Boa notícia - Instituto do Câncer do Ceará (ICC) e IBM anunciam utilização inédita do Watson for Oncology

A inteligência cognitiva cada vez mais se faz presente em várias áreas e em mercados distintos, resultando em ganhos de tempo, econômicos e sociais. Diante deste cenário, o Instituto do Câncer do Ceará (ICC) sai mais uma vez na frente e passa a ser a primeira instituição de saúde das regiões Norte e Nordeste a adotar a solução de computação cognitiva da IBM Watson for Oncology na Linha de Cuidado, como forma de ampliar a segurança e efetividade na assistência aos pacientes. A solução municia toda a equipe de saúde do ICC com uma base completa e atualizada de todas as evidências científicas e as possíveis terapias para cada tipo de câncer, reiterando o paciente no centro do cuidado.
Para apresentar a plataforma
​ ​
Watson for Oncology às equipes do Instituto do Câncer do Ceará foi realizado o “Watson for Oncology Day”, no qual o time de Clinical Adoption da IBM ministrou três sessões de treinamento. O evento contou com a presença do Sr. Miguel Aguiar Netto, líder em Saúde da IBM Brasil, e a participação do CEO do ICC, Pedro Meneleu.

Conhecimento à mão
Estudos estimam que a informação médica do mundo irá dobrar a cada 73 dias a partir de 2020, necessitando mais de 70 horas de estudo diário, tornando quase impossível que qualquer profissional de saúde se mantenha atualizado sem o auxílio de uma  plataforma cognitiva. Com a utilização do Watson for Oncology, o ICC permitirá à sua equipe contar com as mais completas e atualizadas informações sobre a literatura médica e evidências científicas relacionadas ao câncer. A solução possui mais de 15 milhões de conteúdos científicos e correlaciona toda essa literatura com os atributos clínicos do paciente, trazendo uma visão personalizada de todos os possíveis tratamentos oncológicos realizados em diferentes países do mundo.

O tratamento com o suporte do Watson for Oncology é centrado no paciente, assim como a Linha de Cuidado já adotada pelo Hospital Haroldo Juaçaba, unidade mantida pelo ICC e que atende a pacientes tanto da rede privada como do SUS.

O ICC pretende ampliar o apoio a outros estabelecimentos de atenção à saúde, incluindo hospitais, operadores de planos de saúde e o próprio Sistema Único de Saúde (SUS) no que se refere à Politica de Atenção Oncológica e controle do câncer, uma vez que já atua, de forma efetiva e integrada nas suas unidades próprias, reiterando a missão de prover soluções em cancerologia com responsabilidade social. Dentro dos objetivos está também o de disseminar esse modelo de Linha de Cuidado aplicado no Instituto do Câncer do Ceará e, para isso, a plataforma Watson for Oncology será uma importante aliada.

Além de adotar a tecnologia em seu hospital, o ICC passará a fornecer acesso à inteligência cognitiva também para os seus parceiros.

Nenhum comentário:

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.

Tecnologia do Blogger.