Pular para o conteúdo principal

Incra aprova criação do Assentamento Olga Benário no Tocantins Medida oficializa projeto para 58 unidades após 10 anos de impasse

  Após quase dez anos de impasse, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) destinou 724 hectares da Fazenda Sinuelo, no município de Tabocão (TO), às famílias do acampamento Olga Benário, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A medida que oficializa a criação de um projeto de assentamento para 58 unidades agrícolas foi publicada nesta terça-feira (16), no  Diário Oficial da União . A propriedade é a segunda ocupação feita pelas famílias de agricultores que reivindicam a reforma agrária na região. Em março de 2014, os trabalhadores ocuparam a Fazenda Araguarina, que chegou a ser vistoriada pelo Incra para desapropriação e destinação social, mas uma ação judicial movida pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), no mesmo ano, paralisou o processo. Na época, líderes do MST chegaram a apontar motivações políticas para a ação judicial. “O superintendente do Dnit aqui no Tocantins é indicado pela senadora Kátia Abreu (PMDB-TO), e

Lenine na abertura da 19ª Mostra Sesc Cariri de Culturas

Na sexta-feira (10), o Sesc Ceará, instituição pertencente ao Sistema Fecomércio-CE,  inicia a programação da  19ª Mostra Cariri de Culturas trazendo de volta ao Cariri o show do cantor Lenine, às 21h, na RFFSA no Crato. É a segunda apresentação do artista ao longo da história da Mostra. A expectativa é reunir um público de 40 mil pessoas na apresentação que é gratuita.
Também fazendo parte da programação de abertura, mais cedo, a partir das 16h, as ruas do centro comercial de Juazeiro do Norte e do Crato recebem cortejo com os grupos de tradição de toda a região do Cariri. Com o colorido, danças, cantos e performances, os artistas chamam a atenção do comércio e dão as boas-vindas ao público presente.

Show Lenine
Oswaldo Lenine Macedo Pimentel, conhecido como Lenine, é um dos principais expoentes da MPB da atualidade. O cantautor, produtor musical e arranjador leva ao Cariri um repertório eclético sem dispensar seus principais sucessos como “A Rede”, “Dois Olhos Negros”, “O Silêncio Das Estrelas”.  Recifense-carioca, como se autointitula, o artista tem mais de 30 anos de carreira, dez discos lançados, dois projetos especiais e inúmeras participações em álbuns de outros artistas. Lenine já teve suas canções gravadas por nomes como Elba Ramalho, Maria Bethânia, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Ney Matogrosso, O Rappa, Zélia Duncan, entre outros.

Cortejo Tradição
Acreditando na importância em dar espaços aos artistas da região, a programação da Mostra Cariri de Culturas, tem como um dos seus destaques de programação o Cortejo dos Grupos de Tradicional Popular. Desde a primeira edição da Mostra, em 1999, os Mestres da Cultura têm espaço garantido na programação, que tem promovido o compartilhamento de saberes. Em 2017, o núcleo de tradição reúne 100 grupos da região e cerca de 2200 brincantes.


Sobre a Mostra Cariri de Culturas
 Idealizada pelo Departamento Regional do Sesc Ceará, instituição que integra o Sistema Fecomércio-CE, a Mostra Sesc Cariri de Culturas é palco de difusão das mais diversificadas manifestações artísticas e culturais. Realizada no Cariri, a Mostra se transforma em cenário para apresentações de espetáculos de teatro, dança, circo, exposições, shows, rodas literárias, performances poéticas e mostras de cinema e vídeo.
A Mostra não tem caráter competitivo e se apresenta como espaço de estímulo à produção nas diversas áreas artísticas, com proposta de intercâmbios interdisciplinares para desenvolvimento de projetos colaborativos nas mais variadas categorias. Nesse sentido, a banda cearenseSelvagens à Procura de Lei chega ao Cariri com muita expectativa: "A região do Cariri sempre fez parte das rotas de shows das bandas de rock do Brasil. Ano passado fizemos 3 shows em um só dia no Juazeiro do Norte e toda a galera da região chegou junto. É muito bom estar dentro da Mostra, ao lado de tantos outros artistas, num clima não de competitividade, mas de muita arte e inspiração”, conta Rafael Martins, cantor e guitarrista do grupo.
Os artistas que chegam de todas as regiões do Brasil veem no projeto uma forma de fortalecer as múltiplas linguagens artísticas, bem como promover o intercâmbio e beber na rica fonte cultural caririense. “Sempre que fazemos circuito pelo interior do Nordeste voltamos renovadas. A nossa expectativa é sempre muito grande, pela troca com os artistas locais, que é muito rica, e com o público, que sempre nos recebe calorosamente!”, é o que reforça Samantha Anciães, palhaça do grupo As Marias da Graça.
Com a programação, o Sistema Fecomércio-CE, por meio do Sesc, cumpre sua missão de contribuir com o desenvolvimento da sociedade, oferecendo a oportunidade para o povo caririense conferir de perto manifestações culturais e artísticas, de forma gratuita e para todas as idades.


OBS: para acesso aos espetáculos, sugerida a doação facultativa de 1kg de alimento não perecível, destinado às instituições cadastradas no programa Mesa Brasil Sesc

SERVIÇO
Abertura 19ª Mostra Sesc Cariri de Culturas
Dia: 10/11 (sexta-feira)

Cortejo de Tradição
Local: Centro Comercial de Juazeiro do Norte e do Crato
Horário: a partir das 16h

Abertura oficial - Show Lenine
Local: Praça da RFFSA – Crato (Rua Ratisbona, Centro)
Horário: a partir das 21h

*Instituição mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo.

Facebook: /sescceara
Twitter: @sesc_ce
Instagram: sescce

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.