A redução do pessimismo econômico no exterior e as apostas sobre os juros no Brasil fizeram o dólar ter o segundo dia consecutivo de queda expressiva. A bolsa de valores recuou pela primeira vez após três altas seguidas. O dólar comercial encerrou esta terça-feira (23) vendido a R$ 5,13, com recuo de R$ 0,038 (-0,74%). A cotação chegou a iniciar em alta, atingindo R$ 5,18 nos primeiros minutos de negociação, mas inverteu o movimento após a abertura dos mercados nos Estados Unidos. Na mínima do dia, por volta das 15h30, chegou a R$ 5,12. A moeda norte-americana está no menor nível desde o último dia 12, quando tinha fechado em R$ 5,12. A divisa acumula alta de 2,29% em abril e de 5,7% em 2024. Na semana passada, o dólar chegou a aproximar-se de R$ 5,30. No mercado de ações, o dia foi mais tenso. O índice Ibovespa, da B3, fechou aos 125.148 pontos, com queda de 0,34%. O indicador chegou a subir durante a tarde, mas não sustentou a alta, por causa da queda do preço do ferro no mercado i
O Instituto JCPM, em Fortaleza, atua com duas unidades: uma no RioMar Fortaleza e outra no RioMar Kennedy. Ao todo, desde a inauguração em 2014, cerca de 4.000 jovens já foram capacitados pelos programas do IJCPM na capital cearense.
O Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM) é finalista do Prêmio Abrasce 2017, na categoria Newton Rique de Sustentabilidade. Como foco do reconhecimento está o trabalho social desenvolvido nas comunidades do entorno dos empreendimentos comerciais do Grupo JCPM. São beneficiados jovens de 16 a 24 anos, com programas gratuitos de qualificação profissional, pré-universitário, cursos de idiomas, elevação de escolaridade, além de oficinas culturais. Em Fortaleza, o IJCPM tem atuação em bairros do entorno do Papicu e do Presidente Kennedy, beneficiando a comunidade local (13 bairros no Papicu e 8 no Presidente Kennedy). Ao todo 4.000 jovens já foram capacitados pelos programas de qualificação para o Varejo nas unidades do RioMar Fortaleza e do RioMar Kennedy. Além disso, mais de 1.175 estão inseridos nos mercado do trabalho e grande parte exerce suas funções nos dois shoppings.
Na categoria Newton Rique, a Associação Brasileira de Shopping Center destaca anualmente projetos de relevância social e ambiental para a sociedade. O IJCPM apresentou, além do trabalho com jovens, sua atuação junto à comunidade, onde realiza ações de apoio à saúde de idosos, cidadania, palestras para famílias dos jovens atendidos, e uma importante iniciativa feita em parceria com o RioMar Recife que é a implantação de uma loja com a produção de artigos de empreendedores do Pina e de Brasília Teimosa. O projeto, que é realizado em datas sazonais, eleva consideravelmente a renda gerada na comercialização da produção local, além de permitir grande projeção do trabalho realizado por cada um deles.
Na 14ª edição do Prêmio Abrasce 215 projetos se inscreveram nas sete categorias da Premiação deste ano. O reconhecimento anual visa incentivar projetos desenvolvidos por shopping centers de todo o País e reforçar a importância dessa indústria como agente de transformação de realidades sociais, ambientais e econômicas. A entidade foi criada há 40 anos e conta com mais de 400 centros comerciais associados. A indústria de Shopping Center faturou em 2016 R$ 157 bilhões.
Atuação IJCPM no Nordeste
O IJCPM está completando dez anos de atuação e, ao longo de uma década, realizou cerca de 28 mil atendimentos. Os jovens do pré-universitário 2016, no Recife, foram destaque na última avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Quase quatro mil jovens já foram inseridos no mercado de trabalho, com acompanhamento de desempenho ao longo do primeiro ano de atividade nas empresas. “Acreditamos que investir na educação dos jovens é o caminho para contribuir para o desenvolvimento da sociedade como um todo. Esse é compromisso social do Grupo com a sociedade”, comenta a diretora de Desenvolvimento Social e de Relações Institucionais do Grupo JCPM, Lúcia Pontes.
Hoje, são seis unidades do IJCPM localizadas em quatro Estados (Pernambuco, Bahia, Ceará e Sergipe). São 4,8 mil atendimentos ao ano, sempre focados nas comunidades do entorno dos empreendimentos, e para jovens matriculados ou egressos do Ensino Público.