Pular para o conteúdo principal

Prefeito Sarto fiscaliza ações de limpeza e terraplanagem no Álvaro Weyne e anuncia projeto de urbanização

  Orçadas em cerca de R$ 9,9 milhões, as obras têm prazo de execução de 12 meses   COMPARTILHAR   “A Prefeitura de Fortaleza tem um belíssimo projeto de urbanização para a área, com recurso já garantido e empresa licitada", informou Sarto (Foto: Tainá Cavalcante) O prefeito Sarto fiscalizou, nesta quinta-feira (18/04), as ações de limpeza e terraplanagem iniciadas hoje no bairro Álvaro Weyne. O local virou ponto de descarte irregular de lixo e representa um risco para a saúde, já que favorece a proliferação de mosquitos. A Prefeitura de Fortaleza elaborou um projeto de urbanização, que inclui a construção de um letreiro na entrada do bairro. As obras vão contemplar uma área de 30 mil m² localizada entre a rua José Acioli e a av. Dr. Theberge. De acordo com Sarto, a lama e o excesso de lixo representam um risco de proliferação de mosquitos. “Nós temos aqui um depósito irregular de lixo e a água está quase a um metro de profundidade, com lixo e lama, um risco iminente de epidemia de

O cenário cultural brasileiro perde Francis Vale


  
Cineasta, produtor cultural, escritor e compositor, Francis Gomes Vale seguia cheio de planos e de vontade de viver, já cuidando de preparativos para a edição 2018 do Festival de Jericoacoara Cinema Digital, que mantinha desde 2010 e que neste ano chegara à sua sexta edição.

Também seguia trabalhando na divulgação de seu mais recente filme, o documentário “Trem da Alegria – Arte, Futebol e Ofício”, rodado em sua maior parte no Rio de Janeiro, com depoimentos de ex-jogadores de futebol profissionais, como Afonsinho, e de muitos músicos que integraram o time conhecido por promover o encontro entre esporte, cultura e resistência política. O filme foi lançado neste ano, com a presença de Francis, em espaços referenciais da cena cultural cearense, como o Cineteatro São Luiz e o Centro Cultural Banco do Nordeste.

A resistência à ditadura civil-militar instalada no Brasil desde 1964 foi uma das marcas da trajetória de Francis Vale, que militou no movimento estudantil e integrou a geração de artistas que se tornaria conhecida em todo o País, na primeira metade dos anos 70, por levar sua música às grandes gravadoras nacionais. Entre nomes como Fagner, Belchior e Ednardo, sempre foi bastante próximo ao cantor e compositor Rodger Rogério e à cantora Teti, entre vários outros nomes do chamado “Pessoal do Ceará”.

No cinema ajudou a criar a mostra que daria origem ao Cine Ceará, hoje um dos maiores festivais do setor em toda a América Latina. Dirigiu filmes como “Dom Fragoso”, um documentário sobre o religioso que se tornaria conhecido por lutar contra a ditadura, a partir do pequeno município de Crateús, no extremo oeste do Ceará.

Francis também lançou o disco “Liberado”, no final dos anos 80, em parceria com o compositor e poeta Alano Freitas. O título é mais uma referência à resistência contra a ditadura, com sua censura e sua “liberação” ou não de canções. O disco contou com participações de grandes nomes da música do Ceará e do Brasil, como Kátia Freitas, Chico Pio e Manassés.

Comenda Bergson Gurjão

O cineasta e agitador cultural foi homenageado na abertura da 23ª Conferência Estadual do PCdoB-CE, realizada em outubro deste ano. Acompanhado de amigos e familiares, Francis Vale foi agraciado com a Comenda Bergson Gurjão, honraria conferida a “pessoas ou instituições que se empenharam em prol da dignidade humana, do bem estar do povo, da democracia, da liberdade e de um Brasil justo”.

Em apresentação, Benedito Bizerril, vice-presidente do PCdoB-CE, enalteceu a trajetória política e cultural do colega com quem, em meados da década de 1960, reorganizou o Partido no Ceará. Emocionado, Francis Vale agradeceu a homenagem. Em suas palavras, relembrou quando, durante férias em Crateús, conheceu o jovem Bergson, que dá nome à comenda. “Um primo meu era amigo dele e lá nos conhecemos. Tempos depois já estávamos unidos na luta no movimento estudantil”.

Vale filiou-se ao PCdoB em 1965 e, apesar de ter-se afastado da organização partidária em 1971, sempre manteve ideias e ideais próximos aos pensamentos do PCdoB, fato que ele fez questão de ratificar: “O meu sentimento é de que o que é do país pertence ao povo. Nossas riquezas devem ser sim distribuídas e isso só é possível através do socialismo”.

Depoimentos

“Estive na casa dele há poucos dias e ele seguia do mesmo modo como sempre foi: animado, empolgado, com um sorriso no rosto, fazendo planos e projetos”, conta Rodger Rogério, abalado pela notícia na manhã desta sexta-feira. “Ele estava bem melhor, após várias fases de tratamento. Estava muito bem. Estive lá com a Teti e o Vavá (irmão da cantora) e foi uma ótima conversa. Nosso amigo querido”.

“Francis Vale, cineasta, escritor, produtor e militante da cultura brasileira, defensor combativo da democracia e das causas coletivas, faleceu durante essa madrugada. Perde a cultura brasileira, em especial a cearense, e todos aqueles que acreditam na justiça social e na democracia”, destacou o cineasta Duarte Dias, curador de cinema do Cineteatro São Luiz, de Fortaleza.

"Recebi com imensa tristeza a notícia da partida de um grande amigo do peito e companheiro de luta. Francis teve uma vida dedicada à militância de esquerda, com a participação ativa na luta contra a ditadura. Ao lado de Oseas Duarte, Gilberto Fernandes e Pedro Albuquerque, foi um dos reorganizadores do PCdoB no Ceará, participava diretamente da organização da base do Partido na UFC, lutou bravamente durante o regime militar passando inclusive período em rigorosa clandestinidade. Recentemente participou, com Benedito Bizerril, da organização da Fundação Maurício Grabois no Ceará. Seu caráter, sua lucidez política e sua trajetória de luta ficarão como exemplo para as atuais gerações que enfrentam um golpe de novo tipo, dando início a um período tenebroso no Brasil, de ataques à soberania nacional, aos direitos sociais já conquistados pelo nosso povo, de avanço célere a um estado de exceção. Amigo Francis, foi uma grande honra e de muito aprendizado ter lutado ao seu lado", ressaltou Carlos Augusto Diogenes, o Patinhas, amigo e dirigente do PCdoB.

“A morte significa uma perda enorme para nosso Estado, para a cultura e para todos os que se preocupam com o Brasil, que defendem uma sociedade mais justa. Francis foi um grande batalhador: um dos construtores do PCdoB ainda nos anos 1960; membro do jornal Mutirão, instrumento da resistência democrática; teve destacada atuação nas áreas artística e cultural, contribuindo com grandes trabalhos. Seu legado de pessoa comprometida com o Brasil permanecerá em todos nós”, enalteceu o advogado e amigo Benedito Bizerril.

“Francis Vale é um guerreiro, sempre foi. Partiu como sempre viveu: lutando. Ele merece todos os aplausos, todas as homenagens. Porque sempre levantou sua voz em defesa do povo, dos mais necessitados, sempre acreditou na arte como um caminho importantíssimo pra mudar a sociedade. Foi um valoroso companheiro em defesa do povo, e assim também agora mais recentemente, na resistência a todos os ataques e desmandos do governo Temer. Saudade enorme de meu querido amigo. O Ceará e o Brasil perdem um grande artista e um grande lutador”, destaca o deputado federal Chico Lopes.


Com informações do Portal Vermelho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.