Pular para o conteúdo principal

Incêndio atinge prédio em construção em Recife Segundo o Corpo de Bombeiros, ainda não há informações sobre vítimas

  Um incêndio atingiu um prédio em construção no bairro da Torre, zona oeste do Recife, na noite desta quinta-feira (28). Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, ainda não há informações sobre vítimas.  Vídeos divulgados nas redes sociais mostram o incêndio de grandes proporções. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 20h05min da noite de hoje. Inicialmente, foram enviadas quatro viaturas ao local: duas de combate a incêndio,  uma plataforma e uma de comando operacional.  Por questão de segurança, a Neoenergia, concessionária de energia que atende a região, informou que desligou preventivamente a rede elétrica nas imediações do edifício. “Equipes da distribuidora permanecem na localidade auxiliando os trabalhos do Corpo de Bombeiros. O serviço na área será imediatamente restabelecido assim que houver condições segura para a população”, informou a empresa.  O prefeito do Recife, João Campos, disse que acionou o Centro de Operações do Recife (COP) para monitorar os e

Sobrado Dr José Lourenço segue com MOSTRA “ARTE CEARÁ" e realiza mais uma edição do Café do Zé com artista Nivardo Victoriano

O Sobrado Dr. José Lourenço, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sedia até 28 de fevereiro de 2018, a Mostra Arte Ceará apresentando a partir do acervo da Secretaria da Cultura do Estado, sob a guarda do Centro Dragão do Mar, e de coleções particulares, uma narrativa histórica das Artes Visuais cearenses. Na programação, acontece também mais uma edição do "Café do Zé".

Mostra Arte Ceará
O intuito da Mostra "Arte Ceará" é propor uma reflexão sobre a produção artística local e mostrar os movimentos artísticos ocorridos em nosso Estado. “Uma oportunidade da população conhecer obras de artistas significantes da história da Arte do Ceará, tais como Chico da Silva, J.Fernandes, Otacílio de Azevedo, Estrigas, Campelo Costa, Fernando França, e dos contemporâneos o Hélio Rola, Efraim de Almeida, Solon Ribeiro, Isa Araújo, Ana Costa Lima, entre outros”, destacou Germana Vitoriano, Diretora do Sobrado Dr José Lourenço. Além disso, a exposição traz coleções particulares e coloca as obras para conhecimento do público, em um diálogo com as que integram o acervo da Pinacoteca do Estado. Mostra arte Ceará é, portanto, uma coleção de arte em diálogo.

Com a curadoria de Carlos Macedo, a Mostra permite ao espectador ter uma visão desse cenário, ao longo do tempo, a partir das obras que constituem o recorte apresentado. O conjunto de critérios usados na escolha das obras contempla o artista, considera a importância da relação temporal de sua obra, enquanto a cronologia diz respeito à visão geral dessa produção e faz referência, em particular, aos movimentos artísticos ocorridos em nosso Estado.

A exposição é composta por 59 obras de 56 artistas, entre as figurativas, obras hiper-realistas, representações de gravuras e expressões mais contemporâneas. “Há peças pouco conhecidas de artistas como Chico da Silva, e de outros artistas que continuam produzindo e que vivem da arte, como é o caso do Hélio Rola, e ainda outros artistas que nunca tiveram oportunidade de estar em uma exposição, e agora estabelecem um diálogo com estes artistas mais conhecidos como Decartes Gadelha, Estrigas, J. Fernandes. O acervo artístico do Estado delineia parte considerável da história da arte cearense, possibilitando a avaliação da sua contribuição a partir de uma coleção pública. Nesse sentido, a Mostra Arte Ceará democratiza o acesso da população à  produção de relevantes artistas cearenses e possibilita a abertura do diálogo com as reinvenções e releituras realizadas por artistas contemporâneos, suscitando reflexões e debates sobre a criação artística”, ressalta a diretora.

CAFÉ DO Zé dialoga com a Mostra Arte Ceará
O Sobrado Dr José Lourenço promove ainda o Café do Zé. Evento que reúne a visitação das obras e debates sobre temas específicos, sempre num diálogo entre as obras que integram a Mostra Arte Ceará e os estudos do audiovisual.

O primeiro Café do Zé, organizado pela professora da UECE e socióloga da Arte, Kadma Marques, foi realizado neste sábado 4/11, e propôs o questionamento sobre as “Imagens da Arte no Ceará: o que revelam?”. A ação teve a Mostra Arte Ceará como ponto de partida, e foco nas transformações do campo artístico cearense.

Já o segundo Café do Zé, ocorre neste sábado (11/11), às 10h, e será coordenado pelo artista Nivardo Victoriano. Com o tema “AMASSAR O TEMPO”, Nivardo criará um espaço onde o público, simbolicamente, terá o poder de moldar o tempo como molda o capitão. Amassar o tempo é, portanto, uma ação em que o espectador rompe com o seu tempo do cotidiano para criar o tempo da criação.

É uma performance onde o espectador/público deverá fazer capitão com as mãos e depois degustá-lo, levando o alimento a boca usando as mãos. Cada espectador, inicialmente, deverá lavar as mãos, receber um prato descartável com guardanapos e depois se dirigir a mesa onde encontrará recipientes com carne seca desfiada, feijão, arroz e farinhas (branca e amarela).

Tempo, memória, convivência, higienização com alimentos, e os aspectos sensorial e o lúdico são elementos que estão presentes e amalgamados nesta proposta de trabalho. O tempo presente da ação, ativará a memória do espectador, transformando-o em consumidor ativo.

(*) Capitão, segundo o dicionário Aurélio é um bocado de comida que tenha molho, amassado com farinha, entre os dedos, à moda de um bolo, e levado com a mão até a boca. No Nordeste tradicionalmente o capitão é feito com feijão e farinha de mandioca, depois foi acrescentando-se arroz e carne (pequenos pedaços).

O artista-propositor criará um espaço onde o público simbolicamente terá o poder de moldar o tempo como molda o capitão. Amassar o tempo é uma ação em que o espectador rompe com o seu tempo do cotidiano para criar o tempo da criação.


:: SERVIÇO:

DIA 11 de novembro | SÁBADO

Café do Zé com Nivardo Victoriano
10H [ARTES VISUAIS] AMASSAR O TEMPO

Entrada: Gratuita. Classificação etária: livre.

Local: Sobrado Dr. José Lourenço

Exposição Mostra Arte Ceará
em cartaz até 28/02/2018

Gratuito 

Horário: 9h às 16h30 (terça a sexta-feira) e 9h às 14h30 (sábados)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.