo a aprovação deste parecer para o registro da Festa de Iemanjá como patrimônio cultural imaterial do Estado do Ceará. Isso é além de um aspecto da diversidade cultura e da memória, mas é também de uma afirmação, de uma política afirmativa da diversidade cultural e étnica brasileira”, destaca o secretário da Cultura do Estado do Ceará e presidente do Coepa, Fabiano dos Santos Piúba.

PROGRAMAÇÃO - DIA DE YEMANJÁ

PRAIA DO FUTURO - Concentração: Barraca do Zé da Praia

DIA 14 | SEGUNDA
18h - Abertura oficial da Festa de Iemanjá, com a presença da diretoria da União Espírita Cearense de Umbanda (UECUM)
18h30 - Apresentação do Afoxé Filhos de Oya
19h30 - Anderson Monteiro e Paulo Renato cantam a Loa 2017 do Maracatu Filhos de Yemanjá.
20h10 - Pai Rafael de Ogum canta para os Orixás.
20h40 - Início dos trabalhos com o Centro Rei Dragão do Mar de Mãe Taquinha de Oya.
24h - Encerramento no palco principal

DIA 15 | TERÇA
9h - Saída do Cortejo com a imagem da Rainha do Mar da sede provisória da União Espírita Cearense de Umbanda (UECUM), na Rua Castro e Silva, 920 – Centro – Fortaleza.
10h - Chegada da Imagem de Iemanjá ao palco principal
10h20 - Abertura do evento com a presença da diretoria da UECUM
10h25 - Apresentação Cultural do Afoxé Acabaca com a participação de Ivaldo Paixão. 
12h - Início dos trabalhos em frente ao palco principal com o Centro Abassa de Yemanjá do Pai Rodrigo.
13h às 16h - Presença de autoridades do Município e do Estado.
16h - Palestra sobre o tema: Yemanjá Rainha do Mar e Mãe do Acolhimento (Kelma de Yemanjá).
17h - Entrega das Oferendas para a Yemanjá.
18h - Encerramento com Apresentação Cultural do Afoxé Filhos de Oya.

PRAIA DE IRACEMA - Concentração: Aterro

DIA 14 | SEGUNDA
16h - Saída do Cortejo (Rua Amadeu Sá, 421 - Bairro Jardim Guanabara).
17h- Acolhimento no Aterro da Praia de Iracema
18h- Abertura Oficial
18h20 - Lançamento do Livro do escritor Cícero Centriny
18h50 - Memorial da Umbanda
19h - Apresentação Cultural
19h30 - Início dos rituais
00h - Encerramento com as primeiras
oferenda

DIA 15 | TERÇA
8h - Roda de Capoeira
9h - Palestra - "O que é tambor de Crioula", Terecô e Tambor de Mina /Escritor Cícero Centriny
10h - Apresentação do Tambor de Crioula
11h - Apresentação de Cocos
12h - Acolhida dos Terreiros
13h - Cânticos para Yemanjá Chegada do Andor saindo do mar
14h - Gira de Caboclo
16h - Cerimônia de Casamento umbandista
17h - Apresentação do Maracatu Solar/ Nação Bom Jardim
17h30 - Partida da Jangada das oferendas
18h - Encerramento.

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.