Quebra-Nozes, Coral da Luz e música erudita estão entre as atrações do fim de semana do Natal de Luz na Praça Portugal


O Ceará Natal de Luz promete fechar com chave de ouro a programação desta edição na Praça Portugal. O último fim de semana de atrações no logradouro, localizado no coração da Aldeota, terá direito ao aclamado Coral da Luz, que descerá das sacadas do Hotel Excelsior para uma apresentação para lá de especial. Tem ainda camerata e orquestras, e um clássico do Natal, a aventura de Clara e o boneco Quebra-Nozes. As apresentações começam às 16 horas, no sábado (16) e no domingo (17).
Sábado (16)
16h – Concerto Sax e Piano – Apresentação especialmente preparada para o Natal de Luz por dois excelentes instrumentistas cearenses. Willian Ciríaco, professor de música da Universidade Estadual do Ceará (Uece), maestro da Orquestra Jovem da Uece e Arllan Souza, tecladista/pianista com vasta experiência em acompanhamento instrumental. Seu repertório mesmo natalino tem forte apelo popular.
16h30 – Camerata Unifor – A Camerata da Universidade de Fortaleza (Unifor) foi formada em 1996 e é sempre motivo de alegria para os admiradores da música erudita. É composta pelo maestro Marcus Vinicius Cardoso e outros 18 músicos, entre violinos, violas, violoncelos, contrabaixo, flauta transversa e um regente. A Camerata Unifor participou da gravação de oito discos, com destaque para as parcerias com o sanfoneiro Waldonys e o contratenor português Luís Peças.
17h – Peça teatral “O Mistério das Cartinhas”, do grupo Blitz Intervenções – Floquinho e Nevasca, os Bonecos de Neve, são os grandes responsáveis por recolher todas as cartinhas das crianças e entregá-las ao Papai Noel. D. Árvore, a dramática, depara-se com um problema: as crianças fizeram pedidos que podem fazer o Natal perder a magia. Os personagens irão se unir em número musical sobre os bons momentos vividos no Natal e um resgate ao sentimento de ser criança. Juntos, vão relembrar boas ações e o sentimento de brincar com os amigos.
18h – Orquestra Juvenil Raimundo Fagner – O grupo musical, dirigido e regido pelo maestro Eduardo Júlio Saboya, composto por crianças e adolescentes vai músicas populares com ênfase no cantor Raimundo Fagner e canções com temática infantil e natalina. A Fundação Social Raimundo Fagner foi criada em abril de 2000 na cidade de Orós, numa parceria com a Fundação Banco do Brasil/Programa AABB Comunidade. Em 2003 inicia suas atividades no bairro do Parque Itamarati, na periferia de Fortaleza.
Domingo (17)
17h – Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra – O Projeto Filarmônica Estrelas da Serra busca realizar atividades socioculturais com um propósito formativo educacional, com foco na formação artística e cidadã dos alunos e em parceria com a escola pública. O projeto atende mais de 200 alunos com aulas de flauta doce, violão, percussão e sopros. Outra ação importante é a circulação e a democratização do acesso à música instrumental com os concertos itinerantes da Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra, que é o maior case de sucesso do projeto. A Filarmônica Estrelas da Serra é regida pelo Maestro Hélio Junior.
18h – Peça teatral “As Renas e o Quebra-Nozes”, do grupo Blitz Intervenções – As renas do Papai Noel conhecem muitos contos de Natal. Elas e o Senhor Pirulito Açucarado vão relembrar e reviver a aventura de Clara e o boneco Quebra-Nozes.
19h – Coral Ângelus, mais conhecido como Coral da Luz, e a solista Esther Fontenelle – O “Ângelus” teve sua estreia em 2003 gravando um CD demonstração com músicas natalinas. Passou a apresentar-se durante o período de Natal e, em 2005, pela qualidade do seu trabalho, foi convidado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) para apresentar-se ao vivo nas sacadas do Hotel Excelsior, tendo obtido a maior audiência já ocorrida em uma edição de Natal, durante os 30 dias de apresentações. É regido pela maestrina Socorro Raulino. A solista Esther Fontenele é outro talento que nasceu do Coral Natal de Luz, começou a cantar aos 4 anos de idade e logo encantou aos ouvidos do público de Fortaleza.
Parceiros
O Ceará Natal de Luz é uma realização da CDL de Fortaleza, Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social e Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. E conta com o patrocínio das seguintes empresas e instituições: Sesi/Fiec, Indaiá, Esmaltec, Nacional Gás, Café Santa Clara, Zenir, Moinho Dias Branco, Casa Pio, Enel, Newland, Câmara de Vereadores, Prefeitura de Fortaleza, Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e Banco do Nordeste. Tem ainda o apoio da Romana, da Progastro, do Sindiônibus, do Sistema Verdes Mares, da Faculdade CDL e do Governo do Estado do Ceará.

Nenhum comentário:

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.

Tecnologia do Blogger.