Pular para o conteúdo principal

Mais de 90% dos fuzis apreendidos no RJ em 2023 eram importados Mais de 200 foram fabricados nos Estados Unidos

  Mais de 90% dos fuzis apreendidos no ano passado pela Polícia Militar do Rio de Janeiro foram fabricados em outros países. O maior número de apreensões ocorreu em áreas do estado onde há disputas de território entre facções criminosas rivais. As duas constatações fazem parte de um estudo da Subsecretaria de Inteligência (SSI)da Secretaria de Estado de Polícia Militar, que analisou a apreensão de 492 fuzis em 2023. Um aspecto abordado no estudo da SSI diz respeito à marca dos fuzis apreendidos. Dos 492, 199 são da marca norte-americana Colt. Foram registrados no estudo 194 fuzis sem marca, ou seja, armas que entram no país ou no estado separadas por peças e montadas por armeiros envolvidos com as organizações criminosas. As demais armas apreendidas são de 43 marcas diversas, praticamente todas de países do Hemisfério Norte.   O estudo da SSI mostra que as apreensões se concentraram com maior intensidade nas áreas integradas de segurança pública (AISPs) da zona oeste da capital e da Ba

Porto Iracema das Artes lança programa “aᗺarca” com ações para o interior do Estado

O novo programa inicia parcerias com ênfase no encontro das poéticas dos artistas

Com o objetivo de ampliar e fortalecer as vivências artísticas e os processos criativos desenvolvidos pelo Porto Iracema das Artes, a escola lança agora o programa aᗺarca - Travessias do Porto. A ideia é expandir a atuação do Porto para o interior do Estado por meio de oficinas, vivências, palestras, performances e aberturas de processos. O projeto envolve todas as esferas formativas da escola, dos Cursos Básicos aos Laboratórios de Criação.

A ideia é criar aproximações e encontros com os diversos projetos artísticos que existem dentro e fora da escola, ultrapassando o escopo da cidade de Fortaleza. Como o próprio nome diz, aᗺarca leva a escola para outros espaços a fim de abranger outros artistas, comunidades e projetos culturais que pulsam para além da Capital.

Bete Jaguaribe, diretora de criação e formação do Porto Iracema, reitera que o novo programa surge com a proposta de desenvolver processos coletivos em outros polos culturais. “aᗺarca surgiu de uma urgência de nossos processos de formação, no sentido de seguir ao encontro de outras experiências artísticas. É um movimento de partilhas e trocas com processos que ocorrem em outros locais. Iniciamos por Itapipoca e Paracuru, com música, dança, artes visuais e teatro. Vamos viver esta experiência e pensar em outras possibilidades de encontros fora de Fortaleza”.


Experiências em Itapipoca (CE)

A primeira ação do novo programa acontecerá nesta sexta, 6, e sábado, 7 de outubro, e será uma imersão coletiva dos projetos “Afrontamento” e “Ode ao Mar Atlântico”, projetos dos Laboratórios de Dança e Música, respectivamente, junto à Cia Balé Baião, a comunidade quilombola Águas Pretas e a Casa Ilê Axé Ogum,  em Itapipoca (CE). A ideia dessa edição inaugural é levar ações que, além de integrar artistas e suas pesquisas que têm em comum questões que passam pelas africanidades, construir e firmar projetos artísticos colaborativos e coletivos.

A atividade é uma realização do Porto Iracema em parceria com a Secretaria da Cultura e Turismo e Prefeitura de Itapipoca.

Próximas edições

A segunda edição do programa já está sendo articulada para o mês de novembro, no município de Paracuru, com projetos dos Laboratórios de Música, Teatro e Dança. O Porto deve realizar oficinas, palestras, rodas de conversa e apresentações, sempre com foco na formação artística.

SERVIÇO
O que: Lançamento do programa aᗺarca - Travessias do Porto 
Onde: Itapipoca (CE) 
Quando: 

Dia 06 
Quilombo Águas Pretas – Manhã 
Roda de conversa
Cia Balé Baião - Noite (19h)
Apresentações Afrontamento e Ode ao Mar Atlântico, seguidas de roda de conversa 

Dia 07
Terreiro/Casa Ilê Axé Ogum 
Roda de conversa - manhã 
Experimentações e construção da ação interventiva - Tarde 
Intervenção urbana colaborativa – Noite 

GRATUITO E ABERTO AO PÚBLICO 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.