Pular para o conteúdo principal

Acusado de tentar matar irmãos gêmeos em Fortaleza é condenado a mais de 13 anos de prisão

  Tribunal Popular da 4ª Vara do Júri da Comarca de Fortaleza condenou, nessa quarta-feira (24/04), Micael Rodrigues de Lima a 13 anos e 10 meses de reclusão, em regime inicialmente fechado, por tentativa de homicídio contra irmãos gêmeos. O crime ocorreu em 6 de fevereiro de 2022, no bairro Moura Brasil, na Capital. O Conselho de Sentença reconheceu, por maioria de votos, a materialidade e autoria do crime, afirmando que Micael iniciou a execução do delito, embora não tenha se consumado devido a circunstâncias externas. Os jurados também concordaram que o réu agiu por motivo torpe e usou meios que impossibilitaram a defesa das vítimas. Além da tentativa de homicídio, o acusado foi considerado culpado por sua participação em uma organização criminosa, com o Conselho de Sentença reconhecendo a materialidade do fato e mantendo a autoria delitiva. O direito de recorrer em liberdade foi negado ao réu, em parte, devido à gravidade dos fatos apresentados durante o julgamento e ao risco perce

Encontro de Narrativas para a Infância acontece em Sobral e Fortaleza durante o 7º TIC

Palestras e oficinas serão realizadas com foco na arte contemporânea e brincadeiras. As inscrições são gratuitas.

Adriana Klisys, que ministrará a oficina “A imaginação que brinca". Foto: Divulgação
Desde 2013, o TIC - Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará realiza o Encontro de Narrativas para a Infância, um espaço de reflexão e discussão sobre os diferentes aspectos da Cultura Infância, perpassando por sua extensão antropológica, social, produtiva, econômica, simbólica e estética. São realizadas oficinas e palestras contemplando diferentes manifestações artísticas e culturais.  A proposta é refletir sobre a relação entre cultura e infância diante da contemporaneidade e reunir diferentes referências e perspectivas em torno da criação, produção e distribuição de conteúdo cultural.

Em 2017, o Encontro de Narrativas para a Infância ofertará, em Fortaleza e Sobral, palestras e oficinas sobre as convergências entre a arte contemporânea e o brincar, destacando as semelhanças dos processos criativos do artista e da criança e o papel do educador neste contexto. As atividades serão gratuitas e destinadas a educadores e artistas.

Em Fortaleza, as palestras e oficinas visam qualificar a equipe do Programa Brincando e Pintando do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Em Sobral, as palestras serão voltadas para educadores da rede de educação básica municipal. No entanto, todas as atividades também são abertas ao público mediante prévia inscrição.

Nas duas cidades serão proferidas as seguintes palestras:

“Mediação nos processos criativos e lúdicos” com Adriana Klisys (PA) - A palestra refletirá acerca da mediação nos processos criativos e lúdicos. Partirá do princípio que a criatividade não é algo que se ensina. Será destacado papel do educador no desenvolvimento artístico da criança e também qual é o seu limite. O brincar será reforçado no processo de mediação em artes.

“Arte Contemporânea e a Poética das crianças pequenas”, com Denise Nalini (SP) – O intuito é refletir sobre a interface entre a arte contemporânea e as crianças pequenas. A palestra destacará as interseções entre a poética da criança pequena e os modos de fazer arte contemporânea, constatando similaridades de temáticas e de procedimentos.

“Brinquedo, brincadeira e Arte Contemporânea”, com Simone Barreto (CE) – O intuito é refletir sobre processos artísticos da arte contemporânea na infância. A palestra destacará as possibilidades de pensarmos a criação de brincadeiras, brinquedos e experimentações artísticas por meio de performances, pinturas de ação, fotografias e instalações contemporâneas.

Em Fortaleza Adriana Klisys (PA) e Denise Nalini (SP) ministram, respectivamente, as oficinas“A imaginação que brinca” “Brincar com Arte Contemporânea”, onde aprofundam assuntos abordados em suas palestras e trazem outras


PROGRAMAÇÃO EM SOBRAL

Palestras
Dia 02/10 (segunda-feira)
Local: a definir

13h30 - Palestra “Mediação nos processos criativos e lúdicos” com Adriana Klisys (PA)
14h00 - Palestra “Arte Contemporânea e a Poética das crianças pequenas”, com Denise Nalini (SP)
14h30 - Palestra “Brinquedo, brincadeira e Arte Contemporânea”, com Simone Barreto (CE)
15h00 – Debate com os palestrantes.

PROGRAMAÇAO EM FORTALEZA

Palestras
Dia 03/10 (terça-feira)
Local: Porto Iracema das Artes

16h - Palestra “Mediação nos processos criativos e lúdicos” com Adriana Klisys (PA)
16h30 - Palestra “Arte Contemporânea e a Poética das crianças pequenas”, com Denise Nalini (SP)
17h - Palestra “Brinquedo, brincadeira e Arte Contemporânea”, com Simone Barreto (CE)
17h30 – Debate com os palestrantes.


Oficinas
De 4 a 7/10 (quarta a sábado)
Local: Porto Iracema das Artes

8h30 às 12h30 - Oficina “A imaginação que brinca” com Adriana Klisys (PA) – 16h/a
Nesta oficina acontecem vivências estéticas, criativas e culturais permeadas de um toque sutil de brincadeira, onde os participantes terão a oportunidade de recordar o lado inventivo da infância. Será explorado um terreno fértil para a brincadeira e a arte se manifestarem em sua total potência. Os alunos vão apreciar e interagir com artistas que têm uma forte conexão com os aspectos lúdicos em suas obras.

14h às 18h - Oficina “Brincar com Arte Contemporânea” com Denise Nalini (SP) – 16h/a
Oferecer aos educadores oportunidades de conhecer a Arte Contemporânea, pode contribuir para reflexões sobre sua prática cotidiana e ampliar significativamente os campos de experimentação com as crianças. Nessa oficina, será percorrido um caminho que passo por propostas sensoriais e os modos de fazer da arte contemporânea. 

CURRÍCULO DAS PALESTRANTES E PROFESSORAS
Adriana Klisys (PA) é considerada uma das mais importantes autoras brasileiras sobre o brincar na infância. Formada em psicologia pela PUC-SP, Klisys atua em diversos segmentos, como a criação de jogos, produção de materiais educativos, montagem de brinquedotecas, entre outras. Autora dos livros: Quer Jogar?, Ciência, Arte e Jogo, Brincar e Ler para Viver, Brinca Ciência volumes 1 e 2 e Bem-vindo, mundo! Sua brincadeira favorita é inventar.
Denise Nalini (SP) é Doutora pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo na linha de pesquisa de Psicologia e Educação/ FEUSP(2015). Mestrado em História e Filosofia da Educação/FEUSP (1996). Estuda e pesquisa as relações entre a poética da criança pequena e a Arte Contemporânea. Realiza consultorias presenciais e a distância em Arte-Educação, Educação Infantil e Leitura e Escrita.

Simone Barreto (CE) é artista visual, com ênfase em sua formação em desenho e gravura. Criou ÕWÃ, um projeto de brinquedos, brincadeiras de pano e práticas de arte educação. Ministra diversas oficinas e cursos de desenho, pintura, gravura, bordado, bonecos de pano para adultos e crianças.

Apresentado pelo Ministério da Cultura, CAIXA e Enel, o 7º TIC é uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (via Lei de Incentivo à Cultura). Tem o patrocínio da M Dias Branco e Caixa. Agradecimento: Naturagua e Enel. Apoio: Hapvida, Marisol e Governo do Ceará, através da sua Secretaria da Cultura. Parceria: Escola Porto Iracema das Artes, Instituto Francês, Cinemateca da Embaixada da França, Consulado da França em Recife, Fecomércio, SESC, Theatro José de Alencar, Instituto Dragão do Mar, Prefeitura de Sobral e ECOA. Produção: Invento Produções Culturais. Promoção: Instituto Seara.


INSCRIÇÕES

Link para inscrição das Palestras em Sobral: https://goo.gl/forms/y9wy2vZa1jBn3Px82
Link para inscrição das Palestras em Fortaleza: https://goo.gl/forms/dhBaYccKe5tkfmgN2
Link para inscrição da oficina “A imaginação que brinca” com Adriana Klisys (PA):
Link para inscrição da oficina “Brincar com Arte Contemporânea” com Denise Nalini (SP):


SERVIÇO

7° TIC - Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará - De 6 a 12 de outubro em Fortaleza e de 11 a 16 em Sobral.  Informações: (85) 3048 6077. Email: fest.teatroinfantil@gmail.com.Site: www.festivaltic.com.br.

Encontro de Narrativas para a Infância – Dia 02 de outubro em Sobral e de 3 a 7 em Fortaleza. Informações e inscrições: (85) 3048 6077. Email: fest.teatroinfantil@gmail.com. Site: www.festivaltic.com.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.