Pular para o conteúdo principal

Torneio de Xadrez reúne jogadores neste sábado (30) no RioMar Kennedy

    Os fãs de xadrez podem realizar as inscrições até o dia da competição e concorrer a premiações em dinheiro (Fotos: Divulgação)     Neste sábado, dia 30 de março, o RioMar Kennedy , em parceria com a Associação dos Enxadristas do Estado do Ceará , e apoio da Liga Brasileira de Xadrez , realiza um Torneio Aberto de Xadrez para o público de todas as idades. Com início da primeira rodada às 15h , a competição acontecerá na Praça de Alimentação, no Piso L3.   “Teremos jogadores fortes confraternizando com a garotada iniciante, interação muito importante e prazerosa para o jogo.  Vale lembrar que todos podem se sentir aptos a brincar e trabalhar a mente”, diz o fundador da Liga Brasileira de Xadrez,  Francisco Ari Maia Júnior .   Para participar do torneio é necessário se inscrever na Liga Brasileira de Xadrez ( https://lbx.org.br/cadastro ), sem custos, e realizar cadastro no Google Forms.  As inscrições são no valor de R$ 30 para pagamento feito até dia 28/3 e R$ 50 para inscri

CAIXA Cultural Fortaleza e Programa Educativo Gente Arteira realizam oficinas e cursos gratuitos no mês de novembro

A programação conta com atividades voltadas para celebrar e refletir sobre o Dia da Consciência Negra

Gente Arteira, programa educativo da CAIXA Cultural Fortaleza, que tem o objetivo de contribuir para o fomento à cultura, em suas mais diversas vertentes, está com uma programação especial para o mês de novembro. Como parte das comemorações ao Dia Nacional de Consciência Negra (20/11), o projeto vai realizar 03 oficinas dedicadas à data, além de cursos e atividades com temas variados. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo email gentearteira.ce@caixa.gov.br.  

No dia 11 de novembro, por exemplo, das 9h às 18h, acontece a oficina Semeando Africanidades na Produção Didática Escolar, ministrada pela professora Sandra Petit, graduada em Linguas Estrangeiras Aplicadas e com Mestrado e Doutorado em Ciências da Educação. A ideia do encontro, voltado para professores, educadores e demais interessados a partir de 18 anos, é discutir a proposta de implementação das africanidades no currículo escolar na perspectiva de reconhecimento da riqueza de contribuições do continente africano na composição da brasilidade. As inscrições podem ser feitas de 07 a 09 de novembro. Capacidade: 40 vagas, por ordem de inscrição. 

Já no dia 18 de novembro, das 14h às 18h, vai ser realizada a oficina Bonecas Abayomi: símbolo de resistência, tradição e poder feminino. Ministrada por Cláudia Oliveira, Mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, Coordenadora da Caravana Cultural Quilombola de Caucaia e membro do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Ceará – COEPIR, a aula propõe momentos de reflexão e de construção das bonecas que possuem forte ligação com a resistência negra. Abayomi, termo que significa ‘Encontro precioso’ em Iorubá, uma das maiores etnias da África, eram bonecas feitas pelas mães para acalentar os filhos durante as terríveis viagens a bordo dos tumbeiros – navio de pequeno porte que realizava o transporte de escravos entre África e Brasil – a partir de retalhos de suas saias. Os interessados, com idade a partir de 16 anos, podem se inscrever entre os dias 14 a 16 de novembro. Capacidade: 20 vagas, por ordem de inscrição. 

Para finalizar a programação especial referente ao Dia da Consciência Negra, o Gente Arteira realiza a oficina Turbante-se, que está agendada para o dia 25 de novembro, das 14h às 18h. Ministrado por Juliana Holanda, pós-graduanda em Gestão Cultural, e Neide Rodrigues, idealizadora do Ateliê Xica Pilica, que produz peças e produtos a partir de material totalmente ou parcialmente reciclado, o encontro é uma oportunidade de conhecer as memórias, as técnicas de uso do turbante e como seu uso mantém a expressão da cultura negra. As inscrições podem ser feitas entre os dias 21 a 23 de Novembro. Classificação: a partir de 16 anos. Capacidade: 20 vagas, por ordem de inscrição.

Educação e Arte
O Projeto Educativo Gente Arteira também vai promover outras atividades destinadas ao público que se interessa pela temática de arte e educação. Entre os dias 07 e 11 de novembro, das 18h às 21h, é a vez do Su Gesto – Oficina de Desenho para Iniciantes. Na ocasião, os alunos vão ter a chance de desmistificar o desenho como algo destinado apenas a crianças e profissionais. Por meio de dinâmicas e “jogos” de desenho, o participante verá que desenhar pode ser uma forma de expressão natural e divertida. As aulas vão ser ministradas por Daniel Chastinet, ilustrador há mais de dez anos. Os interessados a partir de 16 anos devem se inscrever de 03 a 06 de novembro. Capacidade: 20 vagas, por ordem de inscrição.

A oficina de Estamparia Artesanal com Carimbos, por sua vez, que vai acontecer nos dias 11 e 12 de novembro, das 14h às 18h, é um verdadeiro convite para a experimentação artística, uma vez que passeia pelas possibilidades do encontro entre tecidos, papéis e carimbos artesanais. Durante dois dias, os participantes vão estampas originais, passando por todas as fases do processo, desde a confecção dos carimbos em madeira até a composição da peça. As aulas são ministras por Luciene Lobo, que assina como Luci Sacoleira, arquiteta e artista visual desde 2011. Os interessados em participar devem ter idade a partir de 16 anos e fazer a inscrição de 07 a 09 de novembro. Capacidade: 20 vagas, por ordem de inscrição.

No dia 25 de novembro, das 9h às 18h, vai ser realizada a oficina de Fotografia e Direitos Humanos, com Karine Garcez e Gilvanda Soares. A ideia é abordar a fotografia como instrumento de registro, percepção do mundo em que estamos inseridos e, nesse contexto, falar dos migrantes e refugiados. Trata-se de um processo fotográfico precisa ser pensado, discutido, entendido como arte e documento histórico. Destinada para os amantes da fotografia e demais interessados a partir de 18 anos, a oficina recebe inscrições entre os dias 21 e 23 de novembro. Capacidade: 20 vagas, por ordem de inscrição. 

Além disso, entre os dias 14 e 17 de novembro, o Gente Arteira promove o minicurso sobre Patrimônio Cultural e os Desafios da Contemporaneidade, com Adson Rodrigo, mestre em História Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com especialização em História do Brasil pela Universidade Vale do Acaraú (UVA) e MBA em Gestão Cultural. Durante as aulas, que acontecem das 18h às 21h, os alunos vão ter a oportunidade de fazer uma reflexão sobre novos olhares em torno dos conceitos, das abordagens e dos desafios da gestão do Patrimônio Cultural na contemporaneidade. As inscrições para o minicurso, que é destinado para professores, educadores e profissionais de áreas afins a partir de 16 anos, ficam abertas de 08 a 10 de novembro. Capacidade: 20 vagas, por ordem de inscrição. 

Salina
Também no mês de novembro, a CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, de 16 a 19 de novembro de 2017, o espetáculo teatral Salina – A Última Vértebra, com sessões de quinta a sábado, às 19h, e no domingo, às 17h. Com direção de Ana Teixeira e Stephane Brodt e texto do autor francês Laurent Gaudé, montagem propõe um mergulho numa África ancestral, por meio de uma história atemporal e universal sobre exílio, ódio e perdão.

Além do espetáculo, o grupo realiza a oficina Treinamento - Improvisação (Os Caminhos do Ator no Amok Teatro), que acontece no dia 18 de novembro, das 14h às 18h, na Sala de Ensaio  da Caixa Cultural Fortaleza. Conduzido por Ana Teixeira, pedagoga, diretora do Amok Teatro e da Casa do Amok, o encontro propõe um olhar sobre a improvisação no jogo do ator, como um caminho que articula técnica e organicidade. O Treinamento também objetiva desenvolver a presença cênica do ator, conhecer e edificar sua individualidade, acessar uma determinada linguagem cênica ou ainda, auxiliar diretores e atores na investigação de processos poético-pedagógicos.

As inscrições podem ser feitas de 06 a 10 de novembro, por meio do formulário http://bit.ly/2lNes2n. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail oficina@amokteatro.com.br. Podem participar atores com experiência, estudantes de artes cênicas e demais interessados a partir de 18 anos. O resultado da seleção sai no dia 13/11 e os participantes vão ser informados pela produção com listagem também divulgada na página do grupo Amok Teatro no Facebook (https://www.facebook.com/amok.teatro/).

ServiçoPrograma Educativo Gente Arteira – atividades para novembro
Programação Gratuita

Curso: Su Gesto – Oficina de Desenho para Iniciantes
Data: 07 a 11 de novembro
Horário: 18h às 21h
Inscrições: entre os dias 03 e 06 de novembro, pelo email gentearteira.ce@caixa.gov.br
Classificação indicativa: 16 anos
Capacidade: 20 vagas, por ordem de inscrição


Oficina: Semeando Africanidades na Produção Didática Escolar
Data: 11 de novembro
Horário: 9h às 18h
Inscrições: entre os dias 07 e 09 de novembro, pelo email gentearteira.ce@caixa.gov.br
Classificação indicativa: 18 anos
Capacidade: 40 vagas, por ordem de inscrição

Oficina: Estamparia Artesanal com Carimbos
Data: 11 e 12 de novembro
Horário: 14h às 18h
Inscrições: entre os dias 07 e 09 de novembro, pelo email gentearteira.ce@caixa.gov.br
Classificação indicativa: 16 anos
Capacidade: 20 vagas, por ordem de inscrição

Curso: Patrimônio Cultural e os Desafios da Contemporaneidade
Data: 14 a 17 de novembro
Horário: 18h às 21h
Inscrições: entre os dias 08 a 10 de novembro, pelo email gentearteira.ce@caixa.gov.br
Classificação indicativa: 16 anos
Capacidade: 20 vagas, por ordem de inscrição

Oficina: Bonecas Abayomi: símbolo de resistência, tradição e poder feminino
Data: 18 de novembro
Horário: 14h às 18h
Inscrições: entre os dias 14 e 16 de novembro, pelo email gentearteira.ce@caixa.gov.br
Classificação indicativa: 16 anos
Capacidade: 20 vagas, por ordem de inscrição

Oficina: Turbante-se
Data: 25 de novembro
Horário: 14h às 18h
Inscrições: entre os dias 21 e 23 de novembro, pelo email gentearteira.ce@caixa.gov.br
Classificação indicativa: 16 anos
Capacidade: 20 vagas, por ordem de inscrição

Oficina: Fotografia e Direitos Humanos
Data: 25 de novembro
Horário: 9h às 18h
Inscrições: entre os dias 21 e 23 de novembro, pelo email gentearteira.ce@caixa.gov.br
Classificação indicativa: 18 anos
Capacidade: 20 vagas, por ordem de inscrição

TeatroSalina – A Última Vértebra
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Datas: 16, 17, 18 e 19 de novembro de 2017
Horários: quinta a sábado, às 19h, e domingo, às 17h.
Duração: 3h20
Intervalo: 20 minutos 
Classificação: 14 anos
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
Vendas a partir do dia 15/11, das 10h às 20h, na bilheteria do local
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais
Serviço de manobrista gratuito no local
Paraciclo disponível no pátio interno

Oficina: Treinamento - Improvisação (Os Caminhos do Ator no Amok Teatro)
Data: 18 de novembro de 2017
Horário: 14h às 18h
Inscrições: de 06 a 10 de novembro, por meio do formulário http://bit.ly/2lNes2n
Resultado da seleção: 13 de novembro - os participantes vão ser informados também por e-mail e ligação telefônica pela produção. A lista também vai ser divulgada na página do grupo Amok Teatro no Facebook (https://www.facebook.com/amok.teatro/). 
Classificação indicativa: a partir de 18 anos
*Vagas Limitadas
Informações gerais | CAIXA Cultural Fortaleza:
(85) 3453-2770

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.