Prefeitura realizou mais de 12 mil serviços manutenção de árvores nos bairros da cidade

Somente no mês de novembro foram realizadas 1620 intervenções, recorde de produção deste ano.

Para manter a cidade bonita e arborizada, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (Urbfor), está percorrendo os bairros da cidade realizando a manutenção das árvores. Dos meses de janeiro a novembro deste ano a Prefeitura realizou 12.076 serviços de podas, cortes e recolhimento de árvores. Desse total, 11.160 foram referentes a podas, tendo sido realizadas 1.620 intervenções somente no mês de novembro, recorde de produção deste ano, 528 a cortes e 388 a recolhimento de árvores caídas.

A manutenção é uma ação preventiva realizada pelo poder público que, além de evitar quedas que podem causar acidentes com carros e pessoas, contribui para uma cidade mais verde. “Para as árvores crescerem mais viçosas, devemos tomar certos cuidados, como corte e poda, mas não é recomendado fazê-los sem conhecimento técnico e autorização da prefeitura”, ressalta Régis Tavares, superintendente da UrbFor.

 O Engenheiro Agrônomo, Gerente de manutenção de Praças, Canteiros e Passeios da UrbFor, Vladimir Sena, esclarece, que os serviços de poda ou remoção só são feitos a partir de laudo técnico que ateste a necessidade do procedimento. Os critérios para a permissão ou não da poda de árvores levam em consideração diversos fatores, entre eles o estado de conservação da árvore, se é espécie adequada ao local. “Cada item é analisado detalhadamente, considerando-se os problemas e benefícios apresentados. A partir dessa análise, é emitido o laudo técnico de vistoria que indica se há necessidade da poda ou corte da árvore.”, ressalta Vladimir Sena.

A Urbfor esclarece que as podas são feitas de acordo com a necessidade da planta, seja para correção, manutenção, limpeza, tratamento de parasitas, desobstrução dos semáforos e placas de trânsito. O objetivo é garantir que a planta continue saudável.

Solicitações de serviços de prevenção ou retirada da arborização das vias e logradouros públicos devem ser encaminhadas à Urbfor por meio da Central 156. A população também pode procurar a Regional do seu bairro. No caso de árvores caídas no período noturno, nos finais de semana e feriados, a demanda deve ser feita junto ao Corpo de Bombeiros (193). Após vistoria realizada por um engenheiro agrônomo, caso seja detectada a necessidade de poda ou corte de árvore, a Urbfor executa o procedimento.

Nenhum comentário:

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.

Tecnologia do Blogger.