Pular para o conteúdo principal

Polícia Civil captura suspeito de ameaça e violência psicológica contra mãe em Sobral

  Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) capturou, nesta quinta-feira (25), um homem de 29 anos, suspeito de ameaça e violência psicológica contra a própria mãe, uma idosa de 72 anos. A captura aconteceu na cidade de Sobral – Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado. A investigação, desencadeada pela Delegacia de Defesa da Mulher de Sobral, unidade especializada da PCCE, aponta que o suspeito, com antecedentes por nove crimes de ameaça, uma lesão corporal dolosa, além de crime de violência doméstica e dano, causava conflitos em casa. Diante da situação, a PCCE solicitou um mandado de prisão preventiva contra o investigado. O pedido foi deferido e cumprido pelos policiais civis da DDM de Sobral. O homem foi colocado à disposição da Justiça. Denúncias A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa So

Política/plantão - 23ª Conferência do PCdoB-CE reforça importância de Frente Ampla


Entusiasmo, emoção e convicção política foram as marcas da abertura da 23ª Conferência Estadual do PCdoB-CE – Gilse Consenza, realizada neste sábado (21), no auditório da Assembleia Legislativa.  Além dos debates acerca da resolução proposta pelo Comitê Central, que tem norteado as conferências em todo o país, o encontro dos comunistas cearenses realizou diversas homenagens a pessoas importantes na trajetória do Partido no Ceará.

Os quase 200 delegados eleitos durantes as mais de 90 conferências municipais somaram-se aos amigos e convidados do PCdoB cearense e lotaram o auditório Murilo Aguiar. Comunistas de vários municípios, estudantes, jovens, homens e mulheres, sindicalistas, membros de diversas frentes dos movimentos sociais e aliados de outros partidos políticos estiveram juntos para ratificar a luta em defesa do país e a retomada da democracia, ameaçada desde antes do golpe e em risco com o governo de Michel Temer e seus aliados.

Após a instalação da Conferência, com a aprovação do regimento interno, a eleição da Mesa Diretora e das Comissões Eleitoral e de Resoluções, foram iniciados os debates. A primeira plenária contou com a participação de José Reinaldo Carvalho, secretário nacional de Política e Relações Internacionais do PCdoB. O membro do Comitê Central do Partido apresentou os Projetos de Resolução Política do 14º Congresso e falou sobre as propostas de alteração do Estatuto.

Emoção e reconhecimento

Instituída em 2009, a já tradicional Comenda Bergson Gurjão, honraria que já faz parte da programação das Conferências Estaduais do Partido no Ceará, foi concedida neste ano ao cineasta, compositor e advogado cearense Francis Vale. Acompanhado de amigos e familiares, um dos principais ícones da cultura local recebeu o carinho de todos que fizeram parte da solenidade.

Com fotos e a apresentação de uma de suas composições, Apaixonadamente, Benedito Bizerril, vice-presidente do PCdoB-CE, apresentou uma homenagem em que enalteceu a trajetória política e cultural do colega com quem, em meados da década de 1960, reorganizou o Partido no Ceará. Emocionado, Francis Vale agradeceu a homenagem. Em suas palavras, relembrou quando, durante férias em Crateús, conheceu o jovem Bergson, que dá nome à comenda. “Um primo meu era amigo dele e lá nos conhecemos. Tempos depois já estávamos unidos na luta no movimento estudantil”.

Vale filiou-se ao PCdoB em 1965 e, apesar de ter-se afastado da organização partidária em 1971, sempre manteve ideias e ideais próximos aos pensamentos do PCdoB, fato que ele fez questão de ratificar: “O meu sentimento é de que o que é do país pertence ao povo. Nossas riquezas devem ser sim distribuídas e isso só é possível através do socialismo”.

A comenda Bergson Gurjão é conferida a “pessoas ou instituições que se empenharam em prol da dignidade humana, do bem estar do povo, da democracia, da liberdade e de um Brasil justo”. Já receberam a honraria Dona Luiza Gurjão, mãe do comunista que batiza a comenda; Dona Lourdes Albuquerque; o jornalista Messias Pontes e o advogado Tarcísio Leitão.

Mais homenagens

O ato de abertura foi marcado pela emoção. Além da comenda Bergson Gurjão, os cearenses fizeram questão de homenagear, in memorian, pessoas que contribuíram para construir o PCdoB no Estado que faleceram nos últimos dois anos: o farmacêutico Edson Pereira, o professor Miguel Silva, a militante das causas feministas Márcia Gomes e o comunista Expedito Ximenes, além de Gilse Cosenza, que batiza a 23ª Conferência do Partido no Ceará. Acompanhado de fotos e músicas, o professor Joan Edesson homenageou os camaradas que deixaram marcas indeléveis nos militantes e amigos do PCdoB.

União e convicção política

Com uma mesa bastante representativa, que reuniu sindicalistas, parlamentares, prefeitos, representantes de diversas frentes dos movimentos sociais e de partidos, foi iniciado o ato político da 23ª Conferência Estadual do PCdoB-CE.

Representando o diretório estadual do PT no Ceará, Vladson Viana expressou sua gratidão ao PCdoB por manter-se unido ao PT na defesa de um Brasil melhor. “Foram nos momentos mais difíceis que sempre contamos com os quadros do PCdoB, quer sejam parlamentares, quadros ou membros de frentes como a UNE, a UJS e dos movimentos sociais em geral. Reconhecemos a importância que o PCdoB tem na história do Brasil, em especial neste momento obscuro pelo qual estamos passando. Reforçamos nossa parceria e enaltecemos a combatividade de cada guerreiro na luta pela retomada do país”.

O prefeito de Fortaleza, Roberto Claudio (PDT), participou do ato político e reforçou a “gratidão e o orgulho” de ter como aliados os comunistas cearenses. Ele citou Evaldo Lima, atual Secretário de Cultura de Fortaleza, como o “maior líder de governo que a Câmara Municipal já viu”; e a vereadora Eliana Gomes que, “enquanto secretária da Habitafor ajudou a implantar a maior política habitacional da cidade”.

Sobre o atual “momento pouco inspirador e até sombrio”, o presidente municipal do PDT reforça a postura do seu Partido que, junto ao PCdoB e ao PT, militam do mesmo lado. “Acreditamos e defendemos a democracia. Não nos rendemos a falsas ideologias que transformam meios em fins e limitam a discussão política a um maniqueísmo raso. É importante que permaneçamos juntos e não vamos ceder a este discurso moralista e conservador. Não há outro caminho para a retomada do país no rumo da justiça: só o debate de ideias, a convicção e, sobretudo, a união desse lado”.

Ratificando a candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República e considerando legítima a candidatura do PT ao mesmo cargo, o dirigente do PDT destacou a necessidade de que o lado progressista tenha “vozes fortes, altivas e independentes em defesa do que realmente interessa: democracia e justiça social. Só a unidade fará com que enfrentemos esta batalha”.

Frente Ampla em defesa do país

Em nome do Comitê Central do PCdoB, José Reinaldo Carvalho destacou que a “mesa representativa do ato político era expressão da sólida e profunda da unidade do Partido”. O dirigente comunista reafirma o orgulho de toda a trajetória que o Partido já percorreu e ainda irá percorrer ao lado de  pessoas que deixaram marcas indeléveis na memória do país, dos partidos aliados presentes ao encontro, e citou João Amazonas, Miguel Arraes, Brizola e Lula.

José Reinaldo criticou a estratégia do atual governo e o classificou de “antinacional”. Para exemplificar, citou as reformas política e da previdência, a portaria que altera as normas que classificam o trabalho escravo, as políticas públicas enfraquecidas que tratam de direitos sociais, soberania e patrimônio nacional. “Presenciamos uma ofensiva antidemocrática sem precedentes. Nosso papel imediato é garantir que aconteça o processo eleitoral de 2018, já que todas as sondagens mostram a inviabilidade de qualquer candidatura do lado deles e isso pode estar em jogo”.

O jornalista condenou também as ações contra Lula e a tentativa de inabilitá-lo eleitoralmente para a disputa eleitoral. “Estas ações fazem parte desta ofensiva. Atingir Lula é atingir de morte a democracia brasileira”, considera.

“Diante de tamanhas e tão graves ameaças à integridade do povo, à soberania e à democracia é preciso por em prática uma política que permita a união de todos os brasileiros para superar este momento, e isso só será possível com a construção de uma Frente Ampla, tendo como núcleo a esquerda brasileira, apresentando pré-candidaturas como veículos e vozes a fomentar este debate. Esta é a única possibilidade de impedir a ruína deste país”, defende Carvalho.

Ele acrescenta ainda que “Lula, Ciro, nós e outros patriotas devemos discutir antes de tomar decisões definitivas acerca de candidaturas nas próximas eleições. Defendemos a formulação de um programa que contemple o resgate da democracia e da soberania nacional”, ratifica.

Informando sobre a continuidade dos debates proporcionados pelo PCdoB, José Reinaldo convida para o 14º Congresso do Partido, que será realizado em novembro, em Brasília. “Até lá, vamos continuar marchando lado a lado, juntos, com todos aqueles que possam se unir a nós nesta caminhada em defesa do país”.

A voz do povo

Representando os movimentos sociais, o presidente estadual da CTB-CE, Luciano Simplício também criticou os retrocessos impostos ao povo brasileiro, em especial à classe trabalhadora, e destacou a “importância da unidade em torno de uma aliança ampla, em que todos defendam um país justo, solidário e soberano”.  Já a presidente estadual da UJS-CE, Germana Amaral, destacou a homenagem a Francis Vale para que os jovens possam refletir sobre seu protagonismo na história do país. “A trajetória dele aqui apresentada nos mostra a importância que o PCdoB dá para a construção do movimento de juventude no Ceará e no Brasil. No período em que vemos jovens cheios de desesperança e com descrédito na política, entidades como a UNE e a UJS buscam trazer de volta um canto de esperança. Muita gente precisa entender as organizações políticas como ferramenta de transformação rumo ao futuro”. Citando Carlos Drummond de Andrade, encerrou: “O presente é tão grande, não nos afastemos. Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas”, conclamou.

Mais

A Conferência é um momento de definição do projeto político que norteará os trabalhos do PCdoB no Estado nos próximos dois anos. No período da tarde, foi dado continuidade ao processo de debates e discussão em torno da resolução proposta para ser discutida até a realização do 14º. Congresso do PCdoB.

O governador Camilo Santana (PT) também prestigiou a Conferência do PCdoB. Em sua participação, destacou a participação do Partido na sua gestão; citou ações do seu governo, dentre elas o enfrentamento da crise hídrica, os excelentes resultados da educação, as ações com enfoque na segurança pública, a realização de concursos públicos e a posse de professores ensino superior.

Aliado leal, o governador também reforçou a necessidade de, mais do que nunca, lutar pela democracia; defendeu a unidade das esquerdas, de progressistas e democratas como “o caminho para avançar”, e enalteceu a trajetória do PCdoB, de coerência e defesa do país. “Vida longa ao PCdoB”.

A pré-candidatura da jovem, mulher, ex-prefeita e atual Deputada Estadual Augusta Brito ao Senado foi confirmada durante os debates deste sábado.

No domingo serão retomados os debates e a participação dos delegados, que poderão contribuir com emendas ao documento. Também será apresentando um balanço das atividades do atual Comitê Estadual e realizado o processo de votação.  Ainda a tarde, haverá a proclamação dos resultados da eleição e a posse do novo Comitê Estadual, seguida pela primeira reunião extraordinária da nova Direção.



De Fortaleza,
Carolina Campos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.