quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Agenda cultural - Museu da Fotografia Fortaleza (MFF) traz o espetáculo “A Mulher Mais Forte do Mundo”


Dentro do universo circense, o enredo busca recriar o show dos chamados super-humanos

Neste domingo (21), o público do MFF terá a oportunidade de reviver um dos clássicos apresentados no século XX nas tradicionais lonas circenses: o homem mais forte do mundo! Entretanto, tratamos aqui de algo ainda mais impressionante para a época, a mulher mais forte do mundo não somente existiu como fez sucesso em grandes circos. Isto sem falar que a arte clownesca aborda uma série de linguagens além da palavra, como a expressão corporal, o olhar, os sentimentos e as sensações. Ou seja, um espetáculo que promete sensibilizar toda a família.

Quem apresenta o número é a atriz, bailarina e palhaça Sâmia Bittencourt.  “Sandwína, A mulher mais forte do mundo”, foi uma figura muito importante para o circo e principalmente para as mulheres que fazem parte da realidade circense. Uma mulher que diante do machismo evidente durante a época de 1890 e 1900, desafiou homens fortes e os venceu.

Sobre Sâmia Bittencourt
Graduada no Curso Superior em Artes Cênicas-CEFET-CE, já atuou em mais de 20 espetáculos e desde 1993 tem seu trabalho artístico voltado para a pesquisa do corpo em cena com bases na Cultura Popular e na Antropologia Teatral. Foi responsável pelo trabalho corporal da Companhia de Brincantes Boca Rica (1995), com direção de Oswald Barroso, durante dez anos, atuando como atriz em diferentes espetáculos. Há vinte anos faz parte da Companhia da Arte Andanças- dirigida por Andréa Bardawil, onde é intérprete-criadora nos processos de pesquisa coreográfica. Já ganhou quatro prêmios com sua palhaça Nada no espetáculo Nada, Nenhum e Ninguém (1997). Atualmente, dirige a Companhia CLE- Circo Lúdico Experimental, com pesquisa na acrobacia cênica e na palhaçaria.

Sobre o Museu
Compreendendo sua função social para além do espaço expositivo, o Museu da Fotografia realiza uma série de ações que têm como objetivo a divulgação de novos talentos e a promoção da fotografia contemporânea a partir da realização de cursos e visitas guiadas para a terceira idade e de oficinas e workshops voltados a artistas, estudantes e educadores – resultado, inclusive, da proximidade da instituição junto às Secretarias de Cultura (Secult) e de Educação do Estado (Seduc) e às Secretarias Municipais da Educação (SME) e de Cultura de Fortaleza (Secultfor). O MFF tem também uma equipe de monitoria formada pelos alunos dos cursos de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade de Fortaleza (Unifor), Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Artes Visuais do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e do curso de Fotografia do Porto Iracema das Artes.

Serviço:
A Mulher Mais Forte do Mundo: Domingo, 21 de janeiro
Local de realização: Museu da Fotografia Fortaleza
Horário: 14h
Duração do espetáculo: 45 min
Faixa etária: Livre
Inscrições: Gratuitas, pelo site sympla.com.br
Mais informações: (85) 3017-3661

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.