Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Fortaleza realiza mutirão para entrega de carteiras de identificação para pessoas autistas A ação tem o objetivo de reduzir a fila de espera pelo documento e diminuir o tempo entre a solicitação e recebimento da carteira

  Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a Prefeitura de Fortaleza inicia, nesta terça-feira (02/04), um mutirão de entrega das Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). Durante todo o mês, serão entregues duas mil carteiras de forma descentralizada em todas as Secretarias Executivas Regionais (SERs). A ideia é zerar a fila de espera para quem já solicitou e diminuir o tempo entre as novas solicitações e o recebimento. A emissão da CIPTEA, que completa um ano neste mês, tem como objetivo inibir as barreiras atitudinais no atendimento às pessoas autistas, ou seja, atitudes ou comportamentos que impeçam ou prejudiquem a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas. Ao apresentá-la, torna-se obrigatório o acesso prioritário em todos os serviços públicos e privados, em especial, nas áreas da saúde, educação e assistência social. "Essa é uma forma de garantir um dir

Sobrado Dr. José Lourenço: 10 anos de arte, 160 anos de História



O Sobrado Dr. José Lourenço completou nessa segunda-feira, dia 31 de julho, 10 anos de inauguração como equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult). Ao longo desses dez anos, o museu atende à sua missão e valores institucionais, que consiste em desenvolver um espaço de fruição e de aplicação de técnicas e experimentações que aproxime o público visitante do processo artístico, aproximando-se também do artista e de todos aqueles que atuam na construção de um projeto expográfico. As paredes de alvenaria já presenciaram estranhamento e curiosidade do público, assim como diversos sentimentos que emergem de seus visitantes, de seus colaboradores, de seus amigos; já presenciaram antigos clientes das pensões alegres que funcionaram no Sobrado em outras décadas, e escutaram atentamente as histórias da passagem do tempo.

O Sobrado, além de alvenaria, é feito de gente, de tinta, de telas, de cores, de sensações, de histórias, tudo congregado em cada canto, em cada porta, em cada sala, em cada projeto, em cada colaborador e em cada novo aroma de café coado no meio da tarde. Afinal, ele é, como diz o pesquisador Gilmar de Carvalho, uma Sentinela do Tempo. O Sobrado Dr. José Lourenço,  edificação localizada à rua Major Facundo, 154, Centro, já abrigou diversos estabelecimentos ao longo de mais de 160 anos. Tombada em 2004, a primeira edificação de três andares de Fortaleza observava as transformações ocorridas para receber uma nova função: em 2007, viu surgir dentro de si um espaço cultural que se firmaria como Museu de Arte Sobrado Dr. José Lourenço.

Construído a diversas mãos, sua trajetória foi desviada pela curadora Dodora Guimarães. Planejado para ser anexo do Museu do Ceará, foi pela intervenção de Dodora que se descobriu o Sobrado como espaço potencial para as Artes Visuais e Plásticas do Estado. Assim, em 2007 surge um espaço pleno de possibilidades e com grande potencial para fomentar as Artes Visuais, Plásticas, de promover a experimentação para novos artistas, assim como o intercâmbio de experiências entre artistas e entre outros profissionais dos Mundos da Arte. O Sobrado possui três pavimentos onde há espaços expositivos, espaço de convivência, biblioteca, espaço para café, auditório, reserva técnica e área administrativa. De suas largas paredes emanam narrativas que integram a História da Saúde do Ceará e as linhas e traços arquitetônicos revelam um jogo de imponência e distinção social ao cruzar várias tendências da Arquitetura de maneira única em Fortaleza. Atualmente, suas paredes tombadas recebem trabalhos de naturezas distintas, que contribuem para a construção de uma História Institucional para o Sobrado e de uma Memória das Artes no Ceará.

O Sobrado é um Museu em constante debate, que dialoga com seu entorno e democratiza o acesso à cultura, principalmente por compreender que esse processo está muito além de prover uma programação gratuita de qualidade, desenvolvendo mecanismos que possibilitem a acessibilidade em seu sentido amplo. Suas atividades envolvem uma Biblioteca de Artes Visuais, Ação educativa para o patrimônio, exposições de curta duração, oficinas, workshops, Cineclube, Cafés do Zé e o evento mais recente adicionado ao calendário: Exposição/Fórum. O trabalho da equipe do Sobrado é pautado nas ações voltadas às Artes Visuais, às exposições e ao espaço estrutural em si, refletindo questões ligadas às Artes, Educação, Patrimônio  e Memória.

Dentre suas atividades recentes, destaca-se a Exposição/Fórum: Arte Descolonial, cuja chamada de trabalhos encerrou-se semana passada. O Evento, previsto para setembro, resulta da colaboração de vários artistas, pesquisadores, professores e visitantes para a construção de um lugar para a teoria e  a prática, de intercâmbio entre os colaboradores do setor cultural, de desenvolvimento de problemática e de espaço para debate e produção de conhecimento.

Sobrado Dr. José Lourenço - 10 anos em números:

55 exposições
+ de 40 Cafés do Zé
+ de 400 artistas envolvidos
+ de 100 colaboradores ao longo do tempo
+ de 500 oficinas
+ de 1000 ações educativas

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.