Cine Rebuceteio exibe o inédito “Antes do Fim”, com Jean-Claude Bernardet e Helena Ignez




Penúltima sessão do cineclube acontece no Cinema do Dragão, na segunda-feira (20), às 19h

Desde maio, o Cine Rebuceteio exibe longas-metragens inéditos em Fortaleza, com o objetivo de estender o diálogo sobre a produção cinematográfica nacional. Em sua penúltima sessão, marcada para o dia 20 de novembro, às 19h, no Cinema do Dragão, o cineclube exibirá a ficção “Antes do Fim”, dirigida por Cristiano Burlan e protagonizada por Jean-Claude Bernardet e Helena Ignez, dois nomes fundamentais na história do cinema brasileiro. A sessão será seguida de debate com o diretor.
Pesquisador, crítico e teórico de cinema, Jean-Claude Bernardet tem se dedicado ao trabalho de ator nos últimos anos. Já Helena Ignez é a musa do cinema marginal, conhecida por interpretar personagens marcantes sob direção de nomes como Rogério Sganzerla e Glauber Rocha. Ela também tem se destacado como diretora de cinema, sendo “A Moça do Calendário” seu filme mais recente.
Em “Antes do Fim”, Jean-Claude repete a parceria com o cineasta Cristiano Burlan após “Fome” (2015), exibido em competição no Festival de Cinema de Brasília. No novo filme, Jean sente-se preso na lógica de longevidade que a indústria farmacêutica o impõe e decide planejar um suicídio consciente.
Jean convida Helena para que o suicídio seja a dois. Ela, por sua vez, hesita, sabe que viverá bem inclusive se precisar viver só, mas o ajuda em suas intenções. O silêncio entre eles não revela distância, mas intimidade. São anos de um afeto compartilhado. Juntos, eles prepararão todos os detalhes para o funeral. Ele dança a morte enquanto ela segue ensaiando a vida. Nesse processo, os dois se dão conta de que antes do fim, ainda há uma vida inteira.
A proximidade da morte está presente no próprio corpo desses dois atores, ambos com quase oitenta anos. O modo como Burlan trabalha os rostos e corpos dos atores, enfatizando essa passagem de tempo, é um dos mais fortes motores da dramaturgia, que surge muito mais como um ensaio performático ou um exercício do processo de encontrar um personagem do que propriamente uma narrativa de causa e efeito e de personagens que se estruturam em motivações psicológicas”, avalia Marcelo Ikeda, coordenador e curador do Cine Rebuceteio.
As exibições do Cine Rebuceteio são mensais, sempre na terceira segunda-feira do mês, entre maio e dezembro de 2017. O evento tem o incentivo da Secretaria de Cultura do Ceará, como projeto contemplado no Edital de Cinema e Vídeo 2015.
Ficha Técnica:
Antes do Fim(2017Ficção86', P&B)Sinopse: Jean sente-se preso na lógica de longevidade que a indústria farmacêutica o impõe e decide planejar um suicídio consciente. Ele convida Helena para que o suicídio seja a dois. Ela, por sua vez, hesita, sabe que viverá bem inclusive se precisar viver só, mas o ajuda em suas intenções. O silêncio entre eles não revela distância, mas intimidade. São anos de um afeto compartilhado. Juntos, eles prepararão todos os detalhes para o funeral. Ele dança a morte enquanto ela segue ensaiando a vida. Nesse processo, os dois se dão conta de que antes do fim, ainda há uma vida inteira.Empresa Produtora: Bela FilmesCoprodução: Canal BrasilElenco: Helena Ignez, Jean-Claude Bernardet, Ana Carolina Marinho, Henrique Zanoni, Rodrigo Sanches, André Gatti, Edson FerreiraDireção: Cristiano BurlanProdução: Henrique Zanoni e Cristiano BurlanRoteiro: Ana Carolina Marinho e Cristiano BurlanProdução Executiva: Priscila PortellaDireção de Fotografia: Helder MartinsMontagem: Renato Maia e Cristiano BurlanDesenho de Som: Edson SeccoEdição de Som: Julia TelesSom Direto: Gustavo Canovas e Valney DamacenaFinalização de Imagem e Cor: Lucas NegrãoFoto Still: Marina de Almeida PradoFotografia Adicional: Renato Maia e Cristiano BurlanProdução de SET: Amanda BortoloDireção de Arte: Tiago MarchesanoFigurino: Lucas Navarro e Paula NavarroTrailer: https://youtu.be/tG1O-4K66IE
Sobre o Cine Rebuceteio
O Cine Rebuceteio foi assim nomeado como uma singela homenagem ao filme “OH! Rebuceteio”, realizado em 1984 pelo diretor Claudio Cunha. O filme ficou por muito tempo legado ao estigma de uma pornochanchada grosseira, mas, nos últimos anos, houve uma revisão crítica que alçou o nome de Claudio Cunha a um grande artesão do cinema brasileiro, com outros títulos, como “Snuff”, “Vítimas do Prazer” e “O Gosto do Pecado”. “OH! Rebuceteio” foi exibido com grande destaque no prestigioso Festival de Rotterdam, em 2012, dentro da retrospectiva do cinema brasileiro que ocorreu neste festival. Além do irresistível bom humor que o título aponta, a proposta do Cine Rebuceteio é apontar para o fato de que muitos filmes no cinema brasileiro não conseguiram reconhecimento crítico no momento de sua produção, mas uma fortuna crítica fez com que, décadas depois, esses filmes pudessem ser melhor avaliados e pudessem ser reconhecidos em suas propostas artísticas.

Serviço:
Cine Rebuceteio - “Antes do FimData: 20 de novembro de 2017Horário: 19hLocal: Cinema do Dragão (Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema)Entrada gratuita.Curta no Facebook: https://www.facebook.com/cinerebuceteio

Nenhum comentário:

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.

Tecnologia do Blogger.