Pular para o conteúdo principal

Fiocruz: internações por gripe e vírus sincicial aumentam no país Casos de covid-19 têm tendência de queda

  Boletim InfoGripe, divulgado nesta semana pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), chama atenção para alta das internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), causadas principalmente pelo vírus sincicial respiratório (VSR) e a influenza A, o vírus da gripe. O boletim aponta ainda para queda dos casos de covid-19, com alguns estados em estabilidade. Nas últimas quatro semanas, do total de casos de síndromes respiratórias, 54,9% foram por vírus sincicial e 20,8% por influenza A. Entre as mortes, os dois vírus são os mais presentes. Conforme o boletim, as mortes associadas ao vírus da gripe estão se aproximando das mortes em função da Covid-19, "por conta da diferença do quadro de diminuição da Covid-19 e aumento de casos de influenza". Desde o início de 2024, foram registrados 2.322 óbitos por síndrome respiratória grave no país.  O coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, alerta para a importância da vacinação contra a gripe, em andamento no país, como forma de evitar

Semana do Patrimônio em Icó instala Casa do Patrimônio


Programação especial será realizada entre os dias 16 e 19 de agosto e contará com a instalação da Casa do Patrimônio


O Teatro Municipal da Ribeira dos Icós será o palco da solenidade de abertura da Semana do Patrimônio em Icó, Ceará, que irá mobilizar atividades voltadas ao âmbito patrimonial entre os dias 16 e 19 de agosto próximo. 

O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Icó, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Universidade Federal do Cariri (UFCA) e Faculdade Vale do Salgado (FVS).

A partir das 19h desta quarta-feira (16), a programação cultural será aberta com a apresentação da Banda Municipal de Música de Icó Maestro Gonçalo Farias dos Santos e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Icó, além da apresentação da História e Patrimônio de Icó pelo memorialista Altino Afonso Medeiros. 

As falas da Prefeitura Municipal de Icó, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e Faculdade Vale do Salgado (FVS) comporão a noite de abertura, que ainda contará com a apresentação de projetos de pesquisa, extensão e ensino do curso de Bacharelado em História com ênfase em Patrimônio da UFCA em Icó.

Na quinta-feira (17), Dia Nacional do Patrimônio Cultural, durante a manhã serão realizadas oficinas de dança e teatro. Na noite, a Casa de Cultura Mariinha Graça receberá a instalação da Casa do Patrimônio de Icó, com uma solenidade com a presença da superintendente do IPHAN no Ceará, Ítala Byanca Morais da Silva, juntamente com representações do Escritório do IPHAN de Icó, Pedro Lucca Cândido, da Prefeitura Municipal de Icó, UFCA e instituições parceiras da sociedade civil. 

Durante a instalação da Casa do Patrimônio, haverá a apresentação da Banda Municipal de Música de Icó Maestro Gonçalo Farias dos Santos, apresentação de projetos de parceiros da proposta, que ainda assinarão o documento que dará início às atividades da mesma. Haverá, também, a abertura da exposição sobre o Patrimônio de Icó, realizado pelo projeto “Fotograficamente Falando”.

Será lançado, ainda, a fanpage da Casa do Patrimônio, em parceria com o curso de Análise de Desenvolvimento de Sistemas (ADS) da FVS, e o projeto “Quinta da Cacimba”, no térreo da Casa de Cultura de Icó, com a abertura feita pelo Quinteto de Sopros Ikós, seguido de apresentações de música, teatro, dança e poesia. Paralelo a esta programação, haverá, em uma sala, projeções de vídeos do canal “Icó em Fatos e Memórias”, projeto de educação patrimonial que realiza uma releitura da obra do professor e memorialista Miguel Porfírio de Lima (in memoriam). Exposições de trabalhos artesanais da Associação dos Produtores de Artesanato, Gestores Culturais e Artistas de Icó (Aproarti) também estarão presentes, juntamente com exposições individuais.

A Casa do Patrimônio é um espaço educativo para aperfeiçoamento da gestão, proteção, salvaguarda, valorização e usufruto do patrimônio cultural. O objetivo é oferecer um espaço de interlocução e diálogo com a comunidade local, de articulação institucional e de promoção de ações educativas, visando fomentar e favorecer a construção do conhecimento e a participação social.

Na sexta-feira (18), as oficinas de dança e teatro ofertadas serão ofertadas, seguidas de uma programação cultural à noite na calçada do espaço cênico mais antigo do Ceará, o Teatro da Ribeira dos Icós (1860), que contará com a apresentação da quadrilha junina “Valente Nordeste”, do distrito de Lima Campos, em Icó, além de esquetes teatrais dos grupos teatrais locais. Pela manhã e tarde, a exposição sobre o Patrimônio de Icó ficará aberta para a visitação.

A Semana do Patrimônio Cultural de Icó será encerrada no sábado (19), com a programação cultural noturna na Casa de Cultura Mariinha Graça. Falas das representações que integraram a programação do evento serão seguidas de apresentações artísticas no “Sábado da Cacimba”, que integra a programação da Casa do Patrimônio. Em uma sala do sobrado haverá a segunda noite de projeções de vídeos do canal “Icó em Fatos e Memórias”.

A programação visa debater e ocupar os equipamentos culturais que integram o tombamento nacional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), valorizando a Cultura local e proporcionando a ampliação de espaços que visem reforçar o sentimento de pertencimento e identidade à população icoense.

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.