Pular para o conteúdo principal

Incêndio atinge prédio em construção em Recife Segundo o Corpo de Bombeiros, ainda não há informações sobre vítimas

  Um incêndio atingiu um prédio em construção no bairro da Torre, zona oeste do Recife, na noite desta quinta-feira (28). Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, ainda não há informações sobre vítimas.  Vídeos divulgados nas redes sociais mostram o incêndio de grandes proporções. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 20h05min da noite de hoje. Inicialmente, foram enviadas quatro viaturas ao local: duas de combate a incêndio,  uma plataforma e uma de comando operacional.  Por questão de segurança, a Neoenergia, concessionária de energia que atende a região, informou que desligou preventivamente a rede elétrica nas imediações do edifício. “Equipes da distribuidora permanecem na localidade auxiliando os trabalhos do Corpo de Bombeiros. O serviço na área será imediatamente restabelecido assim que houver condições segura para a população”, informou a empresa.  O prefeito do Recife, João Campos, disse que acionou o Centro de Operações do Recife (COP) para monitorar os e

Marco Túlio lança nesta sexta, 1/9, na Livraria Cultura, o livro "Violão Clube do Ceará". Lançamento tem apresentações de violonistas, com entrada franca

Um grande encontro de mestres do violão cearense, para marcar o lançamento do novo livro do professor da UFC e violonista Marco Tulio, um dos nomes de maior destaque na nossa cena musical, na seara acadêmica e na formação de novos músicos. Assim será o lançamento de "Violão Clube do Ceará - Os Feiticeiros da Melodia", livro que aborda o grupo de instrumentistas que se reuniam, de 1945 a 1962, em Fortaleza, para executar músicas ao violão. O lançamento acontece nesta sexta-feira, 1/9, na Livraria Cultura (Av. Dom Luiz, esquina com Av. Virgílio Távora, na Aldeota).

Com entrada franca, o público poderá conferir na ocasião músicas interpretadas por consagrados violonistas e professores cearenses, como Marcos Maia (Uece), Rogério Lima (Escola Tocata) e Eddy Lincolln (IFCE), além do próprio autor, que abrirá o evento com seu violão e apresentará o livro em uma entrevista aberta conduzida pelo jornalista, compositor e produtor Dalwton Moura. Um começo de noite de sexta com um bom papo entremeando pesquisa, música e história. O Quinteto 30 Cordas, arregimentado pelo jovem violonista Marco Leonel Fukuda, também se apresentará na ocasião.

O livro é resultado de pesquisa acadêmica de Marco Tulio, com orientação do professor doutor Luiz Botelho Albuquerque, da Universidade Federal do Ceará (UFC), representando uma nova e importante publicação no eixo temático "Ensino de Música", do Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira da mesma universidade.

A obra é fruto da pesquisa criteriosa, rigorosa e apaixonada de Marco Tulio, com olhar atento para os processos formativos e de legitimação do violão na Fortaleza dos anos 40 ao começo da década de 60, abordando a constituição de um campo cultural, com sua relativa autonomia, pelos que se destacavam nesse instrumento. Destaca também o significado e a importância do Violão Clube do Ceará em uma Fortaleza que começava a acelerar seu ritmo de urbanização e cosmopolitismo.

Do violão a Bourdieu

"Violão Clube do Ceará" apresenta a importância das relações entre os agentes violonistas, as instituições, o rádio, a imprensa, os documentos, as agremiações, o contexto urbano e toda a trajetória histórica do violão, além dos principais nomes do violão, da questão do repertório e dos gêneros musicais fundamentais para uma pesquisa alicerçada na praxiologia de Pierre Bourdieu.

"Investigando esses aspectos, Marco Tulio apresenta um contexto violonístico conduzindo o leitor em uma viagem histórica que não apenas narra, mas também analisa, questiona, desvela, apresenta o que não pode ser percebido à primeira vista", destaca o professor do Curso de Música da UFC Pedro Rogério, no prefácio do livro, enfatizando: "Os agentes do Violão Clube do Ceará souberam usar os truques  e a magia social a favor da legitimação de suas obras".

Música e sobrevivência

"Marco Tulio opera uma espécie de mágica social tornando visível o que antes era invisível, fazendo ver o que não está na superfície ou dizendo de outra forma, desmontando as armadilhas do senso comum. Põe à mostra as questões de seleção, de escolha, de filiação a um nome legítimo, como uma marca que garante status aos agentes filiados apresentando para a sociedade não somente a proposta de um grupo de violonistas, mas a proposição teoricamente fundamentada como estratégia de sobrevivência na sociedade marcada pelas distinções de classes", acrescenta Pedro Rogério, ressaltando que o livro de Marco Tulio "compõe o momento histórico da música cearense em que se tem uma vasta produção que coloca em pauta os saberes locais".

Mais sobre o autor


Marco Tulio Ferreira da Costa é doutor em Educação brasileira e professor da Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduado em Música pela Universidade Estadual do Ceará (Uece, 1989), tem mestrado em Performance Certificate, pela Northern Illinois University, EUA (2004) e Doutorado em Educação pela UFC (2010). Tem experiência na área de Performance e Educação, atuando principalmente nos temas Educação Musical, performance, ensino do violão e arranjo.

É coordenador dos projetos de extensão da UFC Quarteto de Violões da UFC (2000-2017), Choro, a música do Brasil(2012-2016), Ensinando e Aprendendo (2012-2017). Atualmente é coordenador do Curso de Licenciatura em Música UFC (2017). Paralelamente, atua com freqüência no cenário musical de Fortaleza, tanto como solista quanto acompanhado cantores. Como mais de quarenta anos de dedicação de estudo ao violão, prepara um livro de arranjos com músicas brasileiras para o instrumento.

SERVIÇO:
"Violão Clube do Ceará - Os Feiticeiros da Melodia". Lançamento do livro do professor e violonista Marco Tulio. Com apresentação musical do autor e dos colegas  violonistas Marcos Maia, Rogério Lima, Eddy Lincolln, Marco Leonel Fukuda e Quinteto 30 Cordas. 

Sexta-feira, 1/9, às 19h, no auditório da Livraria Cultura (Av. Dom Luiz, esquina com Av. Virgílio Távora, na Aldeota), com entrada franca. O livro está disponível somente para venda online, nos sites da Livraria Cultura, Amazon e Livraria da Folha.

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.