Pular para o conteúdo principal

PF não estima prazo para identificar corpos encontrados em barco Perícia começou ontem em conjunto com Polícia Científica do Pará

  Polícia Federal (PF) disse hoje (18) que ainda não é possível estimar   prazo para a identificação   dos nove corpos em embarcação encontrada à deriva no litoral paraense,   próximo ao município de Bragança .  A perícia, para identificação das vítimas, começou ontem (17), em conjunto com a Polícia Científica do Pará. De acordo com a PF, os corpos serão temporariamente sepultados na capital paraense, Belém, até que as identidades tenham sido estabelecidas e as famílias das vítimas possam ser formalmente comunicadas. A principal hipótese é que as vítimas tenham vindo da  África  em direção às Ilhas Canárias, na Espanha, arquipélago usado como rota migratória para entrada no continente europeu. Segundo a polícia, os inícios apontam que o barco, provavelmente saiu da Mauritânia, na África e acabou pegando uma corrente marítima com destino ao Brasil. “Como a migração de pessoas dos países africanos é uma questão humanitária que conta com milhares de pessoas desaparecidas e inexistem dados

Museu Sacro São José de Ribamar completa 50 anos com programação cultural, exposição, apresentações musicais e oficinas

Tombado pelo Estado em 1983, o Museu Sacro São José de Ribamar é pioneiro na Arte Sacra no Ceará e abriga acervo com obras datadas dos séculos XVII , XVIII e XIX, com uma diversidade de imagens de santos e de anjos, objetos das procissões religiosas, parâmetros litúrgicos, missais etc, totalizando cerca de 1.400 peças, muitas de notório valor artístico e cultural, que nos remetem ao barroco colonial cearense. 

Inaugurado em 27 de setembro de 1967, pelo padre José Hélio Paiva, o Museu de Arte Sacra São José de Ribamar, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado (Secult), completa neste mês 50 anos de uma história que se confunde com a nossa, uma vez que Aquiraz, cidade em que está localizado, foi  a “primeira capital” cearense (à época “Vila São José de Ribamar”).

Reconhecendo a contribuição histórica do Museu para o Estado e comemorando os seus 50 anos, o equipamento receberá no próximo dia 29/9, sexta-feira, a partir das 9h, a 7ª edição do Circuito UFC-Arte. Esta é uma realização da Secretaria de Cultura Artística da UFC (Secult-Arte/UFC), desenvolvida em parceria com a Secult. A atividade comemorativa contará com uma extensa programação que contempla oficinas, apresentações musicais e espetáculo de dança. Todos os artistas e professores envolvidos fazem parte dos projetos do Bolsa Arte da Secult-Arte/UFC.

As oficinas de músicas ocorrerão em dois momentos. No turno da manhã, às 10 horas, quando será realizada a Oficina de Técnica Vocal e Canto Coral, ministrada por Gabriel Sintra e Andrey Barbosa. À tarde, a partir das 13 horas, será a vez da Oficina de Prática Compartilhada em Instrumentos de Sopro: realizada pela Banda Sinfônica, ministrada pelo professor Filipe Ximenes. As duas atividades ocorrerão na sala itinerante, no anexo do museu. As inscrições para as oficinas estarão abertas até o dia 27 de setembro, e podem ser feitas através dos formulários disponíveis no site da UFC. Os alunos participantes das oficinas receberão certificados. 

O Circuito UFC-Arte conta ainda com uma programação cultural da qual participam as atrações artísticas 4 em foco, Coral do ICA, o Coletivo Danças Urbanas da UFC e a Oficina de Prática Compartilhada em Banda Sinfônica, que ocorrerá no entorno do museu, a partir das 16 horas.

O CIRCUITO UFC-ARTE
O Circuito UFC-Arte desenvolve ao longo do ano letivo uma série de eventos artísticos e culturais que tem como objetivo contribuir para a ampliação do acesso às diversas produções e expressões artísticas realizadas pelos alunos integrantes do Programa de Promoção da Cultura Artística (PPCA). Dessa forma, o Circuito UFC-Arte  busca cooperar com a fruição da cultura no estado do Ceará e, consequentemente, com a formação de plateia.

Inaugurado em 27 de setembro de 1967 pelo padre José Hélio Paiva, o Museu de Arte Sacra São José de Ribamar é pioneiro na arte sacra no estado. Sua história se confunde com a nossa, já que Aquiraz foi a “primeira capital” cearense (à época “Vila São José de Ribamar”).

Com obras datadas dos séculos XVII , XVIII e XIX, alusivas à fé do povo cearense, o museu conta com um acervo de mais de 1.400 peças, entre imagens sacras, objetos de procissão, parâmetros litúrgicos, oratórios, alfaias e missais, sendo parte dessas obras deixadas pelos padres jesuítas no Ceará desde o fim do século XVIII.

INSCRIÇÕES PARA AS OFICINAS:
Oficina de Técnica Vocal e Canto Coral | 10h | Sala Itinerante do Museu Sacro São José do Ribamar (Aquiraz)

Nessa oficina iremos trabalhar com aspectos teóricos e práticos da técnica vocal voltada para o canto em grupo. Na parte teórica falando um pouco de aspectos fisiológicos da técnica vocal usada para estética coral, e na parte prática através de vocalizes que façam com que o aluno perceba em seu próprio corpo como funciona a técnica. Como repertório adotaremos uso de cânones para que eles compreendam melhor como é o funcionamento do coral e das várias vozes soando ao mesmo tempo e como cada uma delas se completa dentro de cada música. 

-> Professores: Gabriel Moura Loiola Dias e Marcos Andrey Barbosa de Sousa.

-> Período de inscrições: 12 a 27 de setembro.

-> Exigências para participação: Ter no mínimo 16 anos.

-> Realização: Dia 29 de setembro (sexta-feira) | 10 horas | Museu Sacro São José do Ribamar (Sala Itinerante)

-> Duração: 2 horas.

-> Formulário de Inscrição: https://goo.gl/MjNcQs

Obs: Inscrição sujeita a limite de vagas. A confirmação será enviada por e-mail.

Oficina de Prática Compartilhada em Instrumentos de Sopro: Banda Sinfônica | 13h | Sala Itinerante do Museu Sacro São José do Ribamar (Aquiraz)

A oficina será ministrada pelo professor Filipe Ximenes, do Curso de Licenciatura em Música da UFC. Nesta oficina temos como objetivo possibilitar meios para o desenvolvimento de uma prática musical compartilhada, além disso apresentaremos uma estruturação musical de Banda Sinfônica buscando entender a relação entre os instrumentos. O repertório estudado durante a oficina apresenta uma possibilidade pedagógica que poderá contribuir com a formação de outros grupos a partir das reflexões fomentadas no contexto desta vivência.

-> Professor: Filipe Ximenes

-> Período de inscrições: 12 a 27 de setembro.

-> Exigências para participação: Levar instrumento musical, estante para a partitura e ter alguma experiência com o instrumento.

-> Realização: Dia 29 de setembro (sexta-feira) | 13 horas | Museu Sacro São José do Ribamar (Sala Itinerante)

-> Duração: 3 horas.

-> Formulário de Inscrição: https://goo.gl/rMq1rY

Obs: Inscrição sujeita a limite de vagas. A confirmação será enviada por e-mail.

Link do evento no Facebook: https://goo.gl/q6wpgo

:. SERVIÇO:
8:00 - Solenidade de Abertura
10:00 – Oficina de Voz
13: 00 – Oficina de prática compartilhada em instrumentos de sopro: Banda Sinfônica
16:00 – Apresentações musicais ( Quatro em Foco – Quarteto em Madeiras)
16:40 – Apresentação oficina de sobro com part. Banda Sinfônica
17:10 - Coral do ICA
17:40 – Coletivo de Danças Urbanas
18:30 – Encerramento

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.